Como fazer farinha de osso para tuas plantas


Farinha de osso é um adubo orgânico rico em fósforo, cálcio e magnésio, nutrientes que, junto com o nitrogênio são fundamentais para a formação de folhas e frutos.

Sob muitos aspectos a farinha de osso é muito melhor que o adubo químico, veja . Este é um adubo de solubilização lenta, que garante o fornecimento de fósforo e cálcio, durante um prazo longo. Quer dizer, com a farinha de osso, o solo do seu canteiro ficará recheado dos nutrientes durante um longo período, alimentando as plantas à medida que estas necessitam.

A farinha de osso também melhora a condição microbiológica do solo e permite o controle, biológico, de diversos tipos de nematóides, pois seu uso aumenta a incidência de fungos inimigos desses parasitas. Leia e aqui algumas peculiaridades interessantes do uso dos adubos orgânicos.

Mas este é um adubo de preço elevado no mercado, então, preparar em casa, para uso na sua horta, vasos ou canteiros será também um benefício financeiro para você que quer ter, em casa, suas plantas e hortaliças.

A farinha de osso é que sua solubilização é lenta, o que garante o suprimento de fósforo as plantas por um bom tempo, diferente que os superfosfatos (fertilizantes inorgânicos) que tem uma rápida solubilização em água.

Como é que se faz a farinha de osso calcinada

Aqui vou contar como é que se faz farinha de osso calcinada – que não terá cheiro ruim, não requer de auto-clave ou triturador especial à diferença daquelas que você poderá comprar nas lojas de adubos.

1. Compre uma boa porção de ossos no açougueiro.

2. Faça um fogo forte – em fogueira ou churrasqueira – e queime os ossos até que todos fiquem completamente brancos, calcinados.

3. Os ossos calcinados são brancos e quebradiços. Triture os ossos, num pilão ou moedor e passe numa peneira fina. Também poderá usar um martelo para esmigalhar os ossos – é bom usar um saco de pano, com os ossos dentro, e bater fortemente.

4. 10 quilos de ossos crus renderão de 5 a 6 quilos de farinha de ossos.

5. A farinha de ossos calcinados é um adubo rico em fósforo (35%), cálcio e magnésio.

Lembrete

Osso cru cheira mal pois apodrece, então, não estoque em casa. Tire todo o sal incrustado na churrasqueira antes de calcinar os ossos – o resíduo de sal faz mal às plantas. É importante que os ossos sejam totalmente calcinados, para não comprometerem com bactérias, o solo. Leia mais aqui.

Especialmente indicado para você:

ADUBO ORGÂNICO: 9 FORMAS NATURAIS DE ADUBAR A TERRA DO JARDIM E VASO

COMO FAZER ADUBO DE CASCA DE OVO – 2 RECEITAS FÁCEIS

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...