Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos


É incrível a versatilidade do chá verde para a saúde. Você toma este chá para a digestão, para reduzir o colesterol e para desintoxicar. Mas também pode usar o chá verde em compressa para tratar feridas, limpar a pele, tonificar, ou até, como banho capilar que fortalece, limpa e condiciona.

Separamos algumas boas receitas com chá verde para uso cosmético. O melhor é que você vai poder reaproveitar o que sobrou do chá coado ou o próprio saquinho.

Você vai amar! Dá uma olhada.

Chá verde – bom também para a beleza

O chá verde é resultante da infusão de folhas verdes da planta Camelia sinensis, secas porém não fermentadas.

É um chá especialmente adstringente, refrescante e desintoxicante, adequado tanto para uso interno como para uso externo pois, sua ação curativa se mantém já que atua a nível celular, na pele.

Tenha atenção, no entanto, caso a sua pele seja seca pois, o chá verde, ou os produtos dermatológicos que o contêm, podem aumentar a sensação de repuxamento e ressequidão.

As principais funções do chá verde na pele têm a ver com seu alto conteúdo em taninos, flavonoides e antioxidantes para além da função antimicrobiana que é inerente à toda infusão de Camelia sinensis.

Aprofunde seus conhecimentos neste link sobre o  CHÁ VERDE → OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (MAS REALMENTE EMAGRECE?).

Aqui seguem algumas receitas interessantes para você, e que podem ser preparadas facilmente em casa, com o chá verde em folhas soltas ou até em saquinhos.

Lembre-se que o chá verde não deve ser jogado na água fervente e sim, quando a fervura estiver quase para começar.

Para todos os usos prefira um chá verde de procedência conhecida e puro (quer dizer, sem misturas com outros chás).

O chá, quando bem embalado (à vácuo) e mantido em pote hermético, em lugar fresco longe da luz, tem uma durabilidade longa porém, tenha cuidado com a possibilidade de mofar pois, se acontecer, você terá de jogar fora todo o pacote, o que é uma pena!

Receitas de beleza para a pele com o chá verde

óleo de rícino para a pele

Tônico adstringente para limpar e tonificar a pele

Faça um chá verde forte (2 saquinhos ou uma colher de sopa das folhas para 200 ml de água).

Deixe descansar por 1 h, coe as folhas ou tire os saquinho da água e passe no rosto, fazendo movimentos de dentro para fora, executando a limpeza.

Evite o contato com os olhos e enxague normalmente.

Seque o rosto com uma toalha limpa e macia.

Máscara facial para pele oleosa

Aproveite quando for preparar o tônico que ensinamos acima, ou quando for tomar o chá, para reaproveitar as folhas que sobraram da infusão ou os saquinhos.

Recolha as folhas úmidas (ou abra e retire o conteúdo do saquinho) e misture-as com uma colher de sopa cheia de mel.

Aplique a máscara sobre a pele do rosto, limpa e seca e faça massagem suave para o produto penetrar profundamente na pele.

Deixe agir por 20 minutos e retire-a com água fria.

Super limpeza rápida da pele

Se você costuma sempre fazer o ritual de limpeza da pele como manda o figurino (limpar, tonificar, hidratar), mas dessa vez está com pressa, coloque um saquinho de chá verde em água quase fervendo e espere um minuto.

Retire-o da água, esprema-o bem e passe-o sobre o rosto inteiro ainda quando estiver saindo fumaça.

Enxágue e passe um hidratante.

Pele limpa, perfeita e hidratada em dois minutinhos.

Para tirar olheiras

O chá verde também pode ser usado como remédio natural para tirar olheiras.

Para tal, basta usar o chá verde normal em compressa fria nos olhos.

Molhe uma bolinha de algodão no chá verde geladinho, e deixe agir por 15 minutinhos.

Esfoliante caseiro para o corpo

Como sabemos, esfoliantes comprados não estão com nada pois, a maioria deles, é feita com microplásticos que poluem toda a vida na Terra.

Aproveite o que sobrou do teu chá verde (saquinho ou folhas) para fazer um esfoliante para remoção das células mortas da pele. O chá verde é ótimo para rejuvenescer, estimular e refrescar a pele.

Misture as folhas do chá verde (abrindo o saquinho ou reaproveitando as folhas coadas) e faça um creme esfoliante misturando

Misture os ingredientes e use em todo o corpo.

Para lavar ou condicionar os cabelos

foto

Chá verde é ótimo para melhorar a saúde dos seus cabelos, cuidando do couro cabeludo, reduzindo a seborreia, controlando a caspa, e fazendo os cabelos crescerem mesmo.

O uso é fácil e fazer o chá, mais ainda.

Para tratar dos cabelos, deixe a infusão de folhas de chá verde descansar por até 15 minutos, coe e use para lavar os cabelos após sua lavagem habitual de sempre.

Você poderá ou não enxaguar os cabelos – experimente a diferença pois, para cada tipo de cabelo, o tratamento pode ser diferente. Os cabelos mais oleosos ficam bem melhores sem enxaguar o chá verde.

No final do processo, um pouco de creme nas pontas (pode ser manteiga de coco, por exemplo) vai ajudar no pentear.

O chá verde resseca um pouco os fios pois tem a propriedade de retirar as gorduras extra e, com elas, as sujeiras grudadas mas, nada que a manteiga de coco não possa resolver rapidinho.

Use este procedimento 1 vez por semana e, todos os dias tome uma xícara de chá verde (infusão de 5 minutos). Você verá, em 3 meses, o bom efeito que essa prática terá tanto sobre seu cabelo quanto sobre a sua pele.

Manteiga de chá verde para pele e cabelos

Fácil de fazer em casa e bom para usar na pele ou nos cabelos.

Tem propriedades cicatrizantes, antimicrobianas, protege contra os raios UV, hidrata e mantém pele e cabelos saudáveis.

Use uma porção de manteiga de coco (se a temperatura ambiente for fria,  essa manteiga fica durinha) aqueça em banho-maria se for o caso. Junte meia porção de folhas de chá verde, bata tudo com o mixer, coe para retirar pedacinhos que possam ferir sua pele e deixe endurecer (se estiver calor, coloque na geladeira)

Use essa manteiga de chá verde para massagear os cabelos ou qualquer parte de seu corpo que esteja mais áspera, com lesões ou que precise de um trato especial (cotovelos, calcanhares), por exemplo.

Leia mais sobre o chá verde e seus efeitos benéficos para a saúde:

O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

CHÁS DETOX: QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

CHÁ VERDE: O EXTRATO AGE SOBRE AS CÉLULAS CANCEROSAS, BLOQUEANDO O SEU METABOLISMO

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...