Este é o hormônio que te ajuda a entender o outro


Os hormônios têm o poder de promover nosso equilíbrio e um bom estado de saúde. Cada hormônio tem a sua função e nos capacita em nosso desenvolvimento físico, psicológico e mental. Hoje vamos falar de um hormônio que nos ajuda a entender o outro, melhorando a nossa interação social.

A importância dos hormônios

Dada a importância dos hormônios, a neurociência vem se dedicando à coleta de evidências sobre como eles atuam em nosso corpo.

Um desses hormônios é a oxitocina, também chamada de ocitocina, um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea.

A ocitocina atua como um neuromodulador que pode aumentar nosso poder cognitivo e nossa capacidade de entender os outros, além de exercer papel importante nas sensações de prazer e afeto.

Levando em conta as importantes funções da ocitocina, este conteúdo traz um estudo sobre uma das funções desse hormônio: a de perceber a mente do outro.

Saiba mais!

O que é a Ocitocina e como é produzida?

A ocitocina é um hormônio peptídico composto por nove aminoácidos.

É produzida no cérebro, especificamente nas células neurosecretoras magnocelulares dentro do núcleo supraóptico e núcleo paraventricular do hipotálamo, e liberada na corrente sanguínea.

A ocitocina atua nas glândulas mamárias para promover a produção do leite durante a amamentação, bem como no útero durante as contrações do trabalho de parto.

Também é projetada para outras partes do cérebro e para a medula espinhal, onde atua como um neuromodulador, influenciando a atividade de outros neurônios no cérebro.

Funções da Ocitocina

A ocitocina desempenha papel importante em várias manifestações do indivíduo, como:

  • no comportamento de pertencimento e filiação
  • no sentimento materno
  • no comportamento sexual
  • no vínculo afetivo
  • na memória social
  • na sensação de confiança
  • no estado de segurança interna

A importância da Ocitocina

Os pesquisadores têm buscado maneiras  de entender como a ocitocina influencia em nossa abertura e relação com os outros, e em nossa compreensão sobre eles.

O entendimento da relação da ocitocina com a capacidade de amar, ter empatia e compreender as motivações alheias, pode ajudar a perceber a razão de algumas pessoas terem essa capacidade mais acentuadas que outras.

Ocitocina e a habilidade de entender a mente do outro

Uma dessas pesquisas foi realizada por Gregor Domes e sua equipe, relacionando a ocitocina com a habilidade do cérebro de ler (entender) a mente do outro.

O artigo científico dessa pesquisa tem como título ” Oxytocin Improves ‘Mind-Reading’ in Humans” (Ocitocina melhora a ‘leitura da mente’ em humanos).

Tal pesquisa focou na compreensão social normal ou nos déficits na interação social associados à ocitocina.

O estudo

Para realizar essa pesquisa, Gregor Domes e sua equipe administraram uma forma sintética de ocitocina ou placebo, sendo que cada participante recebeu ambos em algum momento.

A pesquisa envolveu 30 adultos saudáveis do sexo masculino, com idades entre 21 e 30 anos.

Após cada dose, os participantes completavam uma tarefa interpretando os estados mentais de outras pessoas.

Para tal, os participantes viram fotos de atores transmitindo várias expressões emocionais diferentes, como vergonha, alarme e perplexidade.

Essas fotos mostravam apenas a região dos olhos, a parte mais expressiva para a identificação de emoções mais complexas.

Cada figura era acompanhada por quatro palavras descritivas e os participantes eram solicitados a escolher a palavra que melhor descrevia o que o ator estava pensando ou sentindo.

Resultado da Pesquisa

Os participantes tiveram um desempenho significativamente melhor nesta tarefa, após a administração de ocitocina, do que após receberem o placebo.

Esses resultados têm implicações para a compreensão não apenas dos processos neurobiológicos relacionados à cognição social humana saudável, mas também para a compreensão de distúrbios marcados por déficits no funcionamento social, como o autismo.

Indivíduos com transtornos do espectro do autismo geralmente apresentam deficiências no processamento de informações sociais e têm dificuldade particular em identificar as emoções dos outros, por meio da expressão facial e outras modalidades, como tom de voz ou postura.

A conclusão deste estudo é que a oxitocina melhora a capacidade de inferir (deduzir) o estado mental dos outros a partir de pistas sociais da região dos olhos.

Nesse contexto, a ocitocina pode desempenhar um papel no tratamento do transtorno do espectro autista, que é caracterizado por grave prejuízo social.

Ocitona = Interação social

Como visto, a descoberta desta pesquisa levou à constatação de que a oxitocina facilita a cognição social.

Como Gregor Domes escreveu no artigo relacionado a esse estudo:

“A capacidade de inferir o estado interno de outra pessoa [e depois] adaptar o próprio comportamento é a pedra angular de todas as interações sociais humanas.”

Em suma, todos nós temos alguma capacidade de entender os estados emocionais de nossos pares observando suas ações, expressões e palavras. Entretanto, uma mudança em nossos níveis hormonais pode melhorar essa capacidade.

Daí, a importância de promover a saúde hormonal. No caso da ocitocina, este hormônio é produzido naturalmente quando estamos apaixonados ou quando sentimos amor.

Veja as formas naturais de estimular a sua produção no artigo aqui abaixo:

Como anda a sua ocitocina?

Para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar, talvez te interesse ler também:

Tipos de alimentos: como a alimentação pode influenciar nossa energia

Escala de Hawkins: a influência das emoções na energia da vida

Abraçar árvores diferentes produz curas específicas

Sais de Schussler: aplicações e indicações para problemas de saúde

Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal

Quais chás pode tomar e o que fazer quando se tem febre

Conheça as doenças que podem ser tratadas com aromaterapia

Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

Remédios para aumentar a imunidade: receitas e dicas

25 Plantas e Alimentos com Propriedades Antivirais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...