Sterna inca (Larosterna inca), a curiosa ave com bigode


Hoje em dia não é fácil tirar um bigode! A Sterna inca (Larosterna inca), em alguns lugares da América do Sul conhecida como zarcillo, gaviotinha-monja ou andorinha-do-mar-Inca, arrasa no visual!

É uma espécie de ave que chama a atenção por uma característica peculiar: ela possui duas penas no rosto que se assemelham a bigodes. Parece pintura mas é real.

A característica está presente tanto nos machos quanto nas fêmeas.

Ai que lindeza!

 

Sterna inca: a ave com bigode

Características

Essas aves de aparência caprichosa realmente chamam a atenção como poucos. Seus bicos e pés vermelhos brilhantes os fazem se destacar na multidão.

A sterna inca é uma ave marinha que habita a América do Sul, encontrada em regiões costeiras do Peru e Chile.

É uma espécie de ave charadriiforme da família Laridade e é a única espécie de gênero Larosterna. O bigodinho mede entre 10 e 11 centímetros de comprimento e pesa entre 7,5 e 12 gramas.

De cor cinza escuro, com algumas plumas brancas (a coloração é semelhante a de um pombo comum), eles são famosos por longos tufos brancos semelhantes a bigodes.

Voa com agilidade sobre os mares que cercam as costas, caçando pequenos peixes que ficam na superfície e também se alimentam de crustáceos e restos de alimentos de leões-marinhos e outros animais.

Faz ninho em rochas, falésias e montanhas próximas ao mar. A ave não possui predador direto.

“El bigodon”

Outros nomes populares dados à stela inca são: bigode, papa-capim, estrelinha ou cigarrinha (em Minas Gerais), careta, gola-careta, caretinha, bigodinho ou bigodeiro (no Ceará). A espécie é encontrada em praticamente todo o Brasil, com exceção do Rio Grande Do Sul, Acre e Rondônia.

Também é vista em outros países como as Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Seu aglomerado de penas é uma maneira de a ave exibir sua elegibilidade sexual.

Para ambos os sexos, o bigode mostra que a ave está madura e saudável o suficiente para acasalar.

Quanto maior e mais longo o bigode, mais saudável é o pássaro. E, se eles ficarem juntos, mais saudável deve ser a prole.

Um ponto característico dos machos é que eles se destacam pela cantoria intensa no período de reprodução, o que representa uma artimanha para agradar às fêmeas.

O cortejo inclui um “voo alto”, com o macho subindo rapidamente a várias centenas de metros, perseguido pela fêmea.

O bico dos machos adultos são pequenos e pretos. As fêmeas, por suas vezes, são pardas e com bico amarelado. Os filhotes são da mesma coloração que as fêmeas.

Frequentemente, estas aves retornam ao mesmo local do ninho por vários anos consecutivos, e ambos os pais incubam e cuidam dos filhotes.

Como o canto do bigodinho é muito apreciado, esta pequena ave foi caçada e retirada da natureza de forma significativa (e ilegal). Isso fez seus números reduzirem na natureza.

No Brasil, a criação destas aves só pode ser feita com a devida autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Quanto estilo, não é mesmo? Bigode sempre foi tendência!

Fontes:

  1. fatosdesconhecidos.com.br
  2. topbiologia.com
  3. wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Novo recorde: ave percorre 13.560 km em 11 dias e 1 hora sem parar

Picaparra: a “ave-canguru” que carrega os filhotes em bolsas

Você sabe qual é a ave símbolo do Brasil?

Uma das aves de rapina mais impressionantes do mundo corre sério risco de extinção

Corrupião: uma das aves mais lindas do mundo, é típica da fauna brasileira

Observar e ouvir pássaros faz bem à saúde e reduz a depressão




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...