Tratamentos Naturais para Parar de Fumar


PARA DE FUMAR não é fácil, mas é FUNDAMENTAL. Os riscos do tabagismo para a saúde são conhecidos e reconhecidos, portanto, não há desculpas, não dá para tapar o sol com a peneira: se você quiser viver bem, precisa parar de fumar.

Leia também:

15 Tratamentos Naturais para Parar de Fumar

Então vamos lá! Existem alimentos, plantas e remédios naturais para parar de fumar (nós já falamos aqui várias vezes sobre isso) e hoje vamos falar dos tratamentos. Sim, porque nós combatemos o tabagismo. Não é apenas sobre morrer sufocado, é sobre viver sufocado e sufocar quem te ama também.

Terapia de Reposição de Nicotina Natural

A utilização de produtos naturais que contenham nicotina, como chicletes de nicotina ou adesivos de nicotina, pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência.

Ervas e Suplementos Naturais

Algumas ervas e suplementos, como lobélia, valeriana, ginseng e vitamina C, são considerados auxiliares na redução dos sintomas de abstinência e na promoção de relaxamento.

Meditação e Mindfulnes

Práticas de meditação e mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao processo de parar de fumar.

Exercício Físico Regular

A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a liberar endorfinas, que são neurotransmissores naturais que promovem a sensação de bem-estar e podem auxiliar na redução dos desejos por cigarro.

Aromaterapia

A inalação de óleos essenciais, como o óleo de lavanda, pode ajudar a reduzir a ansiedade e os desejos por cigarro.

Hipnose

A terapia de hipnose (ou hipnoterapia) pode ser usada para ajudar a mudar padrões de pensamento e comportamento associados ao tabagismo.

Chás de Ervas

Alguns chás de ervas, como o chá de valeriana ou o chá de camomila, podem ser utilizados para acalmar os nervos e reduzir a ansiedade.

Terapia de Acupressão

A acupressão envolve a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, estimulando o fluxo de energia. Alguns pontos de acupressão estão relacionados ao controle do desejo por tabaco e à redução da ansiedade. Praticar a acupressão regularmente pode ajudar a diminuir os sintomas de abstinência.

Terapia de Quiropraxia

A quiropraxia é uma abordagem terapêutica que se concentra na manipulação da coluna vertebral e do sistema nervoso para promover o equilíbrio e a saúde geral. Alguns quiropráticos podem utilizar técnicas específicas para ajudar os fumantes a reduzirem a vontade de fumar, além de aliviar a tensão e o estresse associados ao processo de parar de fumar.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que envolve a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, como nas orelhas, para auxiliar no tratamento do tabagismo. Acredita-se que ela ajude a reduzir os sintomas de abstinência, diminuir o desejo de fumar e aliviar o estresse, promovendo o equilíbrio energético e a liberação de endorfinas.

Psicoterapia ou psicanálise

A psicoterapia, incluindo a abordagem da psicanálise, é uma forma de tratamento contra o tabagismo que se concentra nos aspectos psicológicos e emocionais do vício. Ao trabalhar com um terapeuta, os indivíduos podem explorar as raízes emocionais do hábito de fumar, compreender os gatilhos que levam ao consumo de tabaco e desenvolver estratégias para lidar com o desejo de fumar. Através do diálogo aberto e da análise profunda, a psicoterapia ou a psicanálise podem ajudar a promover a mudança comportamental e proporcionar suporte emocional durante o processo de abandono do tabagismo.

Grupos de apoio

Grupos de apoio desempenham um papel significativo no auxílio à cessação do tabagismo, oferecendo um espaço seguro e solidário para indivíduos que buscam deixar de fumar. Esses grupos reúnem pessoas com objetivos similares, proporcionando um ambiente onde é possível compartilhar experiências, desafios e conquistas. A troca de histórias pessoais, dicas práticas e estratégias para lidar com os momentos difíceis pode oferecer um forte apoio emocional, incentivo e motivação ao longo do processo de abandonar o hábito de fumar. Além disso, a sensação de pertencimento a um grupo que compreende os desafios enfrentados pode aumentar as chances de sucesso na busca por uma vida livre do tabaco.

Pet terapia

A pet terapia, ou terapia assistida por animais, é uma abordagem complementar que tem demonstrado benefícios na jornada de cessação do tabagismo. A interação com animais de estimação, como cães ou gatos, pode oferecer um alívio significativo do estresse, ansiedade e tensão associados à abstinência de nicotina. A presença de um animal de companhia pode proporcionar conforto emocional, distração saudável e uma conexão genuína, ajudando a desviar o foco dos desejos por cigarros. A interação positiva com os animais também pode aumentar a sensação de bem-estar geral, contribuindo para uma mentalidade mais resiliente e facilitando a transição para uma vida livre do tabaco.

Hobbies ou arte terapia

Atividades manuais como hobbies e arte terapia podem ser úteis para ajudar na cessação do tabagismo. Engajar-se em criações artísticas, especialmente com o uso das mãos, não apenas distrai dos desejos por cigarro, mas também ajuda a lidar com o estresse da abstinência. Através da expressão criativa, como pintura, tricô, costura ou escultura, é possível reduzir o desejo de fumar, proporcionar satisfação pessoal e fortalecer o senso de controle sobre a jornada para parar de fumar.

Fumar olhando para a parede

Pode parecer incrível mas “fumar de castigo” é uma técnica criada e estudada pela médica cardiologista Jaqueline Scholz, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que dirige o Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor). A técnica consiste em fumar olhando para uma parede branca para descobrir o “prazer” de fumar e largar esse vício estúpido.

Saiba mais aqui -> De castigo, fumar olhando pra parede é técnica brasileira contra o tabagismo

Lembrando que é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento ou terapia, mesmo que sejam naturais, para garantir que sejam seguros e adequados ao seu caso específico.

Talvez te interesse ler também:

O que acontece em seu corpo quando você para de fumar? De 20 minutos a 15 anos

Ajude um parceiro a parar de fumar, seguindo essas dicas

Como não voltar a fumar: 10 dicas para não cair em tentação




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...