Estudo revela 8 Cuidados Essenciais para Retardar o Envelhecimento


Independentemente da nossa vontade, todos enfrentaremos o processo de envelhecimento. No entanto, os cientistas identificaram, através de um estudo, quais são os oito cuidados essenciais para retardar o processo de envelhecimento.

Este conteúdo traz  informações de como se deu esse estudo e quais são esses oitos cuidados essenciais. Fique por dentro!

Estudo: Life’s Essential Eight

A identificação dos oito parâmetros/cuidados essenciais se deu através de pesquisa e análise de dados de mais de 6.500 adultos, com uma média de idade de 47 anos, realizada pela American Heart Association (AHA).

Os parâmetros indicados pela pesquisa consistem em quatro comportamentos relacionados ao estilo de vida e quatro indicadores de saúde.

Obter uma pontuação mais alta em “Life’s Essential Eight” está associado a uma melhor saúde cardiovascular, que pode resultar em uma idade biológica cerca de seis anos mais jovem.

Os pesquisadores da AHA avaliaram a idade biológica dos participantes por meio da análise:

  • do metabolismo
  • da função dos órgãos
  • e dos níveis de inflamação

O relato do estudo e seus resultados foram publicados na revista científica da American Heart Association.

Sobre os resultados da pesquisa, Nour Makarem, autor sênior desse estudo e professor assistente de epidemiologia na Mailman School of Public Health da Universidade de Columbia, afirmou:

“ O aumento da adesão a todos os parâmetros essenciais da vida e a melhoria da saúde cardiovascular podem retardar o processo de envelhecimento do corpo e trazer muitos benefícios ao longo dos anos.

Descobrimos que uma maior saúde cardiovascular está associada ao envelhecimento biológico mais lento, medido pela idade biológica.”

Life’s Essential Eight e seus parâmetros

Em síntese, os oito parâmetros/cuidados apontados pelo estudo são:

  1. Seguir uma dieta saudável
  2. Ser mais ativo
  3. Não fumar
  4. Dormir bem
  5. Manter um peso saudável
  6. Monitorar o colesterol
  7. Controlar os níveis de açúcar no sangue
  8. Manter a pressão arterial sob controle

                 Fonte da Imagem: American Heart Association

Os pesquisadores observaram que quanto mais segue-se esses comportamentos saudáveis, melhor a saúde do coração e maior a redução do envelhecimento biológico.

Sobre os resultados, Donald Lloyd-Jones, presidente do grupo de redatores do estudo, comentou:

“Estes resultados ajudam-nos a compreender a ligação entre a idade cronológica e a idade biológica e como seguir hábitos de vida saudáveis pode ajudar-nos a viver mais.

Todos querem viver mais e, mais importante ainda, todos querem viver com mais saúde por mais tempo, para que possamos realmente desfrutar de uma vida de qualidade durante o maior período possível.”

Em suma, nossa jornada pela vida pode ser moldada pelo modo como vivemos, e o envelhecimento não é exceção.

Ao adotar os oito cuidados essenciais da vida em nossa rotina, podemos reduzir a velocidade do envelhecimento biológico e aproveitar uma vida mais longa e saudável.

Cuidar de nossa saúde cardiovascular, equilibrar nossos hábitos alimentares, manter um peso saudável, praticar atividade física, garantir um sono de qualidade, controlar o colesterol, monitorar o açúcar no sangue e, no caso dos fumantes, abandonar o vício de fumar, são a chave para viver mais e melhor.

Fontes:

  1. Fanpage. It
  2. AHA Journals – Circulation
  3. American Heart Association-Professional Heart Daily

Veja mais informações sobre como envelhecer de forma saudável em:

Como envelhecer mantendo o cérebro e a mente saudáveis?

Esportes na terceira idade: benefícios e quais esportes praticar

Como rejuvenescer a pele de forma natural

Não ter medo de envelhecer é um privilégio de poucos

Como chegar saudável e feliz aos 100 anos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...