Meditação guiada: para que serve, benefícios e como fazer


Vivemos em tempos conturbados e preocupantes, e nossa mente por vezes identificada em querer controlar o incontrolável, pode vir a nos tirar o sono e a tranquilidade.

Devido a esse contexto, as pessoas têm buscado alternativas para se acalmarem e a meditação é uma delas. Entretanto, a mente oferece muita resistência e, por isso, surgem as dificuldades e até a desistência de meditar.

Pensando nisso, esse conteúdo traz uma forma mais facilitada de relaxar e meditar, conhecida como meditação guiada.

Saiba mais sobre a meditação guiada e tudo que se relaciona a essa prática.

Recursos utilizados pela meditação guiada

A meditação guiada é um jeito de driblar a mente acelerada e cheia de pensamentos aleatórios.

Para que isto aconteça, a meditação guiada pode usar como recursos:

  • narrativas relaxantes
  • auto hipnose
  • músicas tranquilizantes
  • sons da natureza

Como fazer a meditação guiada

Para relaxar e meditar utilizando a meditação guiada, basta sentar ou deitar em um lugar calmo, organizado, confortável, com pouca iluminação e se ater a ouvir, com bastante atenção, a meditação guiada que pode ser conduzida através de vídeo ou áudio.

Para que serve a meditação guiada

A meditação guiada basicamente serve para equilibrar o nosso interior, pois promove várias condições propícias para se chegar a um estado interno mais sereno e equilibrado.

Entre as muitas utilidades dessa prática, destacamos:

  • a meditação guiada ajuda a desacelerar a mente
  • relaxar
  • propicia mais foco e concentração
  • contribui para uma boa noite de sono
  • colabora para acordar com melhor disposição
  • abre caminho para desenvolver as condições necessárias para se chegar a um estado meditativo

O que é estado meditativo e para que serve

O estado meditativo é o estado de não dualidade, quando se deixa de ser a parte e se torna o Todo (TAO), o que os antigos transcendentais orientais chamavam de Samadhi ou Vazio Iluminador.

O Samadhi é um estado de meditação completa, de profunda contemplação espiritual que nos leva à súbita compreensão de Deus, da Vida e da Criação.

O Vazio Iluminador é a ausência absoluta do eu, do tempo e do espaço.

Em um profundo estado meditativo, cessa-se o ego com suas crenças, opiniões, conceitos, materialismo, expectativas ou preocupações sobre o passado e o futuro.

No pleno estado meditativo só há o Agora integrado à Eternidade e ao Todo, ou Princípio Universal de Vida.

É um estado indescritível, pois só quem o vive tem a dimensão do que é chegar à esse estado, que se apresenta de forma real e se encontra além da mente e do entendimento intelectual.

Alcançar o Samadhi, através da profunda meditação, é vivenciar o Absoluto e sair do relativo, é ter a percepção do que é objetivo e transcender o subjetivo.

Chegar a esse estado profundo de meditação, faz com que a natureza do Ser se manifeste. O Ser é atemporal, íntegro e uno.

Através do silêncio, da rendição e da entrega, é possível que o Ser se manifeste em sua plenitude, para assim perceber e viver a UNIDADE.

Obstáculos e causas da dificuldade de relaxar e meditar

Existem várias causas que impedem as pessoas de relaxarem e terem autocontrole e domínio sobre si mesmas. O que faz elas terem insônia, ansiedade e com isso ficarem inaptas a alcançarem o estado meditativo.

