Lagarto-de-Gola (Chlamydosaurus kingii): o “Dinossauro” em miniatura


O Lagarto-de-Gola, também conhecido como Lagarto-Dragão-Australiano (Chlamydosaurus kingii), é um réptil fascinante nativo da Austrália. Com sua peculiar “gola” e comportamento único, ele conquista a atenção de entusiastas da natureza e amantes de animais exóticos.

© Matt from Melbourne (Chlamydosaurus kingii)/Wikipedia

© Matt from Melbourne (Chlamydosaurus kingii)/Wikipedia

Descubra o fascinante Lagarto-de-Gola, um lagarto australiano com uma membrana colorida que o faz parecer um dragão ou dinossauro em miniatura. Conheça seu habitat, comportamento, dieta e reprodução.

Classificação

O Lagarto-de-Gola (Chlamydosaurus kingii) é um réptil pertencente à família Agamidae, que inclui outros lagartos como o dragão-de-komodo e o lagarto-de-cauda-espinhosa.

Características Marcantes

As características desse réptil, interessante e único, são:

  • Membrana colorida: Sua principal característica é a membrana circular de pele que se estende ao redor de sua cabeça. Suportada por cartilagem, essa membrana pode ser aberta e fechada como um guarda-chuva.
  • Tamanho e cor: O Lagarto-de-Gola atinge até 90 cm de comprimento, com a cauda representando cerca de dois terços do tamanho total. A coloração varia entre tons de marrom, cinza e verde, com manchas e listras que servem como camuflagem.
  • Adaptação à seca: Sua pele escamosa e a capacidade de armazenar água na bexiga urinária permitem que ele sobreviva em ambientes áridos.
Lagarto-de-Gola (Chlamydosaurus kingii): o

                                       Fonte: Amino – Mundo Animal

Comportamento

Ele é diurno e solitário, preferindo ambientes arborícolas (com árvores). Quando se sente ameaçado, arreganha a boca, abre a membrana colorida e ergue o corpo, parecendo maior e intimidante.

Habitat e Distribuição

Esse réptil é encontrado em áreas, tais como:

Regiões áridas e semiáridas: O Lagarto-de-Gola pode ser encontrado em florestas abertas, savanas e áreas rochosas da Austrália e sul da Nova Guiné.

Alimentação

Essa espécie se alimenta de insetos e pequenos animais: sua dieta consiste principalmente de  formigas, cupins e gafanhotos. Eles também podem comer aranhas, lagartos menores e filhotes de mamíferos.

O Lagarto-de-Gola usa sua língua pegajosa para capturar presas e seus dentes afiados para mastigá-las.

Reprodução Ovípara

As fêmeas põem de 8 a 24 ovos por vez, que eclodem após cerca de 60 dias. Elas não cuidam dos filhotes após a eclosão. Os filhotes são independentes desde o nascimento e se desenvolvem rapidamente.

Curiosidades

Existem algumas curiosidades associadas a essa fascinante criatura:

  • Lenda Aborígene: Segundo a lenda aborígene, o Lagarto-de-Gola era um gigante que foi transformado em um pequeno lagarto por um deus zangado.
  • Camuflagem: A membrana colorida do Lagarto-de-Gola também pode ser utilizada para se camuflar no ambiente, imitando folhas e galhos.

Ameaças

A perda de habitat, a predação por animais introduzidos e o comércio do Lagarto-de-Gola como animal de estimação são as principais ameaças à espécie.

Como é o Lagarto-de-Gola

O educador ambiental Matheus Mesquita (@biomesquita) mostra imagens do Lagarto-de-Gola, feitas pelo apaixonado por répteis Enzo Semaviskish (@semaskovish), e fala sobre seu mecanismo de defesa:

Importância do Lagarto-de-Gola

Além de ser fascinante e sui generis, o Lagarto-de-Gola contribui para a rica biodiversidade da Austrália. Sua adaptação a um ambiente árido e seu comportamento peculiar o tornam um ser admirado por naturalistas e amantes da natureza.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. National Geographic
  3. Mundo Animal-Amino
  4. Semaskovish
  5. Biomesquita

Veja outras Espécies Incríveis em:

Pato-mandarim: Símbolo de amor fiel e outras curiosidades

Conheça o Tragopan Temminckii: Um faisão incrivelmente lindo

O incrível manto colorido do esquilo-gigante-indiano




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...