5 Remédios para Cãibras – como fazê-las PASSAR RÁPIDO

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Cãibras

Quem já teve sabe o quanto ela é dolorosa. Aparece repentinamente, e nas mais variadas situações. Costuma acontecer mais frequentemente em praticantes de atividades físicas, mas ninguém está livre delas.

As cãibras, apesar de intensas, costumam durar menos de um minuto e passar esponteanemente, mas quem passou por isso sabe o quanto esse minuto doloroso pode parecer uma eternidade. Por isso, existem formas de fazê-las passarem mais rápido. Mas antes, saiba por que elas ocorrem, como prevenir e tratar.

O que é a cãibra?

A cãibra é uma contração involuntária de um ou mais músculos, causando espasmos dolorosos.

Ela frequentemente ocorre durante a prática de alguma atividade física, mas também pode surgir com o corpo em repouso.

A dor intensa é um sinal indiscutível de que se trata de uma cãibra. Como mencionado, os episódios costumam ser rápidos e sumirem espontaneamente.

As causas das cãibras

Existem vários fatores desencadeadores de cãibras, sendo que elas ainda são objeto de estudo dos especialistas.

No entanto, entre as causas mais comuns, estão:

Fadiga

Uma das principais causas das cãibras está relacionada à sobrecarga de determinados músculos, causando uma fadiga muscular, por isso é comum aparecer em atletas

Má circulação

A falta de irrigação sanguínea adequada pode facilitar a ocorrência de cãibras também.

Desidratação

A água é essencial para o bom trabalho muscular, tendo em vista que ela facilita as contrações e relaxamento dos músculos, por isso sua falta pode facilitar o aparecimento de cãibras.

Falta de sais minerais

Existem nutrientes essenciais para o bom funcionamento muscular, entre eles potássio, magnésio e cálcio. Quando existe uma carência desses sais minerais, a cãibra pode aparecer.

Algumas doenças

Enfermidadas como diabetes, doenças neurológicas e da tireiode, anemia, insuficiência renal, artrose, entre outras condições também estão entre as causas.

Como prevenir cãibras

As chances de ocorrência de cãibras podem diminuir tomando alguns cuidados, principalmente com a alimentação e preparo antes das atividades físicas.

São elas:

alongamento

Alongamento

Antes e depois de praticar atividades físicas, é importante alongar-se adequadamente para preparar o corpo para tais exercícios.

setaALONGAMENTO: POR QUE E COMO FAZER?

Hidratação

A água ajuda os músculos a trabalharem melhor, por isso é essencial hidratar-se, regularmente.

Alimentação adequada

É importante também incluir no cardápio diário alimentos ricos em sais minerais, como o potássio, cálcio e, principalmente, o magnésio.

Tais nutrientes podem ser encontrados, por exemplo, nos vegetais de folhas escuras, nos grãos e cereais.

Remédios caseiros para evitar cãibras

vinagre de maca

Conheça abaixo algumas receitas de bebidas que podem evitar as cãibras:

Suco de banana com coco

Misture uma banana e 1 copo de água de coco no liquidificador e beba essa mistura, de preferência, todos os dias, caso ocorram episódios frequentes de cãibras.

A banana é rica em potássio e o coco em magnésio, dois nutrientes essenciais para o bom funcionamento muscular.

Suco de banana com aveia

Bata no liquidificador duas bananas, 2 colheres (sopa) de aveia, ½ litro de água e mel.

Beba diariamente.

Se preferir, simplesmente coma a banana amassada com aveia. É uma delícia além de ser muito prática.

Suco de morango com banana

Misture 2 xícaras (chá) de morango, 300 ml de água, 1 banana e 1 colher (sopa) de nozes ou castanhas e bata no liquidificador, adoçando como preferir.

Vinagre de maçã com lactato de cálcio

Misture uma colher (café) de mel, uma colher (café) de vinagre de maça e uma colher (de sopa) de lactato de cálcio e meio copo de água.

Beba uma vez por dia.

O cálcio também é um elemento essencial para a saúde muscular.

Chás

A camomila, a erva-cidreira e a tília são ervas que ajudam a acalmar as tensões musculares, evitando cãibras. Para tanto tome duas xícaras por dia, e adoce, preferencialmente, com mel.

Já a manjerona, alfazema, hortelã e taiuiá são úteis para tratar cãibras digestivas.

Gases e dores intestinais podem ser tratados tomando meia xícara de centáurea, antes das refeições.

Caso ocorram cãibras digestivas relacionadas a distúrbios biliares, tome chá de celidônia antes das refeições.

Como fazê-las passar mais rápido

Algumas medidas simples podem ajudar quando ocorrem episódios de cãibra:

Massagem e alongamento

Massageie o local afetado para melhorar a circulação sanguinea e diminuir a dor, fazendo movimentos circulares. Caso a cãibra aconteça na perna, o ideal é ficar de pé e colocar o peso sobre a perna afetada ou sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.

Vale lembrar que não é recomendado forçar a musculatura, todo esse trabalho de massagem e alongamento deve ser feito, sem sobrecarregar ainda mais os músculos.

Calor local

Fazer compressas quentes favorecem a irrigação sanguínea e diminuem a dor.

Compressa com gelo

Essa dica é para prevenir o aparecimento de cãibras, pois o gelo ajuda a relaxar a musculatura. Para tanto basta fazer uma massagem com compressa de gelo por cerca de 10 minutos.

No vídeo abaixo tem mais dicas do que fazer quando acontecem episódios de cãibras:

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