O incrível manto colorido do esquilo-gigante-indiano


A natureza vem sempre nos surpreendendo com a beleza exuberante de suas cores e formas.

Hoje o exemplo vem de um esquilo, o gigante indiano (Ratufa Indica), um esplêndido animal caracterizado por uma pelagem colorida fenomenal e exótica!

O Ratufa Indica é um espécime que vive na região de Maharashtra, no centro-oeste da Índia, e é possível encontrar esses esquilos, em específico no Santuário da Vida Selvagem de Bhimashankar.

Esse esquilo é maior do que outras espécies similares: o Ratufa tem 35centímetros de comprimento e uma cauda grossa que pode chegar a 60 centímetros, o que lhe permite agarrar-se às árvores e a se mover agilmente entre os galhos.

O Ratufa se movimenta e se esconde no topo de mangueiras e coqueiros para encontrar comida e escapar dos predadores, dos quais, é difícil não ser notado.

Além das dimensões incríveis, o que chama a atenção nesse animal belo e fofo é a impressionante paleta de cores do seu pelo que vai do azul ao bordô, passando por vários tons de vermelho, marrom, laranja e amarelo.

O Ratufa infelizmente está incluso na lista de espécies ameaçadas de extinção: desde a abertura do santuário na Índia, na década de 1980, o número de espécimes aumentou atingindo o pico de 22 mil indivíduos, mas atualmente a população desses esquilos está novamente  diminuindo.

Agora aprecie toda beleza dessa espécie de esquilo neste vídeo do canal WildGreen Films:

Nestas imagens dá para conferir a esperteza e a agilidade deste animal que vive andando nos galhos em busca de alimentos.

O Ratufa, mesmo com todos seus atributos e presteza, é mais uma espécie que precisa de nossa atenção para ser protegida e preservada!

Talvez te interesse ler também:

Novo documentário de Leonardo DiCaprio mostra a luta de ativistas para salvar espécies marinhas!

Fofura, este macaco-da-noite é o jupará, espécie semeadora de cacau, em risco de extinção

Lost and found: espécie animal considerada extinta, foi encontrada depois de 30 anos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...