Azaleia, uma planta fácil de se cultivar e cuidar!


Azaleia é uma planta de flor originária do Japão – lá, seu nome quer dizer “arvore de rosas” e está presente em todos os jardins orientais. No Brasil esta linda planta se aclimatou muito bem e, em vários estados, pode-se encontrar azaleias de porte nos entremeios de estradas de rodagem, passeios públicos e jardins. Quando bem cuidada, esta é uma planta que florescerá o ano todo.

Esta é uma planta fácil de ser cultivada, que se dá bem em diversos ambientes, internos ou externos, em vasos ou canteiros.

A azaleia pode atingir até 2 metros de altura mas, também se encontram variedades de médio porte e até as mínis, ideais para vasos pequenos que serão colocados no peitoril de janelas internas.

Como multiplicar uma azaleia

A propagação da azaleia também é bastante fácil. Se faz por estaca de ponteiros de 7 a 10 cm de comprimento. Você vai escolher o ramo reprodutor, um ramo forte, que tenha galhos laterais e folhas. Retire todas as folhas da base deixando só 4 a 5 no ponteiro.

Tenha preparado os vasos em que vai plantar as novas mudas de estacas com terra misturada com areia, sem adubação prévia, com boa drenagem. As mudas novas não devem ser colocadas em terra recentemente adubada (então, prepare sua terra adubada com, pelo menos, 3 meses de antecedência da época da colocação das estacas.

Enraizamento das estacas

Em 2 meses, 60 dias, as estacas estarão enraizadas. Os cuidados necessários são a manutenção da umidade da terra e do ambiente da muda mas, não se pode encharcar a terra, portanto, cuide bem da drenagem. Uma boa dica é fazer uma cobertura com meia garrafa pet cortada, deixando a abertura para cima. Você manterá a terra regada, úmida e a garrafa propiciará um ambiente mais protegido para a mudinha.

azaleia 2

Transplante da azaleia para o local definitivo

Após esse tempo, você vai transplantar a sua azaleia para o seu local definitivo. Escolha bem o local definitivo do plantio, atendendo às características que menciono abaixo neste texto.

Características de um bom local de plantio para a azaleia:

Luz e vento

As azaleias gostam de luz e sol direto por, pelo menos 4 horas ao dia. Se a azaleia estiver plantada no jardim, escolha um lugar menos ventoso pois esta planta não gosta tanto assim de ventania. Mas, se as suas azaleias estiverem em vaso, cuide do excesso de vento e chuva, que poderá matar a planta.

Solo

O solo ideal para a azaleia é composto por uma parte de terra argilosa, uma parte de areia e outra parte de composto orgânico bem curtido, com pH mais para o ácido. No vaso esse solo deverá ter boas condições de drenagem e terá que ser afofado rotineiramente para não compactar. É uma boa ideia se usar lascas de pinheiro, ou bolinhas de argila, na superfície, para reduzir a evapotranspiração do solo e assim, espaçar as regas.

Regas

Azaleia no jardim você só vai regar se o tempo seco perdurar mais de uma semana mas, no vaso, regue um pouco cada dia, de manhã cedo.

Podas

Para que a sua azaleia dê flores todos os anos, faça uma poda de limpeza após as floradas e, nesta época também, faça a adubação com composto bem curtido.

Adubação

As azaleias podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com torta de mamona, cinza de lareira e fogueira, restos picados de folhagens. Disponha o adubo já preparado em volta do pé da azaleia e, com um rastelo, introduza levemente. Regue em seguida e cubra a superfície com palhada ou folhas secas.

Para adubar os vasos, use uma colher de sopa de torta de mamona, farinha de osso e cinzas, misture bem e, em cada vaso, uma vez ao mês, espalhe uma colher de sopa (para vasos grandes) ou de sobremesa (para vasos médios). Nas mini azaleias plantadas em mini vasos, só coloque uma colherinha de café do adubo preparado.

Atenção

Nunca adube mudas em formação ou enraizamento. Uma vez ao ano, misture um pouco de terra com salitre e incorpore nos locais onde tem azaleias plantadas (essa adubação deverá ser feita em tempo seco, a terra afofada e o adubo revolvido superficialmente). Posteriormente, uma boa rega para integrar o salitre em toda a superfície, fará o restante do trabalho.

A azaleia pode ser cuidada dentro de casa desde que, de tempos em tempos, fique na frente da janela aberta tomando o sol da tarde, por exemplo.

Veja o vídeo abaixo com outras dicas de cultivo de azaléias

Especialmente escolhidos para você:

CULTIVO DE BONSAIS: 10 DICAS PARA INICIANTES

PRIMAVERA, A BUGANVÍLIA: COMO FAZER MUDAS, CUIDADOS E PODAS

5 PLANTAS FÁCEIS DE CULTIVAR MESMO PARA QUEM NÃO TEM O “DEDO VERDE”




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...