Biscoito Oreo: acusado de conter amônia tóxica pela sua cor escura

De acordo com o jornal holandês Noordhollands Dagblad, a fábrica de cacau holandesa Olam Cocoa mistura amoníaco tóxico com grãos de cacau moídos para produzir os famosos biscoitos Oreo de cor negra.


Você sabe quais são os ingredientes do que está comendo? Já parou para olhar um alimento com uma coloração peculiar e se perguntou como ele foi feito? A febre do biscoito Oreo teria um nome: amônia tóxica com grãos de cacau moídos (o que dá a cor escura ao produto). Será?

De acordo com uma investigação feita pelo jornal NoordHollands Dagblad, a fábrica de cacau Olam de Koog aan de Zaan, na Holanda, usa amônia para mudar a cor e sabor aos biscoitos Oreo.

A amônia é um composto inorgânico de nitrogênio e hidrogênio, altamente prejudicial à natureza e à saúde humana.

Segundo a investigação, a Olam foi acusada por organizações ambientais sobre emissões excessivas de amônia, entre outras coisas.

Poluente ambiental

As emissões de amônia, juntamente com as de óxidos de nitrogênio, são o maior problema ambiental na Holanda.

Além disso, a emissão desse poluente ambiental é um problema para os moradores locais.

Segundo a fábrica, “o uso de carbonato de amônio em produtos alimentícios não afeta a qualidade ou a segurança do produto”, pois muito pouca ou nenhuma amônia permanece no produto final.

A investigação relata que:

“A empresa sempre explicou que as emissões são liberadas naturalmente durante o processamento dos grãos de cacau, mas não é mencionado que grandes quantidades de amônia também são adicionadas artificialmente durante esse processo, para que o cacau fique de cor preta escura”.

Mas a opinião dos moradores locais é outra:

“Então a amônia está saindo de todos os cantos, o fedor é enorme. O ambiente? A alta administração não está interessada nisso. O pó de cacau preto é o que eles ganham com isso”.

A pesquisa ainda revela que a agência de proteção ambiental do governo já tinha conhecimento do caso e a própria fábrica publicou dados falsos sobre amônia.

Não é a primeira vez que esse biscoito é notícia ambiental:

Mas há controvérsias…

Segundo il Salvagente, uma empresa italiana líder em testes de laboratório contra fraudes ao consumidor, a questão é controversa.

Contactada pela Salvagente, a Mondelez (responsável pelo produto) se explicou:

“Confirmamos que o consumo dos nossos biscoitos Oreo no mercado é seguro e que o produto não apresenta qualquer risco para a segurança alimentar. O carbonato de amônio, ingrediente usado para produzir o pó de cacau preto para nossos biscoitos Oreo, é um aditivo alimentar composto de minerais naturais (sulfato de amônio e carbonato de cálcio). É comumente usado não apenas para alcalinização, mas também como agente de fermentação na produção de produtos de panificação, como biscoitos ou bolachas. O carbonato de amônio é adicionado aos grãos de cacau para melhorar seu sabor. Este processo de alcalinização torna os grãos menos amargos e escurece a cor do cacau em pó. Quando aquecido, se decompõe em dióxido de carbono, água e amônia, não deixando resíduos no cacau em pó e no biscoito Oreo”.

De fato, o carbonato de amônio é um sal de amônia, permitido como aditivo, usado como agente de fermentação (E503) e como adjuvante em farinhas de cacau. É pouco utilizado, não pelo seu perfil de risco, mas pelo cheiro forte e pungente (semelhante ao da amônia) que incomoda os trabalhadores durante o processamento.

O cacau em pó para a indústria de alimentos tem um problema de estabilidade quando misturado: é assim tratado – alcalinizado – com carbonato de amônio (ou de potássio) para depois se tornar mais solúvel. Uma vez aquecido, o cacau em pó libera os componentes mais voláteis, começando pela amônia, da qual o carbonato de amônio é um sal.

Esse processo de alcalinização afeta a cor e o sabor do produto final. Mas o fato é que os biscoitos Oreo são de uma cor preta intensa (não típica do cacau), quando nenhum corante é declarado na lista de ingredientes do produto… Então, de onde viria a sua coloração típica?

Fontes:

  1. taketonews.com
  2. noordhollandsdagblad.nl
  3. Il Salvagente

Talvez te interesse ler também:

Aditivos cosméticos que alteram cor, sabor, cheiro e forma, são usados para ‘maquiar’ alimentos

Corantes são um veneno. Vamos eliminá-los da nossa mesa?

20 ingredientes para se evitar de comprar produtos industrializados




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...