Observar e ouvir aves faz bem à saúde e reduz a depressão


Ouvir os pássaros cantarem não é apenas gostoso como faz bem à saúde física e mental. Melhor ainda se pudermos também observá-los. É o que diz uma nova pesquisa.

Ouvir o canto das aves, dos pássaros e observá-los na natureza aumenta o nosso bem-estar, inclusive em pessoas com depressão. O benefício dura horas, ainda que a exposição às aves tenha sido rápida.

Vários estudos vêm demonstrando os efeitos benéficos do birdwatching mas não de maneira aprofundada, pois os estudos disponíveis até então foram baseados em questionários e configurações artificiais, ou seja, apenas perguntando sobre o bem-estar sentido pelos participantes após ouvirem ou verem aves de maneira artificial, não na natureza.

Agora, um novo estudo foi além. Nesta nova pesquisa, a avaliação do bem-estar foi realizada em tempo real, por meio de um aplicativo para smartphone que também possibilitou avaliar as flutuações relacionadas à falta da observação diária das aves.

©Dario Sanches/Wikipedia

O estudo

Pesquisadores do King’s College London Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience, concluíram que observar e ouvir as aves melhora o bem-estar depois de terem desenvolvido um teste com cerca de 1.300 participantes de diversos países, incluindo Estados Unidos, China, Reino Unido, Austrália e vários europeus.

Usando um aplicativo desenvolvido pelos pesquisadores e outros colaboradores, fora perguntado aos voluntários (em momentos aleatórios) como se sentiam de humor, se naquele momento podiam ver e ouvir aves e se havia quaisquer árvores na área onde se encontravam.

Durante mais de 3 anos, entre abril de 2018 e outubro de 2021, ou seja, abrangendo também o período crítico da pandemia COVID-19 onde em muitos lugares houve restrições e lockdown, causando sérios impactos na saúde mental de muitas pessoas.

Ao todo, foram recuperadas cerca de 27.000 “avaliações instantâneas”.

Os resultados da pesquisa eram de se esperar! Cruzando todos os dados ficou claro que as pessoas se sentiam melhor quando podiam observar e ouvir aves e pássaros.

Bom humor, serenidade, felicidade e outras emoções positivas foram relatadas pelos participantes. E os efeitos foram bastante positivos também entre os participantes que sofriam de transtornos depressivos.

Os dados também mostraram que os benefícios da observação de aves dura de 6 a 8 horas durante o dia, mesmo após uma curta exposição. Quando os participantes não observaram as aves na avaliação subsequente, esse efeito positivo não se verificava.

“Encontros diários com pássaros têm sido associados a melhorias duradouras no bem-estar mental”, escreveram os cientistas no resumo do estudo. “Essas melhorias foram evidentes não apenas em pessoas saudáveis, mas também naquelas diagnosticadas com depressão, a doença mental mais comum em todo o mundo. Essas descobertas têm implicações potenciais para a proteção ambiental e da vida selvagem e as políticas de saúde mental. Medidas específicas devem ser implementadas, visando preservar e aumentar os encontros diários com aves em áreas urbanas”, comentaram os especialistas. “Precisamos defender o meio ambiente, especialmente os ambientes urbanos, onde a avifauna é uma presença constante. Para ter uma população de aves saudável, você também precisa de plantas e árvores. Precisamos alimentar todo o ecossistema dentro de nossas cidades”, disse ao The Guardian o professor Andrea Mechelli, do Departamento de Estudos de Psicose do King’s College.

Melhor que antidepressivos?

Nós não temos dúvidas. Enquanto a indústria farmacêutica busca soluções químicas para o problema da depressão, da falta de ânimo que assola nossa sociedade, nós buscamos sempre soluções naturais, ou seja, o contato com a natureza que estamos perdendo cada vez mais. E não apenas isso, o contato com as pessoas também esta2 cada vez mais difícil.

O que um sorriso, a inocência de uma criança, a beleza de um animal, de uma árvore, de uma planta ou de uma flor nos proporciona é incrível, porque somos seres conectados uns com os outros.

Infelizmente estamos perdendo isso. Talvez a amizade, a simplicidade, o amor não sejam bens suficientemente comerciais e, por isso, os governos investem mais em doença e menos em prevenção.

Voltemos ao tempo em busca da genuinidade da vida. Menos artificialidades é mais.

Os resultados da pesquisa “Smartphone-based ecological momentary assessment reveals mental health benefits of birdlife” foram publicados na Scientific Reports.

Qual a diferença entre aves e pássaros?

Aves é classe de animais, enquanto pássaros é ordem (os Passeriformes), ou seja, pássaros são um tipo de ave.

Aves são animais (reino Animalia), endotérmicos, vertebrados (filo Chordata), com penas, bico sem dentes, entre outras características físicas.

Falamos em ouvir pássaros pois esses animais geralmente são aves canoras (que desenvolvem canto agradável), de pequenas a média dimensões.

Conexão Mãe Terra

É importante que você tenha um tempo para estar em contato com a natureza. Até nas grandes cidades isso é possível, nos parques, praias, cachoeiras.

Somente quando não for possível visitar esses lugares, apele para os vídeos.

Leia mais:

Fontes:

  1. The Guardian
  2. fanpage

Talvez te interesse ler também:

Como atrair pássaros para a sua casa

Você sabe qual é a ave símbolo do Brasil?

Como vivem os bem-te-vis. Curiosidades e importância ecológica




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...