O incrível manto colorido do esquilo-gigante-indiano

O incrível manto colorido do esquilo-gigante-indiano

A natureza vem sempre nos surpreendendo com a beleza exuberante de suas cores e formas.

Hoje o exemplo vem de um esquilo, o gigante indiano (Ratufa Indica), um esplêndido animal caracterizado por uma pelagem colorida fenomenal e exótica!

O Ratufa Indica é um espécime que vive na região de Maharashtra, no centro-oeste da Índia, e é possível encontrar esses esquilos, em específico no Santuário da Vida Selvagem de Bhimashankar.

Esse esquilo é maior do que outras espécies similares: o Ratufa tem 35centímetros de comprimento e uma cauda grossa que pode chegar a 60 centímetros, o que lhe permite agarrar-se às árvores e a se mover agilmente entre os galhos.

O Ratufa se movimenta e se esconde no topo de mangueiras e coqueiros para encontrar comida e escapar dos predadores, dos quais, é difícil não ser notado.

Além das dimensões incríveis, o que chama a atenção nesse animal belo e fofo é a impressionante paleta de cores do seu pelo que vai do azul ao bordô, passando por vários tons de vermelho, marrom, laranja e amarelo.

O Ratufa infelizmente está incluso na lista de espécies ameaçadas de extinção: desde a abertura do santuário na Índia, na década de 1980, o número de espécimes aumentou atingindo o pico de 22 mil indivíduos, mas atualmente a população desses esquilos está novamente  diminuindo.

Agora aprecie toda beleza dessa espécie de esquilo neste vídeo do canal WildGreen Films:

http://www.youtube.com/watch?v=gyv1UL4ChSQ&feature=emb_logo

Nestas imagens dá para conferir a esperteza e a agilidade deste animal que vive andando nos galhos em busca de alimentos.

O Ratufa, mesmo com todos seus atributos e presteza, é mais uma espécie que precisa de nossa atenção para ser protegida e preservada!

Talvez te interesse ler também:

Novo documentário de Leonardo DiCaprio mostra a luta de ativistas para salvar espécies marinhas!

Fofura, este macaco-da-noite é o jupará, espécie semeadora de cacau, em risco de extinção

Lost and found: espécie animal considerada extinta, foi encontrada depois de 30 anos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *