Pássaros monogâmicos e fiéis estão se separando por causa do desmatamento


O desmatamento causa inúmeros problemas, como calor excessivo e irregularidade de chuvas. Além de nós sermos afetados pelo desmatamento, vários animais sofrem com ele, sobretudo, os pássaros. Afinal, eles são atingidos diretamente por causa da derrubada de árvores.

Há duas espécies enfrentando problemas provocados pelo desmatamento: são as aves Troglodytes pacificus e Catharus ustulatus – esta conhecida como sabiá-de-óculos. Estes animais têm uma característica peculiar: são monogâmicos e fiéis. Mas o desmatamento está acabando com esse traço.

O motivo da separação

Tais aves estão acostumadas a regiões seguras, que lhes garantam um pouco de comida e um parceiro para procriar. Entretanto, agora, as separações entre os casais está tornando-se algo comum.

Isso porque o crescimento das cidades está chegando perto do habitat dos pássaros, que sentem muita dificuldade de adaptação e acabam buscando novos lares que lhes ofereçam melhores condições para reprodução.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Washington, quando esses pássaros descobrem novas lugares, geralmente, eles já têm outros membros da espécie como moradores. Os novos e os velhos habitantes se conhecem e, muitas vezes, aqueles largam seus parceiros para ficar com um novo pretendente.

Taxa de natalidade em perigo

A questão de interesse, claro, não é a “moral” dos pássaros, mas como a natureza responde aos problemas que surgem. A infidelidade dos pássaros pode deixar afetar toda uma temporada de período fértil, o que afeta a sua taxa de natalidade.

John Marzluff, responsável pelo estudo e biólogo na Universidade de Washington, explica à Superinteressante que “o custo secreto do desenvolvimento nessas regiões é que esses pássaros estão sendo forçados a fazer coisas que a seleção natural não os impunha anteriormente”.

A pesquisa da Universidade de Washington vem sendo desenvolvida há cerca dez anos e estudou seis espécies diferentes de pássaro. Confira aqui mais informações sobre o estudo.

Especialmente indicado para você:

COMO FAZER COMEDOUROS PARA PÁSSAROS USANDO CASCAS DE FRUTAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...