Birdwatching: o que é, como e por que observar aves?


Já ouviu falar em Birdwatching? É uma forma saudável de aproveitar o tempo livre, observando aves e pássaros livres na natureza, de maneira discreta e respeitosa com eles.

Saiba mais sobre esse hobby ecológico e como praticá-lo sem perturbar os animais.

O que significa Birdwatching?

Birdwatching é uma palavra inglesa que significa observação de aves.

Essa palavra virou um termo para designar a atividade de lazer que consiste em apreciar aves e pássaros na natureza.

No Brasil, essa atividade vem sendo designada pelo termo popular”passarinhando”.

Aves ou pássaros?

Pássaros são um tipo de ave. Costuma-se falar em ouvir pássaros pois estas aves pertencentes à ordem do passeriformes geralmente são pequenas e cantoras.

Vantagens e benefícios de praticar Birdwatching

Existem várias vantagens e benefícios de praticar Birdwatching, como por exemplo:

As aves estão por toda parte

Existem aves por toda parte. Para se ter uma ideia, somente no Brasil há uma imensa diversidade de espécies de aves, cerca de 1900 espécies podem ser encontradas em nosso país.

Existem pássaros até em centros urbanos

Os pássaros habitam desde as áreas florestais mais remotas até os grandes centros urbanos. Como exemplo, temos a cidade de São Paulo, onde mais de 450 espécies  de aves podem ser vistas.

Observar os pássaros acalma

Observar os pássaros contribui para acalmar e até melhorar a saúde.

Desacelera a mente e o corpo

Funciona como um meio para arejar a mente e desacelerar o corpo da correria do dia a dia.

Combate a ansiedade e depressão

Várias pesquisas apontam a relação entre a observação de aves e a melhora em quadros de ansiedade e depressão.

Um dessas pesquisas foi realizada pela King’s College London e demonstrou que estar perto de pássaros está ligado a benefícios duradouros para a saúde mental.

Noticiamos sobre este estudo em:

Nos conecta à Natureza

A observação de aves permite praticar uma atividade que nos conecta à Mãe Terra e nos permite um relacionamento mais saudável com o meio ambiente.

Leva à contemplação e a viver o agora

Nos estimula a contemplar a natureza e a descobrir o poder do agora.

Fortalece capacidades virtuosas

Ajuda a fortalecer a concentração, a paciência, a atenção, a simplicidade, o silêncio e o respeito para com os seres e ambiente circundante.

Aumenta a percepção

Ajuda a aumentar a percepção, o foco e a capacidade de observação.

Intensifica a motivação

A busca por observar as aves traz mais conhecimento, motivação, diversão e curiosidades. É um hobby saudável e enriquecedor.

Admirar os pássaros faz bem para mente, corpo e emoções, além de equilibrar e energizar.

Por isso, em feriados prolongados, festas e aglomerações, que tal observar e aprender com os pássaros o poder da simplicidade e do natural?

Birdwatching vem aumentando no Brasil

Segundo informações do Birwatching Brasil, há 10 anos, o número de observadores de aves. ou birdwatchersnão passava de 2000 no Brasil.

Esse número subiu para 35.000 com potencial para chegar aos 100.000 birdwatchers nos próximos 3 anos.

É inegável o potencial que a atividade possui especialmente no Brasil. O número de grupos, hotéis e pousadas que começam a se especializar em atender esse novo nicho, só vem aumentando.

Com o desenvolvimento do Birdwatching, várias localidades têm utilizado essa atividade para agregar maior valor ao ecoturismo.

Dados do Wikiaves, uma plataforma voltada ao registro de informações e imagens de aves, apontam que o interesse pela atividade de observar e registrar espécies de pássaros aumentou durante a pandemia.

É compreensível que durante a pandemia tenha ocorrido esse aumento da observação de pássaros, porque para muitas pessoas a maior lição dessa fase difícil foi valorizar a natureza, que na correria do cotidiano passava despercebida.

