O que comer antes de dormir e sem atrapalhar o sono?

Sugestões para quem gosta de fazer a ceia mas não quer ganhar peso.


Muitas pessoas se dão por satisfeitas quando acabam de jantar, pois sabem que essa será a última refeição do dia, mas existem outras que, mesmo após esse período, continuam sentindo fome. É quando entra em cena a ceia, que é bem famosa nas épocas natalinas, mas que faz parte da vida de muita gente em todas as outras épocas do ano. Porém, dependendo do alimento escolhido antes de dormir, ele pode atrapalhar o sono e causar indigestão. Afinal, pode comer antes de ir para a cama? O que comer antes de dormir?

Os especialistas garantem que sim, desde que essa ceia conte com alimentos leves e seja feita até 1 hora antes de dormir, de fato.

O ideal é escolher itens que ajudem a induzir o sono e que sejam saudáveis.

Abaixo conheça 10 sugestão de alimentos para comer antes de dormir.

10 alimentos que você pode comer antes de dormir

Mingau de aveia

Um prato simples, mas muito efetivo para saciar a fome e ajudar a dormir melhor. A aveia contém melatonina, hormônio responsável por induzir o sono, e triptofano, um aminoácido que auxilia no adormecimento também. Caso não seja muito fã de mingau, você pode utilizar a aveia de outros modos, como junto com outras frutas ou mesmo em biscoitos integrais.

Banana com canela

Assim como a aveia, a banana também contém triptofano e é rica em fibras, o que auxilia na sensação de saciedade. Experimente polvilhar um pouco de canela e levar por alguns segundos ao micro-ondas. Fica uma delícia!

Iogurte

O iogurte é rico em proteínas e cálcio e pode ser uma ótima opção de ceia. Junto com outras frutas ou mesmo sozinho, ele ajuda também a ter um bom sono.

Leite com mel

Além do cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos, o leite contém triptofano e ajuda a induzir o sono. O mel por sua vez auxilia na absorção do triptofano, facilitando todo processo de relaxamento e adormecimento.

Castanhas

Ricas em gorduras boas, as oleaginosas contém triptofano. Experimente inclui-las no cardápio, antes de dormir.

Frutas secas

Graças ao alto teor de açúcar e fibras, as frutas secas ajudam o organismo a relaxar e dormir melhor. Experimente comê-las in natura, mas cuidado para não exagerar, pois elas são mais calóricas.

Frutas, no geral

A cereja aumenta a quantidade de melatonina no corpo, assim como a uva. Já o abacate é rico em gorduras boas e promove saciedade. Então, sempre que possível, inclua frutas na sua ceia.

Chás

Eles são quase unanimidade quando o assunto é ceia. Opte por ervas relaxantes, como a camomila e cidreira, e veja como seu sono pode melhorar.

Grãos integrais

Grãos integrais incentivam a produção de insulina, que por sua vez ajuda o sistema nervoso a relaxar, graças à produção de triptofano.

Ovo

Pode parecer estranho, mas o ovo também é um alimento interessante para comer antes de dormir. Isso porque ele também contém triptofano e pode ajudar a ter um sono tranquilo.

E aí? Gostou das dicas? Pois agora você poderá dormir sem fome para não sonhar com comida!

Fontes:

  1. VivaBem
  2. BoaForma
  3. MundoBoaForma

Talvez te interesse ler também:

Relação entre baço, preocupação, ansiedade e aprendizagem

Criança pode ser vegetariana? Veja prós, contras e dicas

Vitamina B: a melhor vitamina para manter o cérebro jovem e saudável

Conheça os incríveis benefícios do repolho roxo

Estes 10 alimentos ajudam a combater o mau hálito

Mulher: esses alimentos contêm as 10 vitaminas mais importantes para você




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...