Veja algumas das principais causas:

  • identificação com os problemas
  • mente no passado ou no futuro
  • ambiente sujo e desorganizado
  • pensamentos descontrolados
  • tensão nervosa
  • descuido com a saúde do corpo, mente e emoções
  • má alimentação, desidratação e maus hábitos
  • descuido com o que entra pelos 5 sentidos, permitindo que entre todo tipo de “sujeira” dentro de si
  • dispersão e falta de foco por querer fazer mil coisas ao mesmo tempo e de forma acelerada
  • emoções reprimidas e inconsciente que podem vir a tona através de gatilhos do mundo externo, causando desequilíbrios emocionais e estresse
  • falta de autoconhecimento
  • pouco contato com o Sol e a Natureza
  • mau relacionamento consigo e com os outros
  • deficiência de atividades físicas
  • hábito de reclamar e julgar
  • falta de gratidão
  • excesso de sedentarismo pelo excesso de uso dos aparelhos eletrônicos e da Internet

Benefícios da meditação guiada

Além de ser um meio para alcançar as condições adequadas ao ato de meditar, a meditação guiada traz os seguintes benefícios a nível psicológico, físico e espiritual:

Meditação guiada para relaxar

Para você poder experimentar e conhecer melhor como é a meditação guiada, seguem alguns vídeos narrados de forma calma que nos conduzem ao relaxamento, à calmar, ajudam a meditar, a dormir melhor e a acordar bem:

Neste vídeo do canal Tudo sobre Espiritualidade, André Proença te leva a relaxar durante mais de 54 minutos:

Meditação guiada para dormir bem

Este segundo vídeo, do canal Meditar para Despertar, traz Fábio Lima narrando esta meditação guiada durante mais de 3 horas para dormir bem.

Meditação Guiada para conversar com Deus

Temos mais este outro vídeo, do canal Meditando com Juliana Tamietti, que durante mais de 44 minutos, nos conduz a adquirir mais calma e nos leva a uma conversa com Deus, trazendo mais confiança e segurança interior:

Música para meditação guiada

Este vídeo do canal Yoga Mudra Raissa Zoccal, contém música com frequência elevada de 528 hertz, para elevar a vibração, acalmar a mente, favorecer uma respiração consciente e um estado de presença maior:

Meditação guiada para ansiedade

Camila, neste vídeo do seu canal, nos conduz à uma prática de meditação guiada por ela, com o propósito de nos tirar do estado regido pela ansiedade:

Meditação guiada de manhã

Este vídeo do canal Meditação para Despertar traz uma meditação guiada para a manhã, com a finalidade de se conectar com o melhor para começar bem o dia e ter um dia maravilhoso:

Meditação guiada para crianças

Através deste vídeo do canal Ordem Rosacruz AMORC, as crianças poderão fazer uma meditação guiada que se vale do poder da imaginação e visualização infantil. Assim, a garotada também poderá usufruir dos benefícios desta prática:

O que adquirimos com a meditação?

A prática da meditação contribui para vivermos de forma mais objetiva e lúcida, percebendo o que é ilusório e o que de fato é real. Também nos ajuda a ter mais foco, resiliência e serenidade.

Ademais, a meditação é um meio para termos mais domínio interno e de nos pacificar frente aos acontecimentos que não temos o poder de controlar.

A meditação nos ajuda a sair da caixa mental dos julgamentos, expectativas, crenças e condicionamentos que são manifestações falsas criadas pelo ego, através da mente, e projetadas neste mundo.

Essas projeções acabam gerando sofrimento, dor e padrões excessivamente egocêntricos e materialistas. Por isso, a existência tem se tornado tão sofrida para a maioria da humanidade.

As pessoas vivem sem a consciência de que o que elas projetam, não corresponde à verdadeira realidade, pois lhes falta a conexão com o Ser e isso pode ser adquirido através da meditação.

Meditação: pratique e comprove

Quando se tem constância na prática da meditação, viver se torna uma ato meditativo.

Que tal sair da neura e da paranoia e relaxar com uma meditação guiada?

Muitas pessoas que costumam sofrer de insônia ou ansiedade, após fazerem a meditação guiada, dizem que conseguem relaxar e dormir bem, mesmo que não cheguem a alcançar o estado meditativo. Já é um bom começo, não é mesmo?

Você já fez meditação guiada? Compartilhe conosco sua experiência, para ampliarmos essa questão.

Veja outros conteúdos que podem te ajudar a desenvolver a calma e o equilíbrio em:




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...