Esfoliante caseiro: 7 receitas naturais e simples

Esfoliante caseiro: 7 receitas naturais e simples

Não há dúvidas de que de vez em quando devemos esfoliar nossa pele e nossos rostos. Isso porque a esfoliação garante a eliminação de células mortas e também da gordura facial, deixando os polos livres para a respiração e garantindo a manutenção de uma pele jovem e saudável.

A esfoliação também ajuda a hidratar porque permite que o hidratante chegue em uma camada mais profunda da pele. É portanto um tratamento de limpeza e hidratação principalmente se na receita temos dois ingredientes básicos: um esfoliante e outro hidratante (como os óleos por exemplo).

No entanto, em vez de gastarmos dinheiro com esfoliantes farmacêuticos (muitas vezes cheios de químicas inapropriadas, de microplástico além de serem testados em animais), hoje veremos 7 receitas de esfoliantes caseiros simples e naturais, que podem dar à pele um aspecto natural e rejuvenescido, sem gastar muito.

Por que devemos esfoliar o rosto?

A esfoliação da pele (do corpo ou do rosto) nada mais é do que um processo de limpeza.

Quando tomamos banho ou mesmo quando lavamos o rosto, estamos limpando apenas de forma superficial. A esfoliação (justamente por seu aspecto de raspagem) garante que haja a eliminação das células mortas que ficam acumuladas sobre o rosto, removendo também a oleosidade que causa acne e espinhas.

Com quanta frequências devemos esfoliar a pele do rosto?

Tudo o que é demais faz mal. A esfoliação caseira da pele do rosto deve ser feita no máximo uma vez por semana porque a pele, depois de esfoliada, precisa recuperar sua proteção natural, e isso demora pelo menos 5 dias.

Também é bom lembrar que não se deve esfoliar a pele quando esta estiver irritada, queimada de sol ou inflamada por algum motivo.

Depois da esfoliação também é muito recomendável a hidratação além do uso do protetor solar. Lembre-se que a pele esfoliada fica mais sensível.

Quais são os melhores ingredientes para esfoliar a pele?

Açúcar, sal, café, bicarbonato de sódio, fubá ou farinha fina de milho são os ingredientes mais indicados para usar na esfoliação caseira.

Já como hidratante você pode usar (e revezar como ingredientes) leites vegetais, iogurtes, óleos vegetais (coco, amêndoas, jojoja, azeite, o que tiver em casa).

Você pode experimentar as misturas até ver qual ingrediente é melhor para a sua pele.

Esfoliantes caseiros: 4 receitas simples e naturais para esfoliar a pele do rosto

ESFOLIANTE CASEIRO DE BICARBONATO DE SÓDIO

esfoliante-bicarbonato

Um dos esfoliantes caseiros naturais mais simples de se preparar é o esfoliante caseiro feito de bicarbonato de sódio. Além de suas evidentes propriedades de limpeza nos mais diversos usos (limpa roupa, banheiros, pias e etc.), o bicarbonato de sódio é um excelente esfoliante por ser capaz também de clarear as manchas na pele, inclusive aquelas deixadas pelas acnes e espinhas.

Leia mais: BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

Ingredientes necessários

  • Bicarbonato de sódio
  • Creme de limpeza facial (como um adstringente, por exemplo)
  • Água

Modo de preparo

  1. Misture cerca de uma colher de sal de bicarbonato de sódio ao seu creme de limpeza facial ou adstringente.
  2. Caso não possua um creme de limpeza, você pode juntar o bicarbonato apenas com a água, formando uma pasta.
  3. Com a composição feita, massageie a pele por cerca de 3 minutos e deixe sobre a mesma durante 10 minutos, depois lave bem. Repita este processo por no máximo 1 vez por semana.

Após a esfoliação, hidrate a pele com um creme hidratante ou um óleo (argan, coco ou amêndoas) e observe a reação da pele. Cuidado com a exposição solar. Se tiver passado óleo para hidratar, só saia ao sol quando a pele tiver absorvido o óleo totalmente ou faça essa esfoliação de noite. Alguns óleos podem manchar a pele exposta ao sol.

Se a sua pele for muito sensível, experimente usar argila branca:

ESFOLIANTE CASEIRO DE AÇÚCAR

esfoliante natural açúcar granulado

Embora a ingestão de açúcar exagerada possa fazer mal ao organismo, a mistura de açúcar com mel é um poderoso esfoliante que pode ser facilmente preparado em casa, e pode garantir resultados nutritivos e rejuvenescedores para a pele.

