Com 3 xícaras de chá de hibisco por dia, a pressão alta está com os dias contados!


Quem diria que o hibisco é um precioso aliado da saúde? Bem, vários estudos comprovaram isso, incluindo uma pesquisa de 2004, que teve como objetivo analisar sua eficácia contra a hipertensão, comparando o hibisco com o composto químico captopril, comumente usado para combater a hipertensão arterial.

Em todos os indivíduos submetidos a exames de pressão diastólica e sistólica, o extrato de Hibiscus sabdariffa foi mais eficaz a longo prazo do que o remédio. O resultado se deve à sua ação vasodilatadora e sua capacidade de inibir a absorção de íons cálcio.

Aparentemente, 3 xícaras de chá de hibisco por dia seriam suficientes para reduzir consideravelmente a pressão!

Planta de hibisco: o que é e de onde vem

ibisco flor

O hibisco, cujas flores são utilizadas na preparação do carcadê, karkadê ou chá vermelho da Abissínia, pertence à família Malvaceae e é um arbusto nativo da Ásia Menor, muito difundido também na Europa, onde existem mais de 200 espécies.

Acredita-se que tenha chegado ao continente europeu graças a uma expedição do embaixador flamengo Ghislain de Busbeck, que levou várias espécies para a Holanda. O arbusto pode ultrapassar os 2 metros de altura e é frequentemente cultivado em jardins para fins ornamentais.

Quando usado na preparação de chás e infusões, tem uma coloração avermelhada característica, devido à presença de substâncias específicas com esta cor.

Hibisco: um aliado contra a pressão alta

hibisco

Aqueles que sofrem de hipertensão podem se beneficiar das propriedades do hibisco, pois essas contém muitos polifenóis, que, além de eliminarem toxinas e substâncias nocivas, promovem a diurese e, ao mesmo tempo, tornam o sangue mais fluido.

Um estudo realizado pela Universidade Tufts em Medford buscou avaliar os efeitos das infusões de hibisco contra a hipertensão. Segundo a pesquisa, 3 xícaras de 240 ml por dia, em média, seriam suficientes para, em um período de 6 semanas, diminuir consideravelmente a pressão e reduzir os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de insuficiência cardíaca, de morte prematura e de doenças coronárias.

Estudo demonstrou que tanto os indivíduos que sofrem com alterações da pressão sistólica quanto da diastólica podem ser beneficiados com reduções significativas. Sem mencionar que as propriedades do hibisco não param por aí: ele também é antisséptico, diurético, digestivo, anti-inflamatório, rico em vitaminas e útil para o fígado.

O ideal é consumi-lo na forma de infusão ou chá de ervas, exceto na gravidez e durante a amamentação, períodos em que é melhor não ingerir a bebida em grandes quantidades sem a orientação de um médico, embora não se tenha conhecimento de efeitos colaterais.

E, afinal, como preparar o chá de hibisco? É muito simples: basta colocar uma colher da erva em uma xícara de água fervente, deixando-a em infusão por cerca de dez minutos.

Consulte um médico

Pessoas hipertensas e que fazem usos de medicamentos devem consultar um médico para evitar a famosa interação medicamentosa. Nunca se automedique. Qualquer remédio, mesmo que natural e caseiro, mesmo que um simples chá de ervas, pode ser perigoso para a sua saúde. As informações aqui contidas não substituem a visita médica.

Talvez te interesse ler também:

COMO USAR O CHÁ DE HIBISCO PARA EMAGRECER?

HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

COMO CUIDAR E CULTIVAR HIBISCO. VEJA FOTOS E DICAS PRECIOSAS!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Hamilton José Pierami
    Publicado em 31/12/2020 às 3:17 am [+]

    Muito boas informações


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:52 am [+]

    <3 GRATIDÃO


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...