Uva-passa: os benefícios e como consumir (10 Receitas)

  • atualizado: 

Geralmente lembrada apenas na época do Natal, a uva-passa é um ingrediente que deveria fazer parte da mesa de todo mundo, tendo em vista os nutrientes e benefícios à saúde que possui.

Rica em vitaminas A e B, ferro, zinco, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, manganês e polifenóis, a uva-passa divide opiniões quanto ao paladar, mas é sem dúvida um alimento muito saudável. Entre os principais benefícios do consumo dessa frutinha, estão:

  • Melhorar o funcionamento intestinal, graças as fibras que possui;
  • Proteger a saúde dos dentes e gengivas e também dos olhos;
  • Atuar como antioxidante, eliminando radicais livres que degeneram as células e podem causar doenças, como câncer;
  • Fortalecer os ossos, graças ao cálcio que contém;
  • Atuar como anti-inflamatório e antibacteriano natural;
  • Reduzir a acidez e as toxinas do organismo;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar a desintoxicar o fígado, por ter efeito depurativo;
  • Dar energia ao corpo.

Saiba mais: UVA-PASSA: TODAS AS PROPRIEDADES PARA SE BENEFICIAR DESSA DOÇURA

Frente à tantas vantagens, nada melhor do que preparar uma receita especial com uvas-passas.

Tem para todos os gostos. Confira dez pratos deliciosos:

1. Arroz à grega 

O arroz de todo dia pode ganhar um ar mais colorido e um gostinho agridoce com essa receita do Canal Made in Jpn. Os ingredientes desse prato bonito são cebola, alho, cenoura, pimentões vermelho e amarelo, ervilha e uva-passa. Lembre-se de cortar a cenoura em pedaços bem pequenos para que ela cozinhe ao mesmo tempo que o arroz!

A receita completa você confere no vídeo:

2. Farofa com uva-passa 

A farofa também ganha uma outra cara utilizando uvas-passas. Nessa receita vai farinha de mandioca torrada, uvas-passas escura e clara, margarina ou manteiga e sal a gosto. O preparo é muito simples. Confira!

3. Salada de maionese completa

Salada de maionese é um clássico de fim de ano, mas pode ser feita sempre e fica muito melhor com uvas-passas. Nessa receita vai maçã, vagem, batata, cenoura, nozes ou castanha-do-pará, salsinha, cebola, azeitonas e uvas-passas, além da maionese, azeite e sal. Uma delícia!

4. Bolo de maçã com passas

Uva-passa também fica muito bem em bolos variados, como o de maçã. A receita do Canal da Tamara Dantas leva os ingredientes básicos do bolo, como farinha de trigo, açúcar, ovos, óleo, fermento em pó, e também maçãs, canela, uvas-passas e nozes. Até mesmo a casca das maçãs – super nutritivas – compõem esse bolo de dar água na boca.

5. Cookie de aveia e uva-passa 

Essa receita vegana é um sucesso e leva como ingrediente principal a uva-passa e a aveia. Dois ótimos ingredientes para quem busca alternativas mais saudáveis de lanches. A inclusão do açúcar demerara é uma ótima escolha para deixar o cookie mais nutritivo. Confira a receita completa!

6. Manjar branco

Ele não é chamado de manjar dos deuses à toa, essa receita, que leva amido de milho, leite, leite de coco, leite condensado, creme de leite, açúcar, coco ralado, é composta também por uma calda deliciosa de uvas-passas, açúcar e água.

7. Pudim de pão com uvas-passas e nozes

Sobrou pão? Pães amanhecidos sem casca podem virar pudim nessa receita do Chef Osmarino. Os ingredientes são leite, leite condensado, ovos, uva-passa e nozes. Uma boa dica é bater bem os itens no liquidificador para o pudim não ficar com cheiro de ovo.

8. Antepasto agridoce

Para fazer esse delicioso antepasto, separe vegetais como berinjela e pimentões coloridos e misture com uvas-passas, azeitonas, azeite, vinagre, orégano e outros. Confira a receita de Aline Rodrigues e Bom apetite!

9. Pão integral com batata-doce e uvas-passas

A Eusa Maciel ensina essa receita que leva farinhas de trigo integral e refinada, batata-doce cozida, sal, açúcar, fermento para pão e uvas-passas. A massa é sovada à mão e deixada em repouso para crescer e dobrar de tamanho. Muito bom! Confira o passo a passo no vídeo do Canal da Eusa:

10. Bolo integral de banana com uvas-passas 

Para quem quer uma receita nutritiva, esse bolo é uma boa pedida. Ele leva uva-passa, açúcar mascavo, farinha integral, grão de linhaça, chia ou aveia, bananas, canela em pó e granola, além dos ovos e fermento. Confira!

Esperamos que tenham gostado das receitas e que se deliciem com os benefícios da uva-passa durante o ano inteiro! Bom apetite!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!