Simbolismos e Significados da Azaleia. A planta da Alegria e da Boa Sorte!


A Azaleia é uma planta nativa asiática que se adaptou bem aqui no Brasil. É um arbusto que apresenta folhas verdes-escuras e floração abundante.

A flor da Azaleia é delicada e possui uma variedade de cores. No Brasil, a Azaleia mais comum é a da espécie Rhododendron indicum que apresenta cores rosa, roxo e branco.

A melhor época para cultivar Azaleia é no outono. Além da beleza, a Azaleia possui vários significados e até lenda relacionada à ela. E é sobre isso que irá tratar esse conteúdo. Acompanhe e saiba mais sobre os significados da Azaleia!

{index}

Origem da Azaleia

A azaleia pertence ao gênero Rhododendron e à família das Ericácease. É de origem chinesa e japonesa.

Etimologia do nome

O termo Azaleia foi dado por Lineu em 1735. A palavra Azaleia tem origem do grego e significa “seco” ou “árido”.

Esse nome, provavelmente, foi atribuído à essa planta porque ela fica com os ramos secos antes de florescer.

A lenda chinesa da Azaleia

Havia um imperador chinês que, embora fosse poderoso e rico, era solitário. Ele queria encontrar a mulher amada e até tinha sonhos com ela.

Um dia, ele encontrou um mercador que lhe presenteou com uma uma Azaleia, lhe dizendo que ela tinha flores com poderes mágicos. Ele a plantou em seu jardim.

Em pouco tempo, eis que apareceu no jardim a mulher amada de seus sonhos.

Os simbolismos e os significados da Azaleia

Em geral, os significados da Azaleia estão associados à feminilidade, delicadeza, temperança, amorosidade, generosidade, pureza de sentimento, maternidade, alegria de amar e perseverança.

A