Alimentar aves silvestres pode prejudicar os animais


Um ato muito comum entre as pessoas do mundo todo, e até retratado filmes, séries e novelas, o hábito de alimentar aves silvestres pode não ser tão benéfico assim para os bichos, pelo contrário, pode significar sérios problemas para eles.

Alimentar aves silvestres pode perturbar o equilíbrio no qual os animais vivem e atrair espécies invasoras, como as pombas, e outros espécimes. Ao menos é o que garante um estudo publicado na última segunda-feira pela Academia Americana de Ciências. 

Não apenas isso. O estudo alerta que o hábito pode levar os animais a desnutrição, por conta da dieta inapropriada e, em alguns pássaros, alterar o equilíbrio da biodiversidade local e aumentar as chances transmissão de doenças aviarias.

A pesquisa foi realizada por 18 meses e em 23 jardins residenciais na cidade de Auckland na Nova Zelândia.

Neste período os cientistas viram a metade dos moradores dos locais alimentarem os pássaros todos os dias com grãos e migalhas de pão. A outra metade não ofereceu nada aos animais. Com o acompanhamento, os pesquisadores concluíram que a prática afeta as espécies comuns aos jardins pesquisados, atraindo espécies incompatíveis com o lugar. Assim sendo, nos jardins em que os habitantes costumam alimentar as aves, haviam 2,4 vezes mais pardais e 3,6 vezes mais pombos do que as espécies nativas.

Os cientistas ornitológos afirmaram que houve diminuição de mais de 50% das felosas-das-figueiras nos pontos em que existe alimentação das aves silvestres, em comparação com os pontos em que não há.

Evidentemente, as aves de fora se alimentam e se acostumam ao local, com algumas até criando ninhos e aumentando a população invasora, ao mesmo tempo em que aumenta as chances de doenças aviárias e o risco para as aves silvestres nativas.

Por isso, pense muito bem antes de sair por aí alimentando aves silvestres, o resultado pode ser ruim para eles e para os moradores locais.

Leia também: Carne de porco: pense bem antes de comê-la

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...