Pressão alta: alimentos que ajudam a baixar a pressão


Quem sofre com pressão alta sabe o quão inconveniente, atordoante e incapacitante pode ser esta condição. Dores de cabeça constantes, enxaquecas, fácil irritabilidade, desgaste físico e emocional são apenas alguns dos sintomas de quem sofre de hipertensão. Conheça os alimentos recomendados, e os que devem ser evitados, para quem sofre sofre desse problema.

Alimentos que devem ser evitados em caso de pressão alta

Um dos principais dilemas de quem sofre com pressão alta é saber evitar determinados alimentos que podem desencadear e agravar ainda mais essa condição.

Muitas vezes nem se percebe, mas os sintomas podem surgir logo após o almoço, jantar ou outra refeição, justamente pelos alimentos que foram consumidos.

Em vias gerais, a pressão alta será desencadeada pela concentração de calorias e sódio presentes nos alimentos.

Atualmente, especialmente quando se trata de “cozinha rápida”, a maioria dos alimentos disponíveis possuem altas quantidades de sódio, ocasionando aumento drástico na pressão de quem os consome.

Podemos citar os seguintes ingredientes que devem ser evitados:

Sal (cloreto de sódio)

Uma dieta rica em cloreto de sódio (sal de cozinha) aumenta a pressão arterial em muitas pessoas.

Mas por que o sal aumenta a pressão? Porque uma dieta com excesso de sal perturba o equilíbrio natural do sódio no corpo, causando retenção de líquidos e aumentando a pressão exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos.

Para quem tem pressão alta, quanto menos sódio se consome, melhor controle da pressão arterial se pode ter.

Evite produtos industrializados, enlatados como molhos de tomate, picles em conservas, pizzas, lasanhas congeladas, temperos prontos de qualquer sabor e outras comidas prontas, pois são ricas em sódio, o principal ingrediente para conservação desses alimentos.

Como dica geral, veja a tabela de ingredientes no rótulo do alimento que se deseja comprar. Caso o sódio seja uns dos primeiros itens listados (ou sal), deve ser evitado, pois isso significa altas quantidades desse ingrediente.

Carnes processadas

Carnes processadas como presunto, bacon, salsicha e frios em geral são ricos em nitrato de sódio, o ingrediente mais comumente usado como conservante para esses alimentos. Estudos demonstram que muitos desses alimentos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Gorduras trans

As gorduras trans estão ligadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas, à resistência à insulina e à obesidade. .

Não compre alimentos quando você vir no rótulo escrito “óleo parcialmente hidrogenado” e até aqueles onde estiver escrito “0 gorduras trans” pois podem conter até 0,5 grama.

Não é difícil saber quais alimentos evitar: toda sorte de merenda industrializada, biscoitos, bolachas, batatas fritas, etc, pois estão cheios deles.

Açúcar

O açúcar é geralmente um ingrediente que contém muitas calorias e pouco, ou zero, valor nutricional. A American Heart Association recomenda que mulheres não consumam mais de 6 colheres de chá (20 gramas) de açúcar por dia, e homens não superem 9 colheres de chá.

pressao alta

Alimentos recomendados para baixar a pressão

Há determinados alimentos que são capazes de controlar e até mesmo diminuir a pressão alta. Isso pode ser extremamente benéfico para quem sofre com pressão alta, pois terão efeitos complementares junto à medicação. Há, ainda, casos (após consulta médica) em que o paciente é capaz de diminuir a medicação tomada devido a uma alimentação saudável.

Basicamente, alguns alimentos serão capazes de ajudar a diminuir a pressão, ou seja, controlar a pressão alta: fibras, magnésio e potássio. Estes nutrientes podem ser facilmente encontrados em vegetais e frutas que têm baixos índices de sódio.

Podemos citar os seguintes alimentos recomendados para pressão alta:

Banana

Bananas: bananas são ricas em cálcio, potássio e magnésio. Troque as merendinhas industrializadas por uma banana ao acordar, uma pela tarde e outra após o jantar.

Couve

Couve: rica também em todos os nutrientes necessários para baixar a pressão, a couve tem baixas quantidades de calorias. Pode ser preparada com saladas ou pratos quentes.

