Os 10 sonhos mais comuns e seus significados


Na Antiguidade, muitos povos acreditavam que os sonhos eram mensagens do além, que pessoas especiais, sacerdotes, profetas, poderiam interpretar. Na modernidade, os sonhos perderam o valor “secreto”, “divino”, “premonitório” e passaram a ser vistos apenas como uma questão banal, fisiológica do corpo. Na psicologia moderna, com Freud (em A Interpretação dos Sonhos) e Jung (em várias obras suas), os sonhos começaram a ganhar mais uma vez um valor profundo, ligado ao autoconhecimento através de símbolos que representam o nosso inconsciente.

É importante dizer que não existe uma interpretação única para um determinado tipo de sonho, pois a interpretação dos sonhos se baseia principalmente no estudo da experiência do sonhador.

Ou seja, para tentar entender melhor o significado dos teus sonhos, você deve levar em consideração a tua vida, com as coisas que te preocupam, que te fazem feliz, ou seja, com as tuas experiências vividas em um dado momento, uma vez que tais aspectos podem se refletir no sonho.

No entanto, existem símbolos que estariam ligados ao que Jung chama de inconsciente coletivo, que seriam comuns a nós e que poderiam surgir em nossos sonhos. Vejamos então os sonhos mais comuns e seus significados.

Sonhar de estar voando

Sonhar de estar voando

Normalmente, a este tipo de sonho é dado um significado positivo ligado ao sucesso e à felicidade. De acordo com algumas interpretações, o mais importante é perceber quais sentimentos surgem no sonho de estar voando. Se a experiência de voar em um sonho é boa, feliz, a interpretação é de bom presságio. Se você tem medo de pegar avião, esta tua característica pode se refletir em sonhos. Se o sonho de voar é repleto de medo, olhe para dentro de si mesmo para procurar as razões…talvez signifique medo de arriscar coisas novas e assim por diante.

Sonhar de perder um dente

É mais um sonho bastante comum e normalmente o significado a ele atribuído não é exatamente positivo. Na crença popular, a perda de dentes no sonho está relacionada ao luto e às doenças, mas é mais provável que este tipo de sonho esteja relacionado a um problema de baixa auto-estima, ou represente uma fase difícil que se esteja passando na vida. Isso porque dentes representam algo muito na cara além de ser o símbolo da felicidade (sorrir)

Há também um ponto positivo: há interpretações que dizem que sonhar com a perda de um dente signifique dinheiro a caminho.

Leia mais:

Sonhar com cachorros

Sonhar com cachorros

Os cães representam a amizade e sonhar com eles seria de bom presságio. Sonhar estar fazendo carinho em um cão significa boas coisas a caminho e amizades duradouras e sinceras. Sonhar com cães latindo pode significar más notícias ou desafios a enfrentar com relação a amigos. Sonhar de estar em um canil poderia indicar que você se sente abandonado ou teme ficar sozinho.

Veja aqui -> outros significados sobre sonhar com cachorro

Leia também: NOMES PARA CACHORRO: CRIATIVOS E DIVERTIDOS

Sonhar de estar nu

Quem nunca sonhou de estar nu em um ambiente em que nós deveríamos estar vestidos? Se no sonho de estar nu em público o sonhador não sentiu vergonha, talvez isso signifique que ele não teme o julgamento dos outros. Mas, se o sonhador se sentir desconfortável na situação sonhada, talvez isso signifique demasiada preocupação com a opinião dos outros.

Sonhar a morte de um ente querido

A tradição popular diz que sonhar com a morte de alguém querido significa vida longa a esta pessoa. A morte no sonho é um símbolo de transformação. Talvez algo esteja mudando na vida da pessoa que você sonhou e ou no teu relacionamento com ela. Sonhar a morte não é um mau presságio, na verdade, pode ser o sinal de uma mudança positiva.

Sonhar de voltar à escola

Sonhar de voltar à escola

Ainda que a escola tenha ficado pra trás há muito tempo, acontece com frequência de sonharmos com a escola, de estarmos estudando para uma prova difícil, de termos esquecido a mochila em casa, etc. Este tipo de sonho pode indicar um desejo de reviver o passado ou, ao contrário, receio de reviver situações chatas do passado. Muitas inseguranças e medos fazem parte da vida escolar. O sonho pode representar que tais medos do passado não têm mais motivo de estarem presentes na vida atual.

Sonhar uma traição

Se você sonhou ter sido traído (a) por seu parceiro (a), provavelmente irá despertar cheio de dúvidas e medos. A menos que você não tenha reais suspeitas, o sonho pode apenas ter a ver com uma tua baixa auto-estima. Comece a trabalhar em si mesmo para melhorá-la.

Sonhar com um amigo

O que significa sonhar com um amigo? Este tipo de sonho pode representar a presença de um amigo de verdade em sua vida, ou pode indicar a busca de um aspecto de si mesmo e da tua própria personalidade que se reflete no amigo que você sonhou. Sonhar com um amigo também pode realçar o seu desejo de se socializar e de criar novos relacionamentos.

Sonhar de se perder

Sonhar de se perder

Se você sonha ter se perdido ou de vaguear sem rumo, o teu sonho pode significar que você ainda não encontrou o seu verdadeiro propósito na vida ou simbolizar o seu desejo de pesquisa.

Sonhar com fogo

O fogo é um símbolo muito poderoso. Em muitas culturas, o fogo está relacionado à renovação e ao desejo de mudança. Se você sonha com fogo, isso significa que você pode finalmente dizer adeus a um período difícil e ficar aberto a tudo o que uma vida nova e positiva tenha para te oferecer.

Mas claro que todas essas interpretações são apenas sugestões para iluminar o teu caminho na obscura descoberta dos significados dos sonhos.

Afinal, só você mesmo pode interpretar teus próprios sonhos.

Talvez te interesse ler também:

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM GATO

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM ÁGUA

SONHOS COM BANHEIRO: O QUE ELES SIGNIFICAM?

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM URINA

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM FEZES

10 SONHOS ESTRANHOS E SEUS SIGNIFICADOS

10 COISAS A SE FAZER ANTES DE DORMIR, PARA AMAR AINDA MAIS A VIDA

DICAS PARA SE LEMBRAR DOS SONHOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Luís Matias
    Publicado em 20/05/2021 às 6:42 pm [+]

    Há uns tempos sonhei que tinha uma prostituta que na realidade com quem cheguei a ir 3 vezes pro quarto cujo o nome dela é Camila mais conhecida por Xuxa por ser parecida com a cantora brasileira. No sonho ela tinha um vestido preto,sapatos pretos e meias de liga preta. Fomos pra cama e comecei a baixar as meias pela perna abaixo até tirar por completo. O que significa?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...