Durante a pandemia foi possível aprender que não precisa muito para se conectar à natureza, basta parar, olhar com atenção e contemplar.

Um exemplo sobre o resgate de olhar para a natureza aconteceu com o gerente de comunicação Fábio Mincarelli Monfrin que, durante as caminhadas matinais pelo condomínio, frequentes durante o isolamento, passou a observar e fotografar as aves que ocorrem em Indaiatuba (SP).

“Fazer as fotos durante os passeios tem servido de inspiração para eu e meu filho mais velho Miguel, de 9 anos, e para a minha esposa Kellen.

Miguel vai com uma câmera e já fez belos cliques, compartilhados na rede social.

Até o menor, Raul, de 5 anos, reconhece algumas das espécies quando vê ou escuta”, contou Fabio Mincarelli Monfrin ao G1

A experiência de Fábio exemplifica a de muitos brasileiros que passaram a se interessar pela observação de aves nos 2 últimos anos pandêmicos.

Para se ter uma ideia do aumento de pessoas que se voltaram a essa atividade, só em 2020, 3.560 pessoas se cadastraram no WikiAves,

Já as estatísticas de 2021 constam 3.708 novos cadastrados, somando 40.333 observadores.

“Comparando esses 2 anos de pandemia com 2018 e 2019 o aumento de usuários registrados foi de 49%.

Em anos anteriores o número de novos usuários crescia na casa dos 10%.

Em 2020 a gente já tinha percebido uma mudança de comportamento: pessoas que há muito tempo não postavam fotos voltaram a participar da plataforma.

Logo nos primeiros meses percebemos um crescimento abrupto, que continuou em 2021, muito em função da pandemia”, informou Reinaldo César Guedes, analista de sistemas e criador da plataforma WikiAves, ao G1.

Diante do aumento de acessos e cadastros, Reinaldo César Guedes e a equipe do Wikiaves investiram em tecnologia para aperfeiçoar o serviço.

Todo registro que chega na plataforma é identificado e validado por moderadores.

De acordo Reinaldo César Guedes, a equipe da plataforma tem o cuidado de auxiliar na identificação e levantamento de dados, até como uma forma de incentivar a pessoa a colaborar também com informações, além das fotos.

Como aumentou muito a quantidade de material enviado diariamente, a equipe Wikiaves passou a usar um programa de inteligência artificial que agiliza esse processo.

O trabalho da plataforma em registrar e catalogar as imagens de aves tem servido como fonte de pesquisa para entidades científicas e escolares.

Dicas para praticar Birdwatching

Para quem tem vontade de praticar Birdwatching, seguem recomendações, regras e dicas para tornar essa experiência enriquecedora e prazerosa sem interferir na vida dos pássaros:

Não leve comida

A comida aguça o olfato das aves, pode atraí-las e deixá-las agitadas.

Não dê petisco às aves

Oferecer “petiscos” aos passarinhos para atraí-los, contribui para a captura clandestina feita pelos traficantes que trabalham com esse tipo de tática enganadora.

Além disso, alguns alimentos podem ser prejudiciais para as aves.

Mantenha-se em silêncio

O silêncio é uma regra indispensável. Isso porque as aves de todas as espécies são extremamente sensíveis ao barulho e conversas costumam espantá-las.

Além de falar somente o necessário, tenha cuidado com o toque do celular ou outros sons emitidos por equipamentos como câmeras fotográficas, filmadoras binóculos e gravadores.

O mais indicado, nesse caso, é preparar com antecedência o que for necessário para o Birdwatching.

Observe à distância

Chegar perto demais de uma ave silvestre pode oferecer riscos à pessoa e ao animal.

Há risco de transmissão de doenças (de humano para a ave e vice-versa) e de acidentes (arranhões ou bicadas).

É preciso ter o cuidado de não se aproximar de ninhos, porque irá despertar reações de ataque e agressividade da mãe. E nem tampouco dos filhotes, porque os pais irão para cima para defendê-los.