Pêssegos e nectarinas

Pêssegos e nectarinas: um pêssego médio (ou nectarina) pode prover 1% do cálcio necessário diário em nosso organismo, 8% do potássio e 3% de magnésio. Pode ser ingerido na hora que bate aquela vontade de “comer alguma coisa”.

Kiwi

Kiwi: uma fruta deliciosa, o kiwi provê 9% das nossas necessidades diárias de potássio, além de grandes quantidades de magnésio e cálcio.

Pimentão

Pimentão vermelho: também é rico nos nutrientes necessários para baixar a pressão. Extremamente saudável e aconselhado em dietas para tratar a pressão alta. Ao menos 1 pimentão por dia nas refeições.

Sementes de abóbora

Contém diversos nutrientes importantes para o controle da pressão arterial, incluindo magnésio, potássio e arginina, importante para o relaxamento dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial.

Brócolis

Brócolis: 1 xícara de brócolis cozido contém cerca de 14% das nossas necessidades diárias de potássio, 8% de magnésio e 6% de cálcio. O brócolis é um alimento medicinal.

Alho

O alho, além de ser um alimento nutritivo, auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea.

Frutas cítricas

São ótimas pra reduzir a pressão arterial por conta de suas vitaminas e minerais que podem ajudam a manter o coração saudável e reduz os fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta, dizem estudos.

Acelga

A acelga é uma hortaliça repleta de nutrientes que regulam a pressão sanguínea, como o potássio e o magnésio.

Aipo

O aipo é um outro vegetal gostoso e fa2cil de achar que pode ter efeitos positivos sobre a pressão arterial. Contém compostos chamados ftalidas, que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e a diminuir a hipertensão.

Leguminosas

Leguminosas como feijões e lentilhas contêm fibras, magnésio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a diminuir os níveis de pressão alta.

Pistaches

Pistaches são muito nutritivos e seu consumo tem sido associado a níveis saudáveis ​​​​de pressão arterial em diversos estudos.

Sementes de chia e linhaça

As sementes de chia e sementes de linhaça são repletas de nutrientes bons para a saúde cardiovascular, como potássio, magnésio e fibras.

Tomate

Tomates contêm potássio e licopeno, nutrientes reconhecidos como benéficos para o coração, que podem ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas.

Cenouras

Os benefícios da cenoura são muitos. São ricas em compostos fenólicos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a diminuir os níveis de pressão arterial. Estudos relataram que comê-las cruas é melhor para essa finalidade, sugerindo o consumo regular de suco de cenoura.

Beterraba

Ricas em nitratos, tanto as beterrabas quanto suas folhas, ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a diminuir a pressão arterial.

Espinafre

Como a beterraba, o espinafre também é rico em nitratos, além de antioxidantes, potássio, cálcio e magnésio, tudo de bom para a saúde do coração.

Outros alimentos

Veja algumas pesquisas sobre alimentos que ajudam a reduzir a pressão arterial:

Além disso, diversos outros vegetais de coloração verde escura podem auxiliar na dieta contra a pressão alta. A dica mais preciosa é evitar alimentos processados, enlatados e congelados. O importante é preparar a própria comida e evitar a adição de sal.

Além disso, deve-se evitar a ingestão de álcool e também a prática de tabagismo.

Consulte um médico

A pressão alta pode ser um problema sério quando não tratada.

Uma dieta variada e saudável (com mais alimento de verdade e menos comida pronta industrializada) é sempre a recomendação médica geral.

Mesmo assim, é importante que um médico, um nutricionista ou um especialista em saúde seja consultado antes de qualquer alteração em sua dieta alimentar.

Talvez te interesse ler também:

10 Chás para Pressão Alta – Como baixá-la com remédios naturais

Com 3 xícaras de chá de hibisco por dia, a pressão alta está com os dias contados!

Por que existem ovos de casca branca e ovos de casca vermelha?

Os alimentos de hoje não nutrem como os de antigamente 

Chuchu tem muita graça: veja 15 benefícios e experimente novas receitas

Erva-couvinha: PANC medicinal boa para muita coisa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...