Como economizar tempo e dinheiro usando a panela de pressão


A panela de pressão não serve apenas para cozinhar feijão, pois este utensílio pode ser um grande aliado para agilizar o preparo de diferentes pratos, economizar gás e preservar certos nutrientes dos alimentos.

Levando estas vantagens em conta, este conteúdo traz dicas de como utilizar a panela de pressão para economizar tempo e dinheiro.

Como funciona a panela de pressão?

© AnnRve / Pixabay

© AnnRve / Pixabay

A panela de pressão possui uma tampa selada, com uma válvula que permite reter o vapor e manter uma pressão alta e constante em seu interior. Para usá-la, basta introduzir o alimento e água o suficiente (sem encher demais) e fechá-la.

Conforme vai aumentando o aquecimento, a válvula começa soltar o vapor, fazendo barulho e girando. Após o tempo necessário de cozimento, apaga-se o fogo e espera a válvula parar de soltar vapor. Então, pode abrir a tampa.

Método mais econômico

Como a panela de pressão acelera o tempo de cozimento, ela permite reduzir o consumo de gás ou eletricidade (se for fogão elétrico).

Esse fato também contribui para redução de emissões de carbono.

Uma dica para tornar esse utensílio mais sustentável é quando a panela começar a assobiar, ou seja, atingir a pressão, apagar o fogo, deixando apenas o vapor completar o cozimento.

Outra dica, para fazer mais economia, é de não colocar muita água, somente o suficiente para cozinhar o alimento.

Preserva vitamina C e betacaroteno

O que muita gente não sabe é que, além de cozinhar rápido e economizar no gás, a panela de pressão também é um dos métodos que melhor preserva os nutrientes, como a vitamina C e o betacaroteno.

A maioria das pesquisas, como esta aqui, sugere que o melhor método de cozimento para preservar nutrientes é o cozimento a vapor. Mas, nesse estudo , os pesquisadores descobriram que o cozimento sob pressão foi o melhor método para reter a vitamina C e o betacaroteno no espinafre e no amaranto.

Veja a importância de preservar estes nutrientes, com as informações a seguir:

Vitamina C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um nutriente que favorece várias funções bioquímicas das células.

Os benefícios da vitamina C estão relacionados com a formação dos ossos, a manutenção do sistema imunológico, seu poder antioxidante, entre outros.

Sabe-se que a vitamina C é muito instável e reage facilmente com o ar, com a luz e com a água. Por esse motivo, é muito importante conhecer os métodos corretos de conservação e cozimento para evitar que a vitamina se dissipe.

Betacaroteno

O betacaroteno, pigmento laranja/amarelo presente em vários vegetais, atua em várias funções orgânicas, como:

  • antioxidante
  • visão noturna
  • imunidade
  • elasticidade da pele
  • brilho dos cabelos
  • força nas unhas
  • metabolismo de gorduras

Esse pigmento é transformado em vitamina A pelo nosso organismo e também auxilia na formação de melanina, responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas.

Quais alimentos cozinhar na panela de pressão?

A panela de pressão pode ser utilizada para cozinhar todo tipo de alimento com atenção ao tempo de cozimento, porque cozinham mais rápido.

Feijão

A melhor forma de cozinhar feijão, é sem dúvida, com a panela de pressão.

Isso porque os grãos de feijão demoram muito para serem cozidos em panelas comuns.

Para preparar o feijão na panela de pressão, basta colocar os grãos com água, ligar o fogo e, quando começar a chiar (sair fumacinha pela válvula), deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos.

Recomendação: Coloque o feijão de remolho por 8 horas para retirar os fitatos, antinutrientes que provocam gases estomacais e dificultam a digestão. Troque a água do remolho para não fermentar. Não use a mesma água para cozinhar o feijão

Atenção: Só abra a tampa da panela quando toda a pressão tiver saído.

Diferentes tipos de grãos e leguminosas

Além do feijão, outras leguminosas e grãos que são mais indicados cozinhar na panela de pressão são:

  • grão-de-bico
  • milho verde
  • canjica
  • ervilha

Legumes (verduras)

Para cozinhar os legumes na panela de pressão é indicado colocar bem menos água e cozinhá-los fatiados. Em geral, o tempo de cozimento de legumes gira em torno de 3 a 5 minutos.

Macarrão

Até o macarrão dá para cozinhar na panela de pressão, basta dourar os temperos (cebola, alho e outros) no azeite, adicionar água e, depois de ferver, acrescentar o molho de tomate e o macarrão, do tipo pene ou parafuso por serem mais compactos.

Depois de mexer um pouco (para evitar que o macarrão grude), tampe a panela e, assim que começar a chiar, desligue e espere cerca de 5 minutos para abrir. Só abra depois de toda a pressão ter saído. O tempo de cozimento depende do tipo de macarrão (leia na embalagem).

Arroz

Para agilizar o preparo do arroz, principalmente o integral, pode-se recorrer à panela de pressão.

Nesse caso, comece refogando o alho e a cebola no azeite (junto com outros temperos, se preferir) e depois adicione o arroz já lavado. Depois, é só adicionar a água e tampar a panela.

Assim que começar a chiar, basta deixar cerca de 5 minutos, no caso do arroz comum. Já o integral, se faz necessário aguardar por volta de 10 minutos.

Outros alimentos

Ainda dá para preparar outros alimentos na panela de pressão, como

Você tem medo?

Se a panela for nova ou não estiver quebrada, com válvulas entupidas ou tampa amassada, não há perigo. Bastar a pressão sair antes de abrir. Uma vez passado o medo, vai ser panela de pressão para sempre!

Panela de pressão: agilidade e economia

Agora que já sabe como usar panela de pressão para preservar nutrientes e vitaminas importantes, agilizar o cozimento e economizar gás, dá para utilizar com mais frequência este utensílio.

Fontes:

Para mais dicas sustentáveis, veja:

Mofo no banheiro é um perigo. Veja como evitar

Quanto tempo precisa deixar os alimentos de molho?

Como abrir um cadeado em caso de emergência, usando uma latinha

Como limpar de modo natural: Prata, cobre e outros metais

O que fazer com enxame ou colmeia, sem prejudicar as abelhas?

Não mate! Mosquitinho-de-banheiro limpa e desentope ralo

Recicle e reutilize sabão e sabonete. Salve o bolso e o planeta. Veja como!

Diy: Saboneteira de madeira reutilizando prendedor ou galhos

10 ideias práticas para reutilizar garrafa pet

Não jogue fora: Veja como reciclar a esponja de lavar louça




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...