Ingredientes necessários

  • 1 colher de chá de açúcar
  • ½ colher de chá de mel
  • Suco de meio limão fresco

Modo de preparo

  1. O preparo é muito simples: basta misturar todos os ingredientes (o açúcar, o mel e o suco de meio limão) e misturar bem em um recipiente
  2. Se a mistura ficar mole demais, pode-se adicionar mais açúcar granulado (o açúcar refinado comum).
  3. Em seguida, aplica-se a composição sobre o local em que se deseja fazer a esfoliação e massageia-se suavemente de 3 a 5 minutos. Mantenha a composição sobre a pele por 10 minutos e depois lave bem o rosto. Este processo pode ser repetido também no máximo 1 vez por semana.

Hidrate a pele após a esfoliação e cuidado com o sol. Lave bem o rosto pois limão mancha a pele.

ESFOLIANTE CASEIRO DE CAFÉ

esfoliante-natural-cafè

Por conter ácido cafeico, o esfoliante natural de café é anti-inflamatório e ainda ajuda a aumentar a produção de colágeno.

Ingredientes necessários

  • 1 colher de sopa de café em pó
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou água

Modo de preparo

  1. Assim como os outros esfoliantes naturais, basta você misturar o pó de café com o azeite (ou água) até formar uma pasta.
  2. Com a composição pronta, aplique-a sobre a pele massageando suavemente de 3 a 5 minutos. Aguarde cerca de 10 minutos e depois lave bem o rosto.
  3. Caso você faça a composição com água, após a remoção do produto do rosto é recomendável a aplicação de um creme hidrante para garantir que a pele não ficará ressecada.

ESFOLIANTE CASEIRO DE AVEIA

esfoliante-natural-aveia

Além de ser capaz de acalmar os polos da pele, o esfoliante natural de aveia remove toda a sujeira e limpa os poros do rosto. É também muito poderoso para curar e combater a acne.

Leia também: COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

Ingredientes necessários

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
  • ¼ de colher de chá de sal (ou uma pitada)
  • 1 ou mais colheres de sopa de água, azeite de oliva, mel, leite vegetal ou iogurte (até dar o ponto de creme).

Modo de preparo

  1. Misture a aveia com o sal, pois isso aumenta as propriedades esfoliantes da aveia
  2. Adicione a colher de água, azeite, mel, leite ou iogurte até formar um creme
  3. Utilize a composição criada e massageie o rosto circularmente por 3 minutos e depois deixe descansar por cerca de 10 minutos. Basta então enxaguar bem o rosto e hidratá-lo depois.

Esfoliante corporal caseiro: 2 receitas

Também para a pele do corpo, os esfoliantes exercem uma função importante, permitindo que sejam removidas as células mortas, deixando a pele do corpo mais macia e lisa.

Por que devemos esfoliar a pele do corpo?

Ao eliminar as células mortas da pele, os esfoliantes mantêm a pele mais saudável e jovem. É um autêntico tratamento que precede a hidratação, contribuindo para que o processo seguinte obtenha os melhores resultados.

A esfoliação permite manter a textura e a tonalidade da pele, auxiliando ainda uma melhor circulação do sangue, com ação direta anticelulite e eliminando as toxinas e impurezas da pele.

Com quanta frequências devemos esfoliar a pele do corpo?

O ideal é que a esfoliação seja feita de forma semanal, quando em climas amenos; porém, se a exposição ao calor e sol for intensa, é indicado que a esfoliação seja ampliada para um período quinzenal, pois o excesso desse procedimento pode ocasionar danos ao pH da pele, contribuindo para maior sensibilidade e risco de lesões.

As receitas acima também podem ser usadas para a pele do corpo. Tudo o que for para o rosto pode ser usado no corpo, mas nem tudo que é usado no corpo pode ser usado no rosto, pois é a pele do rosto a mais sensível.

Vejamos duas receitas de esfoliante caseiro para o corpo que, além de esfoliar, vão hidratar e ajudar a reduzir gordura.

