Significado espiritual da barata e de sonhar com baratas


A maioria de nós tem nojo e alguns têm fobia de barata. De fato, a infestação delas em casa denota sujeira, acúmulo de quinquilharias e bagunça. Mas a verdadeira simbologia das baratas está relacionada à resiliência, adaptação e sobrevivência. Conheça os significados espirituais da barata e o que sonhar com baratas pode significar.

Apesar da sua má fama de suja e oportunista, alguns dos significados da barata estão atrelados às qualidades da resiliência, adaptabilidade, inteligência, sucesso, sobrevivência, agilidade e resistência.

Saiba mais sobre as simbologias espirituais e psicológicas da barata, e o que sonhar com este inseto pode significar.

O arquétipo da barata

Arquétipo é um conceito usado na psicologia, na filosofia e em outros campos de estudo, utilizado para representar padrões de comportamento associados a um objeto, tema ou personagem. Representa o primeiro modelo, um protótipo ou as primeiras impressões sobre algo, criadas pelo nosso inconsciente coletivo.

No caso da barata, esse inseto representa sujeira, um ser asqueroso a ponto se tornar um pesadelo como no caso da barata de Kafka em seu livro A Metamorfose. Na verdade, Kafka não diz que o inseto no qual Gregor Samsa se transformou fosse uma barata. Poderia ser um besouro, mas o inconsciente coletivo percebeu uma barata, justamente pelo desgosto sentido nessa metamorfose.

A barata também é estrela no livro A paixão segundo GH de Clarice Lispector. A cena desgostosa de GH comendo uma barata é inesquecível.

Ainda que o arquétipo da barata seja a do ser mais asqueroso da Terra, existe também a ideia da barata radioativa que sobreviveria a qualquer bomba nuclear ou a qualquer fim-de-mundo previsto para a Terra.

Sendo assim, a barata é também uma criatura que reflete uma natureza adaptável, oportunista, resiliente, resistente, que busca sobreviver, encarando praticamente qualquer situação.

Significados espirituais da barata

Se você busca clareza quando tudo parece escuro, a barata, como Espírito, Totem e Animal de Poder, pode te ajudar!

Baratas ensinam a visualizar o que é difícil de ver e a suportar mudanças desafiadoras.

Por serem tolerantes à certa radiação, as baratas simbolizam durabilidade, resistência e continuidade.

Como saltam de um local ao outro pegando carona em sacolas, compras, malas, etc, elas representam adaptação, criatividade e movimento. É provável que prosperem em qualquer lugar pois se esgueiram por frestas de portas, janelas e até pelas linhas telefônicas.

Uma barata pode viver por mais de um mês sem comida e muitas vezes se torna bastante inventiva quando está com fome, come qualquer coisa!

Embora sejam seres solitários, as baratas também podem simbolizar comunidade. A barata-alemã, por exemplo, vivem em uma estrutura social complexa na qual compartilham abrigo, informações, trabalham em conjunto e reconhecem membros da própria família.

A Barata, como Animal Espiritual, traz várias mensagens em potencial para nossas vidas, mas a mais importante talvez sobre sobrevivência e resiliência: “Onde há vontade, há um caminho”.

A barata no Xamanismo

Segundo o Xamanismo, a barata ensina a arte da adaptabilidade e o uso dos instintos de sobrevivência sob quaisquer condições.

A barata ensina perseverança e tenacidade ao acompanhar o fluxo da existência.

A barata se vale de determinação e coragem para se adaptar em qualquer evento e contexto.

A sabedoria da barata ensina:

  • como se manter em contato com o mundo ao redor
  • agir com rapidez
  • fazer uso de todos recursos disponíveis

Como essas criaturas prosperam no escuro, podem também sinalizar que é preciso abraçar a própria escuridão, através da:

  • aceitação de si mesmo
  • de enxergar as próprias sombras
  • ressignificar situações, tirando o melhor do pior

Do ponto de vista xamânico, a escuridão abrange os grandes mistérios da vida e tudo aquilo que está fora do alcance dos sentidos normais. O escuro representa o vazio,  o inverno e o inconsciente. Mas a escuridão faz parte de um ciclo normal e necessário para o bem-estar de todas as criaturas. É no escuro que dormimos; é no escuro que nos renovamos.

Saiba mais em:

A barata como Totem

Se a barata é o seu animal Totem, você pode ser aquele tipo de pessoa descrita pelo Raul Seixas como a metamorfose ambulante. Isso porque você é capaz de se encaixar muito bem nas mais diversas situações.

