Como limpar de modo natural: prata, cobre e outros metais


Prata, cobre, ouro, como limpar estes metais? Agentes agressivos de limpeza, como álcool e amônia, não são os melhores produtos para fazer a limpeza de metais.

Também no caso dos metais, é possível utilizar várias alternativas naturais e econômicas que permitem uma limpeza simples e eficaz. Vejamos algumas dicas caseiras para a limpeza de objetos em prata, cobre, ouro e outros materiais metálicos.

1. Prata

A prata é um material particularmente popular pelo o seu brilho, mas as manchas, arranhões e oxidação podem estragar a sua beleza. Para remover as manchas provocadas pela oxidação, é possível recorrer a um creme de limpeza preparado em casa, feito de bicarbonato com um pouco de água, e que deve ser esfregado sobre os pontos problemáticos com delicadeza e com a ajuda de uma esponja macia. Jóias de prata podem ser brevemente deixadas de molho em água morna com a adição de algumas gotinhas de sabão líquido e uma pitada de sal. Depois disso, enxugue-as delicadamente.

2. Cobre

A limpeza do cobre pode feita utilizando vinagre de vinho branco, aplicado com um frasco de pulverização diretamente sobre a superfície salpicada (com um pouco de sal sobre) antes de ser esfregada suavemente. Enxague com água quente e seque com um pano macio.

Um outro produto milagroso para a limpeza do cobre é feito com suco de limão, que pode ser aplicado com uma esponja sobre os objetos para fazer o polimento, ou com o próprio limão cortado ao meio.

3. Latão

O suco de limão é também uma excelente solução para limpeza de objetos de latão (uma liga de cobre e zinco). Neste caso é necessário misturar o suco de limão com bicarbonato de sódio, até obter uma pasta de consistência similar à pasta de dente. A mistura deve ser esfregada sobre a superfície com um pano ou esponja, deixada em repouso durante cinco minutos e lavada depois. Também o sal e a farinha podem ser misturados em partes iguais, com a adição de um pouco de vinagre, e serem usados para esfregar o latão.

4. Aço inoxidável

Para o aço inoxidável, será mais fácil remover manchas depois de terem sido tratadas com azeite de oliva. O óleo é perfeito para fazer desaparecer halos (aquelas manchas provocadas pelo fogo). Para o polimento do aço inoxidável e do crômio, bem como para remover marcas de calcário, o melhor remédio é usar puro vinagre de vinho branco.

Outra dica é misturar meio copo de bicarbonato de sódio com duas colheres de sopa de água fervente e usar a mistura para esfregar o aço com a ajuda de uma esponja.

5. Alumínio

Os objetos de alumínio podem ser lavados com água e detergente líquido ecológico, bem enxaguados e secos imediatamente para evitar halos. Os fundos de panelas de alumínio com sujeira grudada, podem ser deixados de molho em água morna para facilitar a limpeza.

6. Bronze

O bronze, uma liga de cobre e estanho (ou de alumínio, níquel ou outros metais), pode ser limpo com água e sabão natural, enxaguado com água morna e secado com um pano macio. No caso do bronze cinzelado, é possível utilizar uma escova macia para a limpeza utilizando água e suco de limão.

7. Ouro

Para a limpeza do ouro, você pode simplesmente recorrer ao sabão líquido natural e ao bicarbonato de sódio. Faça um creme com a mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sabão líquido e utilize o composto obtido para a limpeza de objetos em ouro, enxague e seque com cuidado. As joias de ouro podem ser facilmente limpas depois de serem deixadas imersas durante uma hora em água com a adição de um pouco de suco de limão.

8. Ferro fundido

Para limpar o ferro fundido é possível utilizar água e sabão natural. Enxague com água morna e seque imediatamente. Para eliminar os vestígios mais resistentes de sujeira, você pode esfregar o ferro fundido com pó de pedra-pomes.

9. Ferro

Se os objetos de ferro forem esmaltados, poderão ser lavados com água e sabão. No caso de ferrugem, ela pode ser eliminada esfregando a parte enferrujada com uma palha de aço. Se houver manchas de ferrugem, use suco de limão ou vinagre, misturado com sal ou bicarbonato de sódio.

Leia também: COMO REMOVER FERRUGEM E SUAS MANCHAS COM RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS

10. Peltre

É uma liga feita principalmente de estanho, que pode conter cobre e outros metais. Em sua composição, o chumbo foi proibido, devido à sua toxicidade. O peltre pode ser limpo com água e sabão natural ou com uma mistura cremosa preparada com bicarbonato de sódio e sal, aos quais se adiciona o suco de limão até obter a consistência desejada.

O vídeo abaixo mostra uma dica incrível para a limpeza da prata usando folhas de alumínio e água quente:

Leia mais dicas para a limpeza ecológica da casa:

COMO LIMPAR UMA FRIGIDEIRA COM ALIMENTO AGARRADO EM APENAS UM MINUTO

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: 13 FORMAS DE USAR O LIMÃO PARA LIMPAR A CASA

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

10 PRODUTOS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NUNCA MAIS DEVERÁ COMPRAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...