O que significa sonhar de estar voando, flutuando ou levitando


Sonhos de estar voando, flutuando ou levitando costumam trazer uma sensação boa ao acordar, podendo refletir anseios pessoais por liberdade e uma vida mais leve. Veja mais significados desses tipos de sonhos com as informações a seguir.

Contexto do sonho e do sonhador

Antes de explicar os significados dos sonhos de estar voando, flutuando ou levitando, é importante lembrar que o significado dos sonhos varia de acordo com o contexto e com as experiências pessoais de cada indivíduo. Por isso, é sempre importante analisar os sonhos levando em conta as suas próprias circunstâncias e sentimentos. Os sonhos são altamente subjetivos e podem ter significados diferentes para cada pessoa.

As emoções sentidas durante o sonho são muito importantes para entender o seu significado. Como você se sentia enquanto sonhava? Alegre? Medroso? Livre?

O que significa sonhar de estar voando

 

O significado depende de como era o voo e da sensação de voar experimentada no sonho. Geralmente, sonhar de estar voando projeta sentimentos de liberdade, alegria e felicidade.

Também pode ser reflexo de uma sensação de poder ou de ter controle sobre desafios e situações da vida.

Em aspecto adverso, o sonho de voar pode estar relacionado ao desejo de escapar de alguma situação difícil ou estressante. Pode ser uma forma de expressar a necessidade de fugir ou de superar obstáculos que estejam atrapalhando o caminho.

Também pode ter uma conotação espiritual e representar a busca pelo sagrado ou pelo sentido da vida. Nesse sentido, este sonho pode indicar uma necessidade de se elevar acima das questões mundanas e de buscar um propósito espiritual.

Ademais, os sentidos de voar podem ter algumas variações e interpretações distintas, como por exemplo:

Voar baixo

Se o sonhador estava voando baixo, isso pode simbolizar uma personalidade introvertida, pouca ambição, medo de arriscar alto, etc. Analise de acordo com o contexto sonhado e a situação vivida.

Pode indicar também que o sonhador é uma pessoa precavida, que sabe lidar bem com as emoções e sentimentos, principalmente quando se depara com situações desagradáveis e ruins.

Voar e cair

Sonhar de estar voando e cair pode refletir a necessidade de ter paciência e resiliência para lidar com as dificuldades, esperar o melhor momento para agir e ir em busca do que almeja.

Voar sobre o mar

A água representa as emoções, portanto, sonhar de voar sobre o mar, rio, etc, pode representar paz e felicidade se o voo for prazeroso. Se as águas forem agitadas, pode significar domínio das fortes emoções vividas.

O que significa sonhar de estar flutuando?

©Johannes Plenio/Unsplash

Voar nos sonhos geralmente implicam em ter algum controle sobre o voo. Nos sonhos flutuantes há essa distinção, pois geralmente o sonhador não consegue controlar a flutuação.

Sonhar que está flutuando pode ter diferentes significados, dependendo do contexto do sonho e das questões pessoais de quem sonhou. No entanto, em geral, sonhar que está flutuando pode representar um sentimento de desapego em relação a algum problema na vida real.

Pode refletir sentimento de força, poder, capacidade de superar obstáculos e controle sobre a própria vida, se no sonho há controle no flutuar.

Esse tipo de sonho também pode indicar desejo de se libertar de responsabilidades ou de uma situação que esteja oprimindo o sonhador, sendo um sinal de que ele precisa de mais espaço para si.

O sonho de flutuar também pode ser um sinal de que o sonhador está buscando uma conexão mais profunda com o Divino.  Isso porque, práticas de levitar ou flutuar são relacionadas a poderes místicos.

Veja algumas variações de sonhos de estar flutuando:

Sonhar de estar flutuando no espaço

A sensação de flutuar no espaço remete a diversos significados: necessidade de isolar-se, sentimento de solidão, sensação de impotência ou de estar à deriva frente à realidade da existência.

Sonhar de estar flutuando sobre a água

Ver-se no sonho flutuando sobre águas calmas (rio, lago ou mar) significa que o sonhador experimenta momentos de serenidade emocional. Já em sentido oposto, levitar sobre águas agitadas significa situações emocionais desafiadoras e temerosas para o sonhador.

Sonhar que está flutuando em público

A mensagem de sonhar que está levitando em público pode revelar que o sonhador se destaca da multidão ou anseia por reconhecimento e destaque.

O que significa sonhar de estar levitando?

Sonhar de estar levitando, em geral, pode indicar despreocupação ou representar sensação de estar acima dos problemas cotidianos.

Pode refletir um desejo de ter mais autonomia sobre a própria existência ou de se libertar de algum fardo.

No sentido espiritual, pode indicar uma busca pelo transcendental pois, assim como flutuar, levitar geralmente denota menor controle e tem conotação mística.

Confira outras variações e significados de sonhar levitando nos sonhos:

Ver alguém levitando em sonhos

Ver uma outra pessoa levitando no sonho pode representar alguém que o sonhador admira e que tem como inspiração. Por exemplo um professor, artista ou esportista.

Sonhar de levitar junto com outra pessoa conhecida

Sonhar de estar levitando com um afeto, amigo ou familiar simboliza conexão e confiança na pessoa. Por outro lado, se no sonho a pessoa aparece levitando e se afastando do sonhador, pode significar medo de estar perdendo essa conexão.

Sonhar que está levitando e olhando para o Sol

Sonhar de estar levitando e olhando para o Sol pode ter relação com a necessidade de o sonhador brilhar ou de encontrar a luz para enxergar melhor a solução de seus problemas. No aspecto espiritual, pode simbolizar momento de despertar, maior lucidez e comunhão com o Espírito.

Alcançar as alturas: um anseio antigo da humanidade

Um dos anseios mais antigos da humanidade é o de alcançar os céus. Até por isso, o homem criou o avião e o foguete, o que no fundo reflete a necessidade humana de transcender os limites existenciais. Por isso, os sonhos de voar, flutuar ou levitar estão muito associados com superação e elevação.

E você já sonhou de estar alcançando o céu?

Fontes:

  1. Dreams.co.uk
  2. Exemplore
  3. Labex-cortex

Para mais conteúdos sobre sonhos, veja:

O que significa sonhar com ex

O que significa sonhar com cachorro

O que significa sonhar com cobra

O que significa sonhar com dentes caindo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...