Pessoas quem têm a barata como Totem são determinadas, fortes, são profundas, inteligentes e vivem em harmonia com a mudança.

O Totem da Barata é um ser social também que gosta de falar sobre ideias e perspectivas interessantes. Só devem tomar cuidado com o quesito alimentação pois, como as baratas, comem de tudo.

A barata como animal de poder

Olhe para uma barata quando a vida parecer sem esperança, quando se sentir preso, quando não consegue ver luz no fim do túnel. A barata sabe te guiar na escuridão, ela conhece o caminho de volta.

Se você estiver para fazer  uma grande mudança em sua vida, deixe que uma barata te ajude. Mire-se em seu exemplo e saiba que você tem a capacidade de se adaptar muito mais rápido do que imagina.

Visão metafísica: o que significa ver baratas em casa

Na visão metafísica, ver baratas aparecendo em casa pode ser um lembrete de que é preciso sair da estagnação, superar as adversidades ou negatividades e aprender a lidar com aqueles sentimentos reprimidos como raiva, medo, ódio ou mágoa.

A lição espiritual da barata

Sabe aquela história de não ligar para o que os outros dizem? Pois essa é uma das principais lições de vida da barata.

Embora seja considerada o ser mais nojento (ou um dos mais nojentos) do planeta, a barata não esconde sua verdadeira natureza. As baratas são as grandes vitoriosas do processo evolutivo: resilientes, adaptáveis e fortes, elas encaram praticamente qualquer circunstância.

Mesmo em situações críticas, se adaptam e superam as adversidades.

Elas se concentram no que têm disponível no momento e resistem a toda sorte de infortúnio.

Não é à toa que são criaturas de origem tão remota!

Agora, quando você vir uma barata, lembre-se de suas simbologias, significados e lições de vida, e a veja com os olhos da sabedoria, aproveitando os aprendizados que este inseto e sua natureza nos dá.

Como interpretar seu sonho com baratas

Existem várias maneiras de interpretar os sonhos com baratas. O sonho pode indicar que de alguma forma você se meteu em uma situação “suja”.

Também pode significar que tudo o que você vê na superfície é apenas parte da imagem, e que algo pode estar se movendo por trás das frestas as quais você precisa estar ciente.

Pelo lado positivo, sonhos com barata podem representar fertilidade, dado que o animal se reproduz de maneira espantosamente boa, além de significar resistência, força e todos os atributos que dissemos até aqui sobre as baratas.

Os sonhos têm significados específicos e pessoais que variam conforme os seguintes fatores:

  • o que acontece no sonho
  • o que a pessoa sente no sonho em relação ao objeto sonhado
  •  o que o sonhador vem vivenciado em sua vida

Nesse contexto, definir o significado do sonho com barata é algo muito individual e, dependendo do contexto, o significado pode ser positivo ou negativo. Afinal, como vimos, apesar de nojentas, a barata representa força, resiliência e adaptabilidade.

Contextualize o sonho

Para cada sonhador, o significado da barata pode representar algo específico. É preciso contextualizar a simbologia da barata com outros aspectos que aparecem no sonho, e também com a vida atual do sonhador (se está feliz, passando por dificuldades, se tem problemas pontuais, na casa, no trabalho, etc).

Leia também:

Visão do sonhador em relação à barata

Outro fator que influi na interpretação do sonho é o que o sonhador sente em relação à barata, por exemplo, se ele é indiferente a esse inseto, tem nojo, fobia, repulsa, etc.

O que significa sonhar com baratas?

Seguem os principais significados dos sonhos com baratas:

Ver infestação de baratas

É um indício de que o sonhador pode estar se refugiando em sua zona de conforto ou que sua situação social não está das melhores.

Como as baratas prosperam em qualquer lugar e nas piores condições imagináveis, pode representar que o sonhador está atravessando adversidades e que precisa encarar e reagir para superar esta fase.

Siga o exemplo de vida das baratas se você achar que é esse o motivo pelo qual as baratas apareceram em seus sonhos.

Sonhar de ser perseguido por baratas

Esse tipo de sonho revela ao sonhador a necessidade de olhar para si mesmo e prestar atenção em uma parte da vida que vem evitando encarar e aceitar, ou que alguma situação está lhe causando temor e vontade de fugir.

Pode ter a ver com algum tipo de sujeira, vergonha ou algo similar, dada a simbologia da barata como ser asqueroso.

Sonhar que sente nojo de barata

Este sonho pode indicar que o sonhador vem alimentando emoções ruins como raiva, ciúmes, inveja, pensamentos desagradáveis e negativos, que estão fazendo sentir-se mal consigo mesmo ou com outros.