ESFOLIANTE CASEIRO PARA REDUZIR MEDIDA

A canela é um alimento termogênico que ajuda a queimar gordura. Seu óleo essencial é muito forte e nunca deve ser usado no rosto. Porém, pode ser usado para massagear o corpo nas partes onde se queira queimar gordura. Claro que não faz milagre mas seu uso frequente, aliado à ginastica e alimentação saudável, ajuda a reduzir medidas.

Essa receita é fa2cil, econômica e gostosa de usar

Ingredientes necessários

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes até formar um creme
  2. Massageie durante o banho fazendo movimentos circulares. Não use sabonete, a esfoliação limpa profundamente.
  3. Enxágue normalmente.

Após essa esfoliação veja como sente a pele. Muito provavelmente você não sentirá a necessidade de hidratar, pois o óleo de amêndoas é um ótimo hidratante.

ESFOLIANTE CASEIRO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO

Se o seu problema maior for má circulação saguínea, pés, pernas inchadas, cãibras, varizes, faça essa esfoliação 3 em 1: limpa, hidrata e melhora a circulação.

Os óleos essenciais de alecrim e de limão ajudam a estimular a circulação sanguínea promovendo benefícios para o corpo todo.

Ingredientes necessários

  • 1 xícara de café de açúcar
  • 1 xícara e 1/2 de de óleo de amêndoas doces
  • 2 gotas de óleo essencial de limão ou de alecrim ou

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes até formar um creme
  2. Massageie durante o banho fazendo movimentos circulares nas pernas principalmente. Não use sabonete, a esfoliação limpa profundamente.
  3. Enxágue normalmente.

ESFOLIANTE CASEIRO PARA OS PÉS

É importante esfoliar os pés e hidratá-los depois. Pés bem cuidados e higienizados adequadamente ajudam a combater o surgimento de mau-cheiro, frieiras e micoses, que geralmente são chatas e difíceis de combater.

A pele ressecada dos pés e os calcanhares rachados também são situações que incomodam porque doloridas.

Pés saudáveis são qualidade de vida, permitem o movimento livre e intenso, por isso a esfoliação usada em todo o corpo pode e deve se estender também aos pés, para prevenir possíveis danos àquela região do corpo.

O processo de esfoliação dos pés deve seguir as mesmas orientações anteriores, devendo ser um método preparativo para a hidratação. A esfoliação permite uma limpeza profunda e melhora a ação da hidratação.

É possível elaborar receitas caseiras para a esfoliação dos pés que podem ser bem econômicas e saudáveis.

As receitas podem ser feitas usando os seguintes ingredientes hidratantes:

  • Óleo vegetal de coco, uva, azeite de oliva (ou qualquer óleo que tenha em casa)

Como esfoliante use:

  • açúcar cristal; açúcar mascavo, bicarbonato de sódio; café moído ou reutilize borra de café, sal ou sal de epsom e coloque umas gotinhas de óleo essencial de hortelã-pimenta, de limão (para aliviar odores de chulé) ou de melaleuca para combater fungos e bactérias.

Siga essa receita básica e mude os ingredientes usando o que tiver em casa:

Ingredientes necessários

  • 1/2 xícara de café em pó
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo ou açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 2 gotas do óleo essencial da sua preferência (ou o que tiver em casa)

Modo de preparo

  1. Aqueça em banho-maria o óleo de coco se ele estiver muito sólido.
  2. Misture o pó de café ao óleo de coco.
  3. Espere para adicionar o açúcar mascavo para evitar que ele derreta (se tiver esquentado o óleo).
  4. Depois de misturar todos os ingredientes, massageie a pele com a mistura, esfoiliando bem, retirando toda a sujeira antes de enxaguar. Não precisa lavar depois com sabão, deixe que os resíduos de óleo de coco continuem hidratando a pele.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer água micelar em casa: receitas fáceis e econômicas

Como Fazer Hidratante Labial Caseiro e Natural: 5 Receitas Fáceis

Pele flácida: as causas e como resolver ou melhorar seu aspecto

Faça você mesmo creme antirrugas: receitas fáceis e econômicas

Clara de ovo contra rugas e queimaduras: mitos e verdades

Fonte: sheknows.com

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

2 comentários em “Esfoliante caseiro: 7 receitas naturais e simples”

  1. Avatar
    Victória Brito

    Esfoliante caseiro para mim é melhor do que industrializado até hoje. Quero testar esse de aveia para ver se gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *