Dieta cetogênica: uma das piores pelo 3º ano consecutivo


Quando falamos em dieta, pensamos subitamente em perder peso embora nem todas as dietas visem esse objetivo. Uma das dietas mais populares, exatamente porque promete emagrecer rápido, é a dieta cetogênica, classificada em 2022 pelo US News and Report como uma das piores a seguir.

O ranking foi elaborado com dados obtidos de estudos publicados em revistas médicas, de saúde pública e de relatórios de especialistas em saúde e nutrição.

A cetogênica está no final da lista das melhores dietas pelo terceiro ano consecutivo, ou seja, é uma das piores a seguir, juntamente com a também famosa dieta Dukan.

Embora ambas as dietas não sejam recomendadas por especialistas, muita gente continua a seguir esses padrões alimentares por conta própria, colocando suas saúdes em risco.

O que é dieta cetogênica?

A noção básica da dieta cetogênica é a de que ela força o corpo a entrar em “cetose”, um processo de queima de gordura na ausência de energia derivada dos carboidratos. A dieta cetogênica restringe drasticamente a ingestão de carboidratos enquanto aumenta o consumo de proteínas e gorduras. Esse tipo de dieta foi usado para controlar convulsões em crianças com epilepsia e pessoas com diabetes, mas em pessoa saudável, a dieta cetogênica não é recomendada. Além disso, estudos sobre a eficácia da dieta no tratamento da obesidade ou da diabetes são limitadas.

Leia mais:

Os riscos da dieta cetogênica

“Comer menos de 20 gramas de carboidratos por dia, como a dieta recomenda, é insalubre e insustentável”, disse David Katz, diretor fundador do Centro de Pesquisa de Prevenção da Universidade de Yale, à CNN.

Uma dieta assim pobre em carboidrato também pode causar sintomas cetônicos como os da assim  chamada “ceto gripe”, causando dores de estômago, tontura, mudanças de energia e de humor causadas pela adaptação do corpo à cetose, um sinal claro de que o corpo está sofrendo muito com as mudanças drásticas a que foi submetido.

A dieta cetogênica também pode causar aumento do risco de doenças cardíacas, cálculos renais, problemas hepáticos, no pâncreas, tireoide ou vesícula biliar, constipação, além de deficiências nutricionais.

Mas como é possível que uma dieta tão desprezada pelos especialistas continue sendo tão popular?

A verdade é que as pessoas para, emagrecerem rápido, colocam em risco a própria saúde. Até emagrecem mas assim que acaba a dieta, voltam ao peso de antes ou até ganham quilos extras.

E as melhores dietas, como ficam?

No topo da lista estão:

  1. Dieta mediterranea
  2. Dash dieta
  3. Dieta Flexitariana

Fica portanto o alerta de não improvisar dietas famosas só porque são famosas, pois elas podem além de não funcionar, ser perigosas para a sua saúde. Informe-se.

Talvez te interesse ler também:

O que é Dieta Sáttvica: diferenças e semelhanças com veganismo

Dieta Coreana: o que é, como e por que funciona

Dieta para perder barriga: o cardápio da barriga lisinha

Dieta brasileira: ruim para saúde e pior para o planeta




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. folhadobrasil.top
    Publicado em 16/10/2022 às 10:39 am [+]

    Isto me leva a ter fé que tenho bastante a estudar nessa vida.
    hahaha


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...