Fumantes têm risco maior de desenvolver 56 doenças do que os não fumantes


Quem fuma está lascado. E por que não param de fumar? De certo, não por ignorância dos fatores de risco, pois cada vez mais, estudos evidenciam os prejuízos do tabagismo à saúde. Hoje vamos falar de um novo estudo.

Uma pesquisa internacional examinou o impacto da fumaça do tabaco na população chinesa, onde cerca de 66% dos homens adultos são fumantes. Todos os anos, o tabagismo mata cerca de 1 milhão de pessoas somente na China. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de indivíduos.

Não à toa, o tabagismo é considerado a maior ameaça à saúde pública e o principal fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis em todo o mundo.

Quais são as doenças mais mortais ligadas ao tabagismo?

  • Vários tipos de câncer
  • Ataque cardíaco
  • Aneurisma da aorta
  • E outras condições que podem se tornar crônicas e reduzir a qualidade de vida, como diabetes, úlcera gástrica, asma e catarata.

O estudo

Através do China Kadoorie Biobank, um rico banco de dados de dados genéticos e registros médicos, os pesquisadores analisaram os dados de mais de meio milhão de cidadãos chineses, tendo-os acompanhado por um período médio de 11 anos, de 2004 a 2008, registrando vários dados sociodemográficos, de saúde e estilo de vida.

Os participantes tinham idades entre 30 e 79 anos e eram maioritariamente mulheres (cerca de 300.000 contra 210.000 homens).  Foi dada especial atenção ao comportamento tabágico, como a idade em que os participantes começaram a fumar (se o fizeram), se pararam e quando, se o hábito era regular e que tipos de produtos usavam.

Os resultados

Uma análise dos dados mostrou que muitos homens fumavam regularmente (cerca de 74%) contra apenas 3,2% das mulheres. Durante o período de acompanhamento, quase 50.000 participantes morreram e houve aproximadamente 1,14 milhão de novos casos de doenças.

Ao todo, foram analisadas 85 causas de morte e quase 500 patologias diferentes. Cruzando todas as informações, descobriu-se que o tabagismo esteve associado a um risco maior de

  • 22 causas de morte (17 para homens e 9 para mulheres)
  • e desenvolvimento de 56 doenças diferentes (50 para homens e 24 para mulheres), que estavam ligadas a praticamente todo o organismo.

No geral, os fumantes regulares tiveram um risco 10% maior de desenvolver qualquer tipo de doença, enquanto para condições individuais, o risco variou de +6% para diabetes a +216% para câncer de laringe.

Para as mulheres, apesar de fumarem bem menos que os homens, elas apresentavam riscos comparáveis ​​para doenças respiratórias graves, sugerindo uma “vulnerabilidade particular aos danos do tabagismo”.

Esperança: ainda há tempo! Pare de fumar

A pesquisa também revelou que, aqueles que haviam decidido parar de fumar, antes do desenvolvimento de doenças, cerca de 10 anos após o abandono, tinham um risco de adoecer comparável ao de quem nunca fumou.

A verdade que a pesquisa deixou clara é que metade das pessoas que começaram a fumar jovens, morrerão por causa do tabagismo se não pararem em tempo.

Os detalhes da pesquisa “Tobacco smoking and risks of more than 470 diseases in China: a prospective cohort study” foram publicados na prestigiosa revista científica The Lancet Public Health.

Fonte: University of Oxford

Talvez te interesse ler também:

Pare de fumar se não quiser ficar banguela

De castigo, fumar olhando pra parede é técnica brasileira contra o tabagismo

Ajude um parceiro a parar de fumar, seguindo essas dicas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...