Dieta cetogênica não sai da moda, mas a preferida do povo é perigosa


Emagrecer já deveria ter saído de moda com tanta campanha nas redes sociais contra a gordofobia e a favor da diversidade de corpos. No entanto, emagrecer às vezes é necessário quando a prioridade é a saúde e não a estética, muito embora existam sim gordos saudáveis.

E dentre as muitas dietas existentes, tem uma que não sai de moda porque funciona: a dieta cetogênica ou Keto Diet se preferir.

Queridinha dos famosos, como informa a Veja, Adele, a cantora, perdeu 45 kilos; Sasha Meneghel perdeu 8 e muitos outros famosos são adeptos dessa dieta seja para emagrecer que para manter o peso ideal.

Mas a Keto é perigosa, já havíamos falado aqui antes:

A dieta cetogênica emagrece mas é perigosa. Nutricionistas da Harvard alertam sobre os riscos

O que é e como funciona a dieta cetogênica

Feita para tratar epilepsia em crianças, a dieta cetogência consiste em

  • alto consumo de gorduras (de 70 a 90%)
  • juntamente com proteínas (20% ou o restante)
  • e zero, ou baixíssimo, consumo de carboidratos.

A ideia é promover condições metabólicas que induzam à queima de gordura pela falta de glicose, como acontece com o jejum. Sem a energia proveniente dos carboidratos (glicose), o corpo utiliza a energia gerada pelos assim chamados corpos cetônicos, ou seja, da gordura transformada glicose.

Como a reserva de glicose no organismo dura no máximo 36 horas, após esse período, o organismo entra em cetose e se vê obrigado a queimar a gordura armazenada ou ingerida.

Funciona! Emagrece rápido e por isso é tão popular! Mas há perigos à saúde tanto que a Keto Diet está entre as piores dietas listadas em 2021 (dessa lista ela tampouco sai da moda, pois é uma das dietas menos recomendadas por especialistas).

Top dietas 2021: as melhores e as piores da lista

Segundo a lista anual do U.S. News and World Report, em 2021, as melhores dietas são:

  1. Dieta mediterrânea
  2. Dash diet
  3. Dieta flexitariana
  4. Dieta WW (Weight Watchers)
  5. Mayo Clinic diet
  6. MIND diet

Segundo os especialistas, as piores dietas em 2021 foram:

  • Dieta cetogênica (em 37° da lista)
  • Dieta GAPS (em 38° da lista)
  • Dieta Dukan (em 39° da lista)

Os perigos da dieta cetogênica à saúde

Comer pouquíssimo carboidrato e tantíssima gordura pode promover a perda rápida de peso, mas os especialistas em saúde se preocupam com os efeitos colaterais e as complicações que a dieta cetogênica podem causar à saúde.

Resumidamente, os perigos são:

  1. Keto Flu (ou “keto gripe”) pessoas quando começam a cetose, simplesmente se sentem doentes e cansadas.
  2. Diarreia
  3. Redução do desempenho atlético
  4. Cetoacidose (em pessoas com diabetes, a dieta cetogênica pode desencadear uma condição perigosa chamada cetoacidose. Isso ocorre quando o corpo armazena cetonas demais – ácidos produzidos como subproduto da queima de gordura – e o sangue se torna muito ácido, o que pode danificar o fígado, os rins e o cérebro. Se não for tratada, a cetoacidose pode causar morte)
  5. Não funciona a longo prazo (no começo a pessoa perde peso  rápido mas a tendência é recuperá-los igualmente rápido assim que a dieta termina)
  6. Perda de massa muscular
  7. Redução do metabolismo
  8. Aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes 
  9. Problemas no fígado 
  10. Problemas nos rins (pois essa dieta sobrecarrega esses órgãos com tanta gordura e proteína para metabolizar).

É preciso estar atento às dietas da moda, e às além da moda, porque elas podem funcionar em um primeiro momento mas, se a pessoa não fizer uma reeducação alimentar depois para manter o peso conseguido, a tendência é engordar de novo e o efeito yoyo é péssimo, todos sabem disso.

Ademais, a dieta Keto pode causar deficiência nutricional por ser tão restritiva, pode alterar o humor e a disposição da pessoa.

Não improvise dietas por mais que todos digam que funcionam e por mais que funcionem mesmo. Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. Ninguém engorda da noite pro dia, o mesmo serve para emagrecer.

Um estilo de vida saudável emagrece fazendo bem à saúde. Isso é certo!

Alimente-se bem, durma bem, faça atividades físicas diárias. Pra quê dieta?

Talvez te interesse ler também:

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...