©Sora Shimazaki/Unsplash

Faça você mesmo creme antirrugas: receitas fáceis e econômicas

Faça você mesmo creme antirrugas: receitas fáceis e econômicas

Em vez de comprar cremes caros, importados, muitas vezes feitos com produtos alergênicos ou testados em animaisfaça você mesmo o seu antirrugas em casa. Confira várias receitas fáceis e econômicas.

Você também pode dar um toque especial ao seu creme hidratante de preferência, para que ele se transforme em um potente antirrugas natural.

Se dá certo? É só pensar que os cremes comprados levam sempre os ingredientes que a natureza produz. Simples assim!

Não se esqueça de combinar o tratamento antirrugas natural com uma nutrição adequada para a prevenção do envelhecimento precoce da pele, evitar exposição solar nas horas mais quentes, além de dormir e se hidratar bem. Essas são as regras básicas para ter uma pele jovial o quanto possível.

Vamos às dicas e receitas para você mesma fazer o seu antirrugas natural.

Óleo de coco

Use o óleo de coco para substituir o creme hidratante noturno. O óleo de coco é um ingrediente muito nutritivo e que ajuda a pele a tornar-se macia e elástica prevenido rugas, pois é rico nos chamados Ácidos Graxos de Cadeia Média. Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo, que pode auxiliar na redução do envelhecimento cutâneo.

Você aplicar o óleo diretamente sobre a pele, bem pouco e massageando para ser bem absorvido, fazendo movimentos circulares ascendentes (de baixo para cima); ou enriquecer o seu creme habitual com um pouquinho de óleo de coco.

Antirrugas com óleo de rosa mosqueta

O óleo de osa mosqueta é tido como um dos ingredientes mais poderosos contra o envelhecimento precoce.

Vai aqui uma receitinha:

  • misture 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo de rosa mosqueta

Quando você obtiver uma pasta lisa, aplique-a no rosto por 20 minutos e enxágue em seguida com água morna.

Máscara antirrugas à base de cenouras

Todo mundo tem cenoura em casa. Então vamos à receita:

Em um copo grande de vidro misture

  • 1 colher de sopa de suco de cenoura
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Aplique a máscara em seu rosto com uma espátula. Deixe agir por 30 minutos e retire-a com um pedaço de algodão ou uma esponja embebida em bicarbonato de sódio e água.

Se você não tiver uma centrífuga para fazer o suco, bata no liqüidificador uma cenoura cozida em pouca água, juntamente com a água do cozimento.

O bicarbonato de sódio tem poder esfoliante e ajuda a reduzir manchas na pele. A cenoura é rica em vitamina A, um antioxidante natural ótimo para a pele.

Leia também:

Gel de aloe vera

O gel de aloe vera tem um efeito antirrugas único sobre a pele, pois ajuda a manter a pele suave e firme e a prevenir os sinais do envelhecimento.

É adequado para reavivar a pele e pode ser usado de manhã ou à noite. Seu uso frequente é útil também na prevenção de rugas. Este ingrediente é especialmente adequado para aqueles que preferem curas rápidas e simples de aplicar.

Você pode comprar o gel de aloe vera mas, se tiver a planta babosa em casa é só descascá-la e aplicá-la sobre a pele, inclusive nos entornos dos olhos.

A babosa (aloe vera) é a rainha das plantas medicinais para tratamentos da pele (contra queimaduras, coceiras, alergias, picada de inseto e tantos outros usos).

Faça um creme multiuso em casa com essa planta mágica:

Tratamento antienvelhecimento com farinha de grão-de-bico

Este tratamento antienvelhecimento com de farinha de grão-de-bico e cúrcuma recorda a tradição indiana de cuidado e beleza feminina.

A receita é muito simples:

  • Misture 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico com um pouco d’água até obter uma mistura cremosa.
  • Em seguida, adicione uma pitada de cúrcuma.

Aplique a máscara sobre a pele e deixe agir por 5-10 minutos. Enxague abundantemente.

Com o seu uso contínuo você terá uma pele brilhante e rejuvenescida.