Pesquise antes sobre as espécies de aves da região

Antes de realizar o Birdwatching, pesquise e estude sobre as espécies da região, para conhecer o comportamento delas e saber observá-las de modo a não parecer uma ameaça à elas.

Conhecer as características das aves e seus comportamentos típicos, ajuda a observar sem perturbar e assustá-las.

Caso perceba que existem aves que vêm para cima, como se fossem atacar, de certo são mães protegendo seus ninhos. Nesse caso, afaste-se do território delas!

Fontes de pesquisas

Além dos sites especializados em aves, existem também páginas focadas em compartilhar informações e imagens de diversas espécies de aves, como por exemplo: birdwatchingbrasil, no Instagram.

Vista roupas de cores neutras

Os pássaros livres estão acostumados com as cores da natureza e o que fuja disso pode agitá-los. Por este motivo, nada de trajar roupas com cores intensas e chamativas.

Quando uma ave nota alterações e discrepâncias em seu território, ela interrompe o que está fazendo para ficar atenta e observar o “intruso estranho” para ver se existe uma ameaça. Por isso, use trajes de cores discretas e neutras.

Use repelente de insetos e filtro solar

Para usufruir melhor da experiência de observar os pássaros, se for um dia ensolarado e estiver em meio à natureza, use repelente e filtro solar, para evitar picadas de insetos e ficar com queimadura solar, e assim, ter que interromper o lazer.

Atente aos horários de observação das aves

Se for fazer o Birdwatching em horário inadequado, corre-se o risco de não avistar ave nenhuma, por isso, é importante realizar a pesquisa antes.

Os pássaros também têm seus horários de “trabalhar” e descansar. Por isso, é bom ir em um horário que possa vê-los.

Apesar das variações, a maioria das espécies costuma circular nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde a partir das 16h, com exceção das aves noturnas.

Fotografe, grave os sons e as imagens das aves

Os sons e imagens das aves podem servir como acervo educativo, cultural e científico, como tem acontecido na plataforma Wikiaves, que tem se tornado uma verdadeira enciclopédia, através das colaborações voluntárias dos apaixonados por observar aves.

Manual online sobre observação de aves

Para mais informações sobre boa conduta ao observar as aves, consulte aqui o -> Código de Boas Práticas para Observação de Aves

Orientações de um especialista sobre Birdwatching

O biólogo e especialista em aves Willian Menq compartilha neste vídeo do seu canal Planeta Aves, sua experiência de Birdwatching, dando orientações de como praticar esse hobby ecológico e que equipamentos usar para registrar as imagens das aves:

Observe e aprenda com as aves

Agora, com todas estas informações, fica mais fácil observar aves com segurança e respeito.

Agindo de forma adequada, com as dicas e regras descritas acima, a atividade de observar pássaros é capaz de:

  • pacificar os pensamentos
  • recarregar as energias
  • proporcionar experiências enriquecedoras junto à natureza

E por fim, quando for observar pássaros, aprecie e aprenda com eles o essencial: a simplicidade do natural.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre aves, leia:

Tecelões-sociáveis: os pássaros arquitetos que constroem os maiores e mais complexos ninhos do mundo

Pássaros monogâmicos e fiéis estão se separando por causa do desmatamento

Corrupião: uma das aves mais lindas do mundo, é típica da fauna brasileira

Sterna inca (Larosterna inca), a curiosa ave com bigode

Tecelões-sociáveis: os pássaros arquitetos que constroem os maiores e mais complexos ninhos do mundo

Como ajudar um pássaro ferido ou que caiu do ninho

Lutando contra a extinção, nascem 3 filhotes de arara-azul-grande

Papagaio-drácula: em risco de extinção por causa da sua beleza

Andorinhas retornam da migração, mas encontram seus ninhos bloqueados por redes

Como vivem os bem-te-vis? Curiosidades e Importância Ecológica




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...