Como cuidar e cultivar hibisco. Veja fotos e dicas preciosas!


O hibisco é uma planta da família Malvaceae – existem mais de 200 espécies de hibisco adaptados a climas temperados ou mais quentes, como o nosso. Hoje os hibiscos estão espalhados por todas as regiões do globo, têm uso ornamental e alguns tipos são usados em chás.

Os hibiscos adequados para chás são as espécies Hibiscus acetosella, a vinagreira-roxa como é conhecida aqui, originário da África e encontrado por baldios e beiras de estrada e o Hibiscus sabdariffa, caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira dependendo da região, ambos originários da África.

Estas duas espécies também são adequadas para a confecção de compotas, geleias e doces.

Hibiscus sabdariffa

Hibicus acetosella

Como cultivar hibisco

Os hibiscos ornamentais, de diversas cores, com pétalas lisas ou crespas, raiados ou de cores lisas, são sempre flores bem interessantes para você cultivar em vaso ou no jardim.

Estas são plantas bastante rústicas, que não requerem solo especialmente rico em matéria orgânica, são resistentes à falta de água (dependendo da região, vão sobreviver e florir abundantemente com as chuvas ocasionais).

O porte dos hibiscos é variável podendo formas arbustos de até 2 metros de altura ou ficaram pequenos, até 60 cm, os mais ideais para vasos em varandas.

Plantar hibisco com estacas de galho

Estacas de galho são galhos, ou pedaços destes, verdes, com gemas reprodutivas, que você retirou de uma planta adulta. O plantio de hibiscos se faz, facilmente, com estacas de galhos que podem ser enterradas, diretamente na terra, no local definitivo, ou no vaso.

Prefira retirar e plantar as estacas de hibisco durante o período de chuvas porém, sempre recolha as estacas não floridas pois estas terão mais preservadas suas capacidades de enraizamento.

Se você plantar as estacas fora do tempo de chuvas, ou se a sua região for mais seca, então deverá manter úmida a terra onde as plantou.

Sol e luz

Os hibiscos são plantas de sol direto e muita luz. Quanto mais sol e luz, mais flores eles darão.

Podar é bom

Pode seu arbusto de hibisco após o fim da floração para incentivar a planta a desenvolver novos ramos florais no começo da primavera. Dependendo da região em que você vive, o hibisco deverá ser podado no inverno que é o período em que a planta entrará em dormência vegetativa, ou seja, não crescerá, se resguardará.

As flores do hibisco não aguentam o frio forte ou geadas. Aliás, não são flores de longa duração mesmo mas, em contrapartida, a planta dará flores exuberantes durante um longo período do ano e suas folhas, verdes e brilhantes, permanecerão bonitas o ano todo, também.

Adubação

Hibiscos se dão bem em terras menos férteis, especialmente se estiverem no jardim, ao ar livre, onde suas raízes poderão de estender à procura do que necessitam para a sua nutrição.

Em vasos a realidade muda e você deverá oferecer adubo orgânico – composto ou esterco bem curtido, a cada estação e, especialmente, quando se iniciar a floração.

Também é adequado fornecer cinza de madeira, farinha de osso e de casca de ovos misturadas à água da rega (não regar as flores e folhas, só o pé da planta).

Hibiscus rosa-sinensis – uma planta em estudo

Hibiscus rosa-sinensis em quatro cores:

hibisco 2

hibisco 5

Fonte foto

Esta espécie de hibisco, com as mais variadas cores de pétalas, é a mais usada nos jardins e espaços urbanos. Da espécie Rosa-sinensis foram conseguidas, por hibridização, todos os outros tipos que conhecemos.

Mas, a espécie também tem seus interessantes atributos medicinais – anti-bactericida, antifúngica, cardioprotetora e nos problemas da reprodução humana pois, seu uso interno pode reduzir a taxa de fertilidade de quem toma seu chá – e é fartamente estudada.

Talvez te interesse ler também:

CHÁ DE HIBISCO: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER

AZALEIA, UMA PLANTA FÁCIL DE SE CULTIVAR E CUIDAR!

CULTIVO DE BONSAIS: 10 DICAS PARA INICIANTES

COMO CULTIVAR JASMIM? VEJA AQUI O PASSO A PASSO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...