Óleo de cúrcuma


É possível usar a cúrcuma, além do creme antirrugas como na receita anterior, também para obter um ótimo óleo para ser aplicado sobre a pele.

A cúrcuma é uma especiaria cheia de benefícios, ótima também proteger o corpo contra o envelhecimento.

Prepare este óleo com

  • 500 ml de azeite de oliva extra-virgem e
  • 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó.

Despeje o óleo em um frasco de vidro com uma tampa hermética e misture a cúrcuma. Feche o vidro e deixe-o macerar durante uma semana, simplesmente agite o frasco uma vez por dia.

No oitavo dia passe o óleo para um pote de vidro escuro sem mover a cúrcuma depositada no fundo. Aplique-o sobre a pele como um tratamento especial antirrugas.

Leia também:

Manteiga de Karité


A manteiga de karité possui propriedades antioxidantes que são capazes de proteger a pele dos radicais livres. É um remédio eficaz contra o envelhecimento da pele e um ótimo antirrugas natural.

Você pode aplicá-lo em substituição ao creme para o rosto, especialmente se você tem a pele seca. Também é muito apropriado como tratamento para os lábios rachados de sol, vento ou frio.

Antirrugas de pau-rosa

Entre os óleos essenciais mais adequados para prevenir e combater as rugas, encontramos o óleo essencial de pau-rosa (Aniba rosaeodora). Um de seus benefi2cios é estimular a elasticidade da pele.

O especialista Danièle Festy, no livro “Minha bíblia dos óleos essenciais”, sugere adicionar à sua dose normal de creme para o rosto da noite, 2 gotas deste óleo essencial ou 1 ml do óleo em um potinho de 60 ml do seu creme preferido para o rosto.

O Brasil, é o único produtor de pau-rosa. Estima-se que mais de 2 milhões desta árvore tenham sido cortadas irregularmente, sem o correspondente replantio. Rico em linalol e muito utilizado na indústria da perfumaria, o óleo para fins comerciais é obtido a partir da destilação da madeira.

Então, certifique-se de comprar o óleo esencial de pau-rosa somente proveniente da extração legal.

Creme antirrugas natural de abacate

Esse é um creme natural pois o abacate já vem da natureza com aquela consistência cremosa. A fruta é rica em ácidos graxos essenciais, como a vitamina E, que protege a pele dos radicais livres e combate o envelhecimento precoce.

Essa receita é do TheWom:

Junte 3 colheres de sopa de óleo com a polpa de meio abacate bem maduro

Amasse com um garfo até obter um creme macio.

Aplique no rosto, massageando suavemente, e deixe agir por 10 minutos.

Retire com água morna e uau! Sinta o poder dessa combinação poderosa do coco com o abacate.

Creme de aveia antirrugas caseiro

Faça você mesmo um creme antirrugas com farinha de aveia.

Prepare um mingau meio grosso com água e farinha levando para esquentar levemente no fogão ou no microondas.

Aplique a mistura quente uniformemente no rosto e deixe agir por 15 minutos.

Enxágüe com água morna. A aveia tem incríveis benefícios para a pele: estimula a produção de colágeno e elastina, dá firmeza e elasticidade, hidrata e amacia a pele.

Atenue as rugas usando ovo

A clara de ovo como ingrediente para a beleza é uma receita dos tempos da vovó. Este ingrediente vão fazem com que as rugas pareçam menos profundas.

Bata uma clara de ovo, adicione algumas gotas de limão e aplique a mistura no rosto e pescoço. Enxágue com água morna. Após esse tratamento,  aplique seu creme hidratante de costume.

Reserve um tempo para cuidar de si. Não precisa comprar creme caro à espera de um milagre. A mudança vem com o cuidado constante e com o amor próprio.

Talvez te interesse ler também:

Jennifer Aniston e os seus mais sinceros segredos de beleza

Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos

Biotina: a Vitamina Fundamental para a Beleza! Fontes Naturais e Suplementos

Óleo de gergelim: todas as propriedades e 10 usos para a beleza

Argila verde, argila branca, argila vermelha e de outros tipos: indicações e benefícios

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *