Lições de vida que muita gente aprende quando é tarde demais


Da coleção “eu era feliz e não sabia”, quantas momentos desperdiçamos por paranóias inúteis do tipo, meu corpo não é perfeito, não sou bom o suficientemente, etc, etc?! Muitas pessoas aprendem certas lições de vida apenas com a idade, outras aprendem mais cedo mas algumas não aprendem nunca. Então vamos parar de perder tempo e aprender o que é importante, afinal, nunca é tarde para mudar.

Conheça 30 lições de vida que muita gente aprende quando é tarde demais, no sentido de não poder voltar atrás.

Vamos aprender a viver e a valorizar o aqui e o agora.

Só o presente existe

Essa é a primeira lição porque talvez seja a mais importante de todas. Quanto tempo a gente perde na vida, remoendo passado ou ansiando o futuro? Só o presente existe.

Pare de reclamar

Muitas pessoas vivem reclamando dos assim chamados “problemas do primeiro mundo”.

Se você estiver lendo isso agora, lembre-se de que você tem mais sorte do que a grande maioria das pessoas na Terra.

A vida nem sempre é justa

A vida é sim, muitas vezes, injusta! Coisas ruins podem acontecer com pessoas boas e vice-versa. Depois, se um dia vamos pagar ou receber não sabemos. Mas, para viver melhor, é bom saber que deus ou o universo não conspira contra você. É que simplesmente a vida nem sempre é justa (pelo menos dentro do senso humano de justiça).

Ninguém está aqui para satisfazer as suas demandas

É aquela velha máxima: a Terra não gira em torno ao seu umbigo. Quando aprendemos que (infelizmente) ninguém está aqui para nos satisfazer, nossas relações melhoram, e muito!

Não vale a pena brigar, na maioria das vezes

Primeiro foi a vacina, depois a guerra. Sempre teve o futebol, agora a pauta é a política. Com quantos parentes e amigos você brigou por causa das eleições?

Brigar só vale a pena se for para garantir nossos direitos, mas brigar com amigos, parentes e colegas de trabalho, principalmente por causa de política, é horrível. Os políticos adversários de hoje serão aliados amanhã, e você fazendo papel de tonto defendendo quem rouba menos.

Acorda!

Coragem não é ausência de medo

O medo é uma emoção natural que nos ajuda a ponderar certas decisões. Mas quando exagerado, ele nos bloqueia. Uma coisa que muita gente não sabe é que ter coragem não significa não ter medo. O verdadeiro significado da palavra coragem é agir com o coração.

Saber esse conceito ajuda a entender melhor os próprios desejos e agir de acordo com a própria vontade. O medo não nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Tente portanto seguir em frente ponderando as coisas com amor, que o medo se enfraquece.

AME a si mesmo

Se você não se tratar com amor, carinho e respeito, quem o fará por você? Seu pai, sua mãe? Seu marido, sua namorada?

As pessoas não mudam

Um grande número de separações e brigas ocorre devido às expectativas irreais. As pessoas pensam que podem mudar o outro, ou melhor, que o amor cura pessoa drogada, viciada em jogo, mau caráter e assim por diante. O único amor que pode mudar uma pessoa é o amor próprio.

Dinheiro é bom mas até a página…

É verdade que não ganhar o suficiente para atender às necessidades básicas nos causa infelicidade, mas é também verdade que ter quantias colossais de dinheiro não faz as pessoas se tornarem magicamente felizes.

Não se faça de vítima

Não perca anos da sua vida fazendo um trabalho que você odeia, vivendo com um cônjuge que não tem mais nada a ver, bebendo ou se adormentando na frente da televisão para anestesiar uma vida infeliz. A vida passa e você diz que é tarde demais para mudar, mas você não é uma vítima do tempo. Você é vítima da própria procrastinação.

Saiba que nada sabes

Pessoas de mente fechada que pensam que sabem tudo geralmente são muito arrogantes, além de ignorantes. A melhor frase para se manter humilde e inteligente é atribuída a Sócrates: só sei que nada sei. 

Tenha autoconhecimento

E por falar em filosofia, conhece-te a ti mesmo. Só quem se conhece pode ter objetivos claros na vida. Ter ideias claras sobre quem, o que e onde você quer estar, te ajudará a alcançar seus objetivos.

Para de se preocupar com o outro

Mas o que eles vão dizer de mim? Não desperdice sua vida se preocupando com o que os outros pensam de você. A maioria das pessoas está ocupada com suas próprias vidas, e ainda que não estivessem, o que elas pensam sobre você é problema delas. Ninguém pode mudar o pensamento de ninguém.

Economize (mas sem exagero)

Pelo amor de deus, viva a vida! Uma das piores coisas é ser avarento, muquirana. Pessoas exageradamente econômicas não sabem viver. Mas um pouco de bom senso é sempre útil. Você nunca sabe se uma hora de aperto pode chegar. Se nunca vier, ótimo! Mas você ficará muito feliz em ter algum dinheiro guardado se precisar.

Cuide da sua saúde

As pessoas podem se safar com más escolhas de saúde, mas só até certo ponto. Muito provavelmente, mais cedo ou mais tarde, a conta pela falta de zelo na área da saúde vai chegar.

Escolha estar bem

Todos temos dias ruins e dias bons, ninguém foge disso, ninguém é triste ou feliz o tempo todo. Mas você pode escolher estar bem. É tão simples que complica: mas a para a maioria de nós, a felicidade pode ser uma decisão.

Menos expectativas é mais

Quantas  pessoas desperdiçam suas vidas se preocupando com outras pessoas que não correspondem às suas expectativas? Só você tem controle sobre você e seu comportamento.

Zero expectativa significa zero desilusão, mas se não der para não criar expectativas, é simples: decepcionou? Próximo! A fila anda!

Seja você mesmo

Saia dos esquemas de moda e seja você mesmo. A moda era ter sobrancelha fina, agora é ter sobrancelha grossa. Quem tirou agora está pintando! A moda antes era ter seio grande, muita gente colocou silicone. Vamos simplificar? Seja você mesmo, aliás, é muito atraente ser você mesmo!

Consuma experiências

Muitas pessoas aspiram ser ricas para poderem comprar tudo o querem. Mas, na verdade, são as experiências que temos na vida que nos fazem felizes.

Em vez de shopping, consuma mais experiências: shows, viagens, amizades, histórias.

As leis da natureza

Na natureza, assim como na vida, tudo é cíclico, portanto, depois da tempestade o sol sempre aparece. Não importa o que você esteja passando, sempre há um lado bom ou um aprendizado a se obter.

Tenha um sonho

Sonhos nos mantêm vivos. Não importa sua idade, nunca é tarde demais para tentar algo novo ou realizar um sonho.

Somos todos egoístas

O egoísmo talvez seja a característica mais marcante do ser humano. Traições, decepções, infelizmente acontecem o tempo todo. Mas não desumanize as pessoas porque todos nós capazes de ser egoístas. Assim, fica mais fácil entender e superar certas dores.

Todo mundo está sofrendo

Não acredite nas vidas incríveis que você vê no Instagram. Alguns parecem estar se dando bem quando a realidade é muito mais difícil.

Peça ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda ou de mostrar vulnerabilidade. Assim como todos podemos ser egotistas, somos todos seres sociais e precisamos uns dos outros.

A verdade dói menos

Dizer a verdade pode parecer mais doloroso do que mentir. Mas no final das contas, dizer a verdade é sempre a melhor opção. A mentira pode até gerar perdão, mas deixa cicatrizes de desconfiança para sempre.

Permita-se a diversão

Você já se sentiu em culpa por se divertir? Por estar de férias? Por ter gastado um pouco mais? Pare com isso. A vida quer da gente leveza e felicidade.

Tenha responsabilidade afetiva

Enganar as pessoas com promessas falsas para se sentir amado, querido, é falta de responsabilidade afetiva, uma atitude que gera apenas carmas e inimizades.

Saiba perdoar

Aprender a perdoar é importante mais para si do que para o outro. Guardar mágoas não vale a pena, dá dor de estômago e pode causar doenças. Perdoar é se libertar de um mau-estar.

Permita-se ser amado

Muita gente tem medo do amor. Não assume isso mas tem medo de amar porque o amor nos torna vulneráveis. Mas é uma das melhores experiencias da vida. Permita-se o amor!

Aprenda o que é mais importante

A vida é temporária, todos sabemos que a morte é a nossa única certeza. Então, a coisa mais sábia que podemos fazer é aproveitar o nosso tempo de vida para aprender coisas realmente importantes: a importância do amor, da gentileza, da amizade, do perdão, da humildade…

Devemos evoluir como espírito e não como matéria!

Por mais que você morra em um caixão de ouro, você não leva riqueza consigo para aonde quer que você vá.

E você? Qual é a lição de vida mais importante que você já aprendeu?

Talvez te interesse ler também:

As 48 Leis da Existência: entenda como elas atuam em nossas Vidas

Dependência afetiva: o que é e como se livrar dela

Golpe no Tinder: não deixe a carência acabar com tudo o que você tem

As pessoas estão procurando namorado de forma errada, dizem pesquisas

Como ser mais confiante

O que é Telepatia: estudos, exemplos e como desenvolvê-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...