Ciência Explica a Dificuldade e os Riscos de Ter um Abdômen Tanquinho


Alcançar um abdômen definido e tonificado é um objetivo almejado por muitas pessoas que frequentam a academia em busca de saúde e boa forma. No entanto, esse processo é muito mais desafiador do que se imagina e pode acarretar sérios problemas para a saúde. Veja os porquês.

©Dani Alejandro/Pexels

©Dani Alejandro/Pexels

 

Richard Metcalfe, professor sênior em esporte e ciência do exercício na Universidade Swansea, do Reino Unido, explicou para o The Conversation por que obter músculos abdominais definidos, popularmente conhecidos como “tanquinho”, pode ser tão desafiador e também pode afetar negativamente a saúde.

Por que ter e manter um abdômen tanquinho é, além de difícil, perigoso à saúde?

Construir qualquer músculo requer treinamento regular com pesos e uma dieta rica em proteínas. O treinamento com pesos estimula a síntese de proteínas musculares, que é o processo pelo qual novas proteínas são produzidas para substituir as antigas que são quebradas e removidas. A síntese de proteínas musculares é maximizada quando combinada com o consumo de proteínas após o treino.

Para obter um abdômen definido, é necessário realizar exercícios abdominais e do “core” regularmente, além de diversificar os exercícios para trabalhar todos os principais grupos musculares. No entanto, os efeitos do treinamento com pesos na síntese de proteínas musculares duram apenas 24 a 48 horas, o que significa que os músculos abdominais devem ser exercitados pelo menos a cada dois dias para manter o progresso.

Além disso, para que os músculos abdominais fiquem visíveis, é necessário reduzir o percentual de gordura corporal. Isso é alcançado por meio de um déficit calórico, ou seja, queimando mais calorias do que se consome. No entanto, para revelar os músculos abdominais, é necessário ter um percentual de gordura corporal abaixo da média, o que pode ser difícil e exigir um compromisso prolongado.

A combinação de treinamentos de alta intensidade com pesos e um déficit calórico pode levar a uma condição chamada baixa disponibilidade de energia. Essa condição é comum em atletas de elite e ocorre quando a energia fornecida pelo corpo através da dieta não é suficiente para sustentar as funções fisiológicas básicas. A baixa disponibilidade de energia pode ter efeitos negativos na saúde física e mental, além de tornar o treinamento de resistência menos eficaz.

Além disso, alcançar e manter um abdômen tanquinho requer um compromisso significativo de tempo e esforço. É necessário treinar com frequência, seguir uma dieta adequada e manter um estilo de vida ativo. Mesmo depois de alcançar um abdômen definido, é necessário continuar trabalhando para mantê-lo, pois a perda de ganhos musculares pode ocorrer em poucas semanas após interromper o treinamento.

Ou seja, é preciso viver para o sonho da barriga sarada e renunciar a outras coisas prazeirosas da vida.

Saúde é o que interessa!

Embora alcançar um abdômen definido seja um objetivo para muitas pessoas, é importante lembrar que a saúde e o bem-estar são mais importantes do que a aparência física. Ter um abdômen tanquinho não é essencial para ser saudável e estar em forma. Aliás, pelo contrário, a baixa disponibilidade de energia necessária para se alcançar tal objetivo pode causar problemas psicológicos, como irritabilidade e falta de concentração, além de aumentar o risco de doenças e lesões. Também dificulta o treinamento de resistência, tornando mais demorado o processo de construção muscular.

É importante estar ciente desses efeitos antes de se comprometer com esforços extremos para alcançar um abdômen definido. Em outras palavras, é essencial encontrar um equilíbrio entre alcançar metas de condicionamento físico e cuidar da saúde mental e física de forma sustentável.

Fonte: The Conversation

Talvez te interesse ler também:

Prancha: exercício perfeito – seca barriga e fortalece tudo. Dicas e como fazer

Qual a melhor hora para se exercitar para emagrecer ou ganhar massa?

Método Tabata: queime MUITAS calorias em POUCO tempo

Exercícios isométricos: tonificar e emagrecer sem se mexer

Musculação: fundamental com o avanço da idade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...