Saiba onde ouvir o cantar dos pássaros e observá-los em São Paulo


O barulho nas grandes cidades nos enlouquece. O tráfego intenso está relacionado a problemas de saúde, sobretudo, doenças respiratórias provocadas pela péssima qualidade do ar. Mas a poluição nos centros urbanos também é sonora, gerando estresse e, segundo alguns estudos, podendo causar até demência.

Quem dera termos espaços de tranquilidade para ouvir o canto dos pássaros. Mas onde podemos encontrar um recanto para escutar os sons da natureza em uma cidade ruidosa como São Paulo?

Por incrível que pareça existe uma grande biodiversidade de aves em Sampa. O Guia da Folha listou uma série de lugares onde é possível observar pássaros e ouvi-los cantar. O legal do Guia é que ele traz fotos das cerca de 450 espécies que podem ser encontradas em diversos parques da cidade.

O crescimento do birdwatching no Brasil

Os dados sobre pássaros estão catalogados em portais como WikiAves e o eBird por muitas pessoas que têm como hobby observar pássaros. No Acre, por exemplo, há um turismo especializado para os amantes do birdwatching. Segundo Luiz Fernando Figueiredo, observador e secretário do Centro de Estudos Ornitológicos de São Paulo, a atividade passou a ser procurada recentemente aqui no Brasil: “O número de observadores aumenta a cada ano, mas foi a partir de meados da década de 1990, quando a máquina fotográfica digital e a internet surgiram, que tivemos um salto. As pessoas gostam de olhar, mas também querem fotografar”. Na capital paulista, o Centro de Estudos Ornitológicos é a única entidade oficial de birdwatching na cidade.

São os próprios praticantes que alimentam os bancos de dados, contribuindo para pesquisadores que fazem controle das espécies. Isso demonstra que há muitas pessoas que se dedicam a conversar a natureza, destaca Luciano Lima, ornitólogo do observatório de aves do Instituto Butantan.

Onde observar os pássaros de São Paulo?

O Guia da Folha elaborou, a partir desse registro, um roteiro dos dez lugares em São Paulo onde é possível observar várias espécies de pássaros.

PARQUE IBIRAPUERA

167 espécies registradas

Dica: Observe a marreca-caneleira, de coloração marrom e com asas escuras

CIDADE UNIVERSITÁRIA

162 espécies registradas

Dica: Veja o quiriquiri, também conhecido como falcão-americano

PARQUE ANHANGUERA

144 espécies registradas

Dica: Procure a saracura-três-potes, com canto grave e bem alto

PARQUE DO CARMO

123 espécies registradas

Dica: Admire o besourinho-de-bico-vermelho, espécie de beija-flor

INSTITUTO BUTANTAN

99 espécies registradas

Dica: Repare no tucano-de-bico-verde, de papo amarelo e bico esverdeado

PARQUE BURLE MARX

97 espécies registradas

Dica: Observe o chupa-dente, que pesa menos de 30 gramas

SESC INTERLAGOS

92 espécies registradas

Dica: Busque o pavó, raro de encontrar em regiões urbanas

PARQUE CIDADE DE TORONTO

92 espécies registradas

Dica: Espie o suiriri-pequeno, de cabeça e barriga amarelas

PARQUE DA ACLIMAÇÃO

​74 espécies registradas

Dica: Encontre o bico-de-lacre, também conhecido como beijo-de-moça

Além dos parques, pela cidade de São Paulo é possível ver muitos pássaros, como as espécies alma-de-gato, corujinha-do-mato, periquito-rico, pica-pau-de-cabeça-amarela e o saí-azul.

Se você estiver mais atento, vai conseguir decifrar na barulheira do tráfego de veículos e no burburinho da multidão sons que ficam apagados por esses ruídos mas que estão aí para trazer um pouco mais de graça ao nosso cotidiano.

Especialmente indicado para você:

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

ALIMENTAR AVES SILVESTRES PODE PREJUDICAR OS ANIMAIS

PÁSSAROS MONOGÂMICOS E FIÉIS ESTÃO SE SEPARANDO POR CAUSA DO DESMATAMENTO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...