O Verdadeiro Significado da Fênix e suas Simbologias


A Fênix é uma criatura lendária que possui significados profundos e simbólicos em várias culturas e contextos, incluindo a Bíblia. Aqui estão os principais aspectos do significado da Fênix.

©Freepik

©Freepik

O primeiro relato histórico da Fênix

O primeiro relato conhecido da Fênix está presente em “Histórias” de Heródoto, um historiador grego do século V a.C. Em sua obra, a partir dos relatos que Heródoto ouvia de populações entre a Arábia e o Egito, a Fênix era tida como uma ave sagrada e rara, a qual ele nunca havia visto, senão em pinturas, pois a ave aparecia de 500 em 500 anos. Sua aparência era a de uma águia com plumas douradas e vermelhas.

Heródoto teria ouvido do povo de Heliópolis um relato meio inverossímil, qual seja o de que a Fênix partia da Arábia com o corpo de seu pai envolto em mirra, em direção ao Templo do Sol, no Egito, para lá ser sepultado. Então, o corpo do pai chegava dentro de uma espécie de ovo de mirra feito pela ave. Heródoto não falou em ave que renasce, mas o renascimento fica implícito pelo fato de a Fênix carregar esse ovo que vai nascer no Templo do Sol.

Tampouco na descrição de Heródoto há menção ao fogo, mas isso talvez também tenha ficado implícito pelo fato de seu nascimento se dar no Templo do Sol.

Seja como for, desse relato se vê que quem conta um conto, aumenta um ponto. Hoje a Fênix é representada por uma ave grande, de fogo, que renasce das cinzas, simbolizando renascimento e ressurreição.

Simbologia Geral

A Fênix é frequentemente associada à renovação, ressurreição e transformação. Sua história envolve a morte e o renascimento através do fogo, simbolizando a superação de desafios, adversidades e a capacidade de renascer das cinzas, mais forte e revitalizada.

Significado da Fênix na Bíblia

Diz a história que no século I, Clemente de Roma, um autor cristão, usou a imagem da Fênix para falar em ressurreição. Ele muda a história contada por Heródoto e diz que a Fênix é uma ave que vive 500 anos e que, quando está para morrer, faz para si um ninho com incenso, mirra e outras ervas aromáticas.

Uma vez morta, um verme se alimentaria de sua carne putrefata dando vida a uma outra ave, pois esse verme conseguia criar asas. Clemente acredita que se Deus deu esse poder de ressurreição a uma ave, por que não daria a um homem?

Depois de Clemente, no século III d.C, há o relato de um Fisiólogo que conta que uma ave entra em um altar em Heliópolis e se dá fogo. Do fogo sobra um verme que se transforma em passarinho e no 3° dia se transforma em uma enorme águia. A história seria uma prova de que o “Salvador”, assim como a ave, tem o poder de tirar e retomar a própria vida.

Destes relatos supõe-se que, embora a Fênix não seja explicitamente mencionada na Bíblia, alguns estudiosos veem paralelos entre a história da Fênix e certos temas e narrativas bíblicas, como a ressurreição de Jesus Cristo. A ideia de renascimento e transformação está presente na ressurreição de Cristo, que é um tema central do Cristianismo.

A Lenda da Fênix

A lenda da Fênix varia em diferentes culturas, mas geralmente envolve a ideia de que a Fênix é uma ave fabulosa que vive por muitos séculos, depois entra em chamas e morre para depois renascer das próprias cinzas. Esse renascimento simboliza a renovação da vida e a capacidade de superar a morte.

Significado da Tatuagem da Fênix

A tatuagem da Fênix é popularmente escolhida por seu simbolismo de superação de desafios e renovação pessoal. Quem escolhe tatuar uma Fênix muitas vezes deseja expressar sua força interior, capacidade de se reerguer de momentos difíceis e de emergir como uma pessoa transformada.

Significado de sonhar com a Fênix

Sonhar com a Fênix pode ser interpretado como um sinal de renovação e autotransformação. Pode sugerir que você está passando por uma fase de mudança e crescimento pessoal, ou que está deixando para trás velhos padrões e abraçando novas oportunidades.

Mas o sonho também pode ser apenas uma revisão do seu inconsciente, caso tenha visto uma imagem ou ouvido falar dessa história. A melhor interpretação para um sonho é o próprio sonhador quem pode dar.

Simbologias e Curiosidades

A representação da Fênix que constrói o próprio ninho teria uma conexão com Cristo que carrega a própria cruz.

O fogo, muito presente na história da Fênix, simboliza em muitas religiões e culturas o espírito, a iluminação espiritual, a paixão, a criatividade, a força e o poder. Sua dualidade entre destruição e renovação faz do fogo um símbolo complexo que representa mudanças profundas e a energia vital que impulsiona a existência.

Saiba mais:

Em resumo, a Fênix representa a capacidade de renascer das cinzas, superar obstáculos e encontrar renovação, seja espiritual, emocional ou pessoal. Sua simbologia profunda está enraizada na ideia de transformação e ressurreição, tornando-a um símbolo poderoso em várias culturas e contextos.

Saiba mais no vídeo abaixo do Canal Estranha História

Talvez te interesse ler também:

O que é o Espírito Santo? Quais são suas simbologias?

Significados e Simbologias do Sol em Várias Culturas e Aspectos de nossas Vidas

Rosa dos Ventos – Significado, Origem e Simbologia

A simbologia do Ouroboros e os seus diversos significados

Símbolo do Infinito – A eternidade em contínuo movimento

Louva-a-deus, símbolo de fé para os humanos, na Natureza é um guerreiro!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...