Atividade física é mais eficaz que remédio contra ansiedade e depressão

Tá ansioso ou deprimido? Pois vá se movimentar! Um estudo australiano determinou que praticar esportes é muito eficaz contra ansiedade, depressão e outros distúrbios psicológicos. Surpreendentemente, funciona melhor que os medicamentos contra esses males.

O estudo determinou que, pelo menos em quadros leves e moderados, a atividade física pode ser 1,5 mais eficaz que drogas ansiolíticas e antidepressivas.

Vários estudos anteriores já haviam demonstrado a forte ligação entre a prática de esportes e os benefícios para a saúde mental. E nem precisa muito, uma horinha de esporte por semana já seria o suficiente para combater a depressão, de acordo com este estudo publicado no American Journal of Psychiatry

O estudo australiano

Uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da Allied Health & Human Performance da University of South Australia (UniSA) determinou que a atividade física é 1,5 vezes mais eficaz contra a depressão e a ansiedade do que os medicamentos.

Os pesquisadores chegaram a suas conclusões após analisarem estatisticamente os resultados de múltiplas revisões sistemáticas e meta-análises de ensaios clínicos randomizados, todos dedicados à relação entre exercício físico e saúde mental.

Foram pouco menos de 100 artigos científicos na pesquisa, para um total de mais de 1.000 ensaios e quase 130.000 participantes, entre estes, adultos saudáveis, com transtornos mentais e com diversas comorbidades.

Os resultados mostraram que os benefícios foram particularmente eficazes quando os programas de exercícios duraram 3 meses (12 semanas) ou menos; aqueles que eram muito longos tiveram pouco impacto. Além disso, a atividade física de alta intensidade esteve associada aos melhores resultados.

Os melhores exercícios contra ansiedade e depressão

Os pesquisadores também descobriram que nem todos os exercícios são igualmente eficazes.

A yoga e outras atividades que envolvem a mente foram mais eficazes contra a ansiedade, enquanto atividades de maior resistência, como corrida, ciclismo e afins, demostraram melhores resultados contra a depressão.

Prescrição médica

Por que é que apesar dos benefícios demonstrados em várias pesquisas anteriores, confirmados e aprimorados por novas pesquisas, a atividade física ainda não é “prescrita” como tratamento médico psiquiátrico? Ao contrário, continua-se a indicar medicamentos como se fossem água, sempre naquela promessa: são de nova geração, são inócuos e eficazes….

“Nossa revisão mostra que as intervenções de atividade física podem reduzir significativamente os sintomas de depressão e ansiedade em todas as populações clínicas, com alguns grupos mostrando sinais ainda maiores de melhora. Também descobrimos que todos os tipos de atividade física e exercício foram benéficos, incluindo exercícios aeróbicos como caminhada, treinamento de resistência, pilates e yoga”, disse Ben Singh, professor e coordenador da pesquisa, em um comunicado à imprensa.

“É importante ressaltar que a pesquisa mostra que não demora muito para o exercício trazer uma mudança positiva em sua saúde mental”, acrescentou.

Exercícios físicos não têm contraindicação, com exceção dos de alta intensidade que deveriam ser aconselhados por um médico. Enquanto isso, os psicofármacos podem causar reações adversas indesejadas. Para quê complicar se podemos simplificar? Será que tem alguma coisa a ver com dinheiro?

Os detalhes da pesquisa “Effectiveness of physical activity interventions for improving depression, anxiety and distress: an overview of systematic reviews” foram publicados na revista científica especializada The British Journal of Sport.

Fonte: unisa.edu.au

Cigarro eletrônico aumenta risco de ânsia e depressão em jovens, revela estudo

Observar e ouvir aves faz bem à saúde e reduz a depressão

Remédio grátis e eficaz para combater ânsia e depressão

Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.