Em certos momentos da vida bate aquela sensação de que necessitamos de algum tipo de suplementação vitamínica, seja porque nos sentimos desanimados, seja porque o nosso corpo começa a apresentar certos sinais, como queda de cabelo, unhas quebradiças, problemas na pele, etc.
O nosso corpo acaba perdendo alguns nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento com o passar dos anos. Uma dessas vitaminas importantes para a nossa saúde é a biotina, também conhecida como vitamina B7, vitamina H ou coenzima R, que contribui para a pele, as unhas e o cabelo.
Se você está tendo muita queda de cabelo ou unhas quebradiças, fique atento porque o seu organismo pode estar com insuficiência de biotina, uma vitamina fundamental para a nossa beleza.
O que é biotina?
A biotina é uma coenzima do complexo B, conhecida como vitamina B7, com alta capacidade de sintetizar nutrientes.
Ela trabalha na metabolização de gorduras, carboidratos e proteínas, auxiliando na geração de energia e na produção de ácidos que mantêm a pele, as unhas e o cabelo saudáveis.
Por ser facilmente dissolvida em água, precisa ser reposta diariamente, já que é eliminada na urina e não é, portanto, armazenada pelo corpo.
Benefícios da biotina para a saúde
Além de ajudar nossas células a funcionarem melhor, esta vitamina faz bem para:
- Pele: mantém a pele hidratada pela ativação do metabolismo de macronutrientes.
- Cabelos: atua na produção de queratina, uma proteína capilar, ajudando no crescimento e fortalecimento dos cabelos.
- Unhas: ainda por conta da sua ajuda na produção da queratina, também presente nas unhas, esta vitamina auxilia o crescimento e o fortalecimento das unhas.
Como deu pra perceber, a biotina ajudaria as unhas e os cabelos a crescerem fortes e saudáveis, além de prevenir a queda capilar e o enfraquecimento das unhas.
Mas a verdade é que os estudos que indicam esses benefícios são pouco consistentes. O que se sabe porém, é que a carência dessa vitamina pode sim causar queda de cabelos e unhas fracas.
Fontes naturais de biotina: onde ela pode ser encontrada?
A biotina está presente em muitos alimentos, como:
- leite e derivados,
- carne vermelha,
- aves,
- peixes,
- gema de ovo,
- aveia
- nozes e avelãs,
- soja,
- amendoim,
- castanha de caju
- espinafre,
- couve-flor,
- arroz integral,
- banana,
- batata
- morango,
- cogumelos
- melancia, entre outros.
Como se pode notar, esta vitamina pode ser facilmente encontrada em diversos alimentos, fontes naturais de biotina.
Uma alimentação equilibrada, saudável e variada, pode suprir tranquilamente a necessidade diária de vitamina B7 no organismo.
Há casos porém, em que a pessoa tem dificuldade em absorver tal nutriente. Em tais casos, é preciso consultar um médico ou um especialista em saúde para verificar se, de fato, se trata de carência de B7, para poder receitar a suplementação.
Carência de biotina
As bebidas alcoólicas, se consumidas frequentemente, contribuem na redução da absorção da vitamina B7 (biotina).
A sua carência pode provocar alterações na visão e audição e, ainda, problemas dermatológicos.
Alguns sintomas de sua carência podem ser:
- irritação e até depressão (pois esta vitamina atua também no sistema nervoso)
- manchas na pele,
- pele demasiado ressecada
- conjuntivite,
- dores musculares,
- fadiga, cansaço
- aumento do açúcar no sangue
- e como dissemos, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas
A biotina ajuda a engordar ou a emagrecer?
Dado que esta vitamina ajuda na metabolização de nutrientes: gorduras, açúcares, proteínas, ela sim, pode ser considerada importante nas dietas de emagrecimento, pois ajuda na transformação dos alimentos em energia.
Além disso, a biotina trabalha também no controle da glicose no sangue, do colesterol e dos triglicerídeos, ajudando a reduzir problemas de acúmulo de gordura no sangue que podem causar vários problemas de saúde, da hipertensão ao infarto.
Absolutamente não engorda mas, atenção, seu excesso, como todo o excesso, pode ser prejudicial.
Portanto nada de tomar suplemento de biotina para emagrecer. Somente um médico pode receitá-la para este, ou outros, fins.
Suplemento – quantidade de biotina recomendada
Segundo recomenda Bianca Alfarela, nutricionista para o blog Sanavita, a ingestão diária de biotina, para adultos saudáveis, é de 30 mcg.
Mas é claro que é preciso consultar um médico ou nutricionista, pois, qualquer tipo de suplementação, somente pode ser feita com a indicação de um profissional adequado, que diagnosticará a necessidade da reposição da vitamina e a quantidade adequada para cada caso em particular.
Lembre-se de que uma alimentação variada e saudável deve bastar para que não haja carência desta e de nenhuma outra vitamina ou nutriente.
A automedicação, ainda que de suplementos ou de produtos naturais, sempre deve ser evitada, pois, além de um suplemento ser tomado sem necessidade, pode, ainda, ser perigoso para a saúde.
A biotina tem contraindicações e seu excesso pode causar problemas sérios de saúde. Leia mais sobre isso no link abaixo:
Onde comprar
Para aqueles que necessitarem de suplementação, após a recomendação especializada, a biotina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, em farmácias e on line, em pó ou em cápsulas.
Seu preço não é alto, por isso muita gente corre e compra sem saber sobre seus reais benefícios e efeitos colaterais. Por isso, recomendamos novamente que você procure um médico. Mesmo custando pouco, a saúde vale mais.
Talvez te interesse ler também:
Suplementos alimentares podem fazer mal? É proibida a automedicação
Suplementos de vitamina D não melhoram a saúde óssea. O estudo
Suplementos multivitamínicos e minerais não trazem nenhum benefício para a saúde. Um estudo
1 comentário em “Biotina: a Vitamina Fundamental para a Beleza! Fontes Naturais e Suplementos”
o melhor ainda é que é barata, encontrada em varios multivitaminicos. uma das vitaminas mais potentes para beleza