Lagarto: Simbologias e Significados em Diversas Culturas


O lagarto é um animal fascinante que, ao longo da história e em diferentes culturas, adquiriu diversos significados simbólicos. Suas representações como animal de poder, totem, arquétipo e nos sonhos podem variar, mas muitas vezes estão associadas a características como instinto, regeneração e adaptação. Neste conteúdo, apresentaremos os diversos significados desse animal emblemático.

Um Antigo e Visionário Habitante da Terra

Os lagartos, com uma história que remonta a milhões de anos, são testemunhas antigas da evolução na Terra. Sua notável capacidade de adaptação e resistência permitiu que esses répteis prosperassem em uma variedade de ambientes ao longo das eras, simbolizando a resiliência espiritual diante das mudanças e desafios da vida.

Além disso, a incrível visão dos lagartos apresenta características únicas, eles têm um terceiro olho que capta a luz, conseguem enxergar bem, de longe e ter uma visão abrangente do ambiente ao seu redor. Essa peculiaridade biológica pode ser interpretada espiritualmente como uma busca pela compreensão intuitiva e uma visão holística do mundo. Assim, os lagartos não apenas carregam consigo a história da Terra, mas também inspiram a busca por perspectivas mais profundas e espiritualmente enriquecedoras.

O Lagarto como Animal de Poder e Totem

Em tradições xamânicas e culturas indígenas, o lagarto é considerado um animal de poder ou totem por causa de sua capacidade de se adaptar ao ambiente, uma vez que os lagartos são conhecidos pela habilidade de mudar de cor para se camuflarem, e de trocar de pele.

Vale ressaltar que, na natureza, a camuflagem dos lagartos é estratégica, ocorrendo apenas nos ambientes onde estes animais conseguem se misturar, não em todos. A camuflagem serve tanto para os lagartos se esconderem de seus predadores, como para conseguirem surpreender e abocanhar suas presas.

Já a troca de pele é um processo fascinante. Os lagartos trocam a pele por completo e de uma só vez. Antes da troca total, eles desenvolvem uma nova camada de pele nova por baixo da antiga que aos poucos começa a se descolar. Para finalizar o processo, os lagartos se raspam em pedras ou superfícies ásperas, permitindo que a pele antiga se desprenda completamente.

A lagarto como totem e animal de poder representa não apenas a adaptabilidade estratégica, mas também a disposição de se renovar constantemente, soltando as camadas antigas para revelar uma essência mais fresca.

Significado de Sonhar com Lagarto

Nos sonhos, a presença do lagarto pode ter diferentes interpretações, a depender do próprio sonhador a interpretá-los.

Partindo de uma análise arquetípica, sonhar com lagarto pode simbolizar a necessidade de se adaptar a uma situação específica na vida do sonhador. Também pode representar a capacidade de lidar com desafios de maneira eficaz, já que os lagartos são ágeis e astutos. Em alguns casos, a mudança de cor do lagarto no sonho pode refletir a necessidade de se camuflar ou esconder certos aspectos da personalidade. Sonhar com a muda de pele do lagarto pode representar a necessidade de troca de antigos padrões ou crenças limitantes.

A interpretação do sonho deve ser feita pelo próprio sonhador considerando o que o lagarto representa em sua vida. Por exemplo, se o sonhador tem medo, receio, sente nojo ou encanto pelo animal. Também deve ser considerado outros aspectos presentes na cena do sonho.

Significado Espiritual de Ver um Lagarto

O encontro com um lagarto na vida cotidiana também pode ser interpretado simbolicamente. Pode ser um lembrete para ser camuflável em determinadas situações, aceitar mudanças ou abraçar a transformação. Além disso, o lagarto pode ser visto como um mensageiro espiritual, trazendo insights sobre a necessidade de regeneração ou renovação em áreas específicas da vida.

Simbologias do Lagarto em Diversas Culturas

O lagarto, ao longo da história e em diversas culturas ao redor do mundo, tem sido um símbolo rico e multifacetado. Suas simbologias variam, refletindo diferentes interpretações e significados associados a este animal em várias tradições culturais. Abaixo, exploramos algumas dessas simbologias em diferentes culturas:

Tradição Chinesa

Na cultura chinesa, o lagarto é muitas vezes considerado um símbolo de boa sorte e prosperidade. Sua representação pode ser vista em várias formas artísticas e decorativas, muitas vezes associadas a figuras mitológicas e lendas.

Mitologia Asteca (México)

Na mitologia e tradição asteca, o lagarto é símbolo de renascimento e regeneração, conectando-se à habilidade do lagarto em regenerar sua cauda.

Mitologia Maia (América Central)

Na mitologia maia, o lagarto é associado a diversas divindades e mitos. Simboliza transformação. A habilidade de mudar de cor do lagarto também pode representar a adaptação constante.

Culturas Xamânicas

Em várias tradições xamânicas, o lagarto é considerado um animal de poder. Sua capacidade de mudar de cor e se camuflar é vista como um reflexo da habilidade de se adaptar às mudanças da vida. O lagarto também é associado à busca de visão e compreensão intuitiva.

Cultura Aborígene (Austrália)

Na cultura aborígene australiana, o lagarto é frequentemente retratado nas histórias e artes rupestres. Ele é visto como símbolo de conexão entre a Terra e a ancestralidade, representando a sabedoria e a antiga ligação com a natureza.

Tradições Africanas

Em algumas tradições africanas, o lagarto é considerado um mensageiro espiritual. Sua presença pode ser interpretada como um aviso ou uma orientação espiritual, conectando o reino animal ao sobrenatural.

Poder de Adaptação e Regeneração

Lagarto: Simbologias e Significados em Diversas Culturas

As representações do lagarto em diversas culturas e variados contextos demonstram a riqueza simbólica atribuída a esse animal ao longo do tempo.

Interpretar as simbologias e significados do lagarto depende muito do contexto cultural, das experiências individuais e das nuances específicas de cada situação. No entanto, seja como animal de poder, totem, nos sonhos ou na vida, o lagarto muitas vezes está associado à capacidade de se adaptar ao ambiente, ao autodomínio, regeneração e conexão espiritual, trazendo a poderosa mensagem de que podemos avançar em nossos objetivos utilizando esses atributos.

Fontes: 

  1. BBC
  2. Spirit Animals Totems
  3. What Is My Spirit Animal
  4. Xamanismo Sete Raios
  5. Instituto Espiritual Xamânico Flor de Lótus
  6. Animais Espirituais

Veja mais Animais e suas Simbologias em:

Significado Espiritual da Baleia e outras Simbologias

Simbologias e Significados Espirituais do Coelho

O Cavalo e suas Simbologias Espiritual e Mística

Morcego: Significado Espiritual e Simbologias

O Verdadeiro Significado da Fênix e suas Simbologias




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...