Barata andando pelo corpo

Sonhar com barata andando pelo corpo pode demonstrar que o sonhador está deixando se dominar por sentimentos de frustração, insatisfação, amargura ou lutando contra um conflito interno.

Sonhar com um ataques de baratas

Baratas atacando o sonhador pode ser sinal de que ele se sente sugado, explorado ou invadido por pessoas sujas, invasoras, oportunistas.

Sonhar com barata gigante

Sonhar de encontrar uma barata gigante pode representar dificuldades, temores ou restrições que o sonhador vem sentindo em sua vida, como se os problemas fossem maiores do que ele pode suportar, que precisa reunir forças e fazer um grande esforço para transcender.

Baratas mortas no sonho

Baratas mortas no sonho podem representar mudanças e final de ciclo, algo que precisa morrer para que algo novo possa nascer.

Também pode simbolizar a necessidade de renovar as energias porque as baratas são seres imortais (o arquétipo da barata do fim do mundo) e, se morrem, é porque há cansaço, muita dificuldade em continuar batalhando.

Também pode denotar a necessidade de transformar alguma situação para melhor.

Sonhar com barata voadora

Sonhar com barata voadora pode ser um lembrete para não ser tão racional, afinal, não é possível controlar a vida. Também pode sinalizar a necessidade de estar alerta e utilizar os instintos para lidar melhor consigo e com as situações do dia a dia. Isso porque, baratas voadoras aparecem do nada e assustam demais.

Sonhar com barata se escondendo

Ver no sonho a barata se escondendo pode indicar que o sonhador se encontra em uma fase de  introspecção, de necessidade de mergulhar em si mesmo ou ainda que sente a necessidade de evitar exposição, por algum complexo que carrega, como por exemplo:

  • se achar feio
  • ter um lado ruim
  • sentir raiva
  • não se considerar bom

A barata é um ser sombrio, noturno e escuro. Sonhar de ver barata se esconder, pode sinalizar a necessidade de o sonhador sair de suas próprias sombras.

Lidar bem com a barata no sonho

Encarar de boa a barata no sonho pode representar que o sonhador lida com maturidade e inteligência emocional o seu lado sombra, e também com as sombras dos outros.

Curiosidade: a simbologia da barata no Extremo Oriente

Na China, a barata americana é chamada de Xiao Qiang, que significa pequeno poderoso. Isso porque a criatura consegue regenerar seus próprios membros.

Alguns acreditam que matar barata dá azar

Os chineses comem baratas e as cultivam em instalações controladas. Ricas em proteínas, são vendidas como substitutivos da carne, na fabricação de cosméticos (especialmente cremes faciais) ou em medicamentos.

As baratas cultivadas são estudadas para ajudarem na cura da Aids e do câncer. Alguns estudos sugerem que a barata tenha um efeito anti-cancerígeno (inibição do crescimento de células tumorais, indução da parada do ciclo celular e apoptose, supressão da angiogênese, aumento da imunidade e reversão da resistência a drogas).

Impressionante o poder da barata!

Fontes:

Para mais significados do sonhos, talvez te interesse ler também:

Significados dos sonhos mais comuns em pessoas ansiosas

Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

O que é um sonho? Curiosidades, tipos de sonhos e seus significados

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados

Significados de sonhar com ladrão e roubo

Sonhar com dinheiro: veja TODOS os significados

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

O que significa sonhar com sequestro ou de ser sequestrado?

O que significa sonhar com bolsa, mochilas e afins?

O que significa sonhar com gravidez?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Aline
    Publicado em 06/12/2022 às 7:34 pm [+]

    Baratas significam que alguém está invadindo sua privacidade!!! Simples assim. Enfeitaram muito tentando deixar a barata fofinha. Vc está se sentindo invadido.


  2. Joyce Mary Nolasco
    Publicado em 10/03/2023 às 5:36 am [+]

    Nossa eu nunca imaginei que um inseto tão repugnante pudesse falar tanto pelo momento que estou passando…e de como eu posso me libertar e seguir meu caminho, sabendo que sou adaptável e que existe uma luz no fim do túnel… Gratidão 🙏


  3. Daia Florios
    Publicado em 10/03/2023 às 11:42 am [+]

    Gratidão a você Joyce. Nossa, que incrível, hoje sonhei com barata e lendo seu comentário me deu esperança também. Não está fácil, mas podemos nos ajudar. Obrigada de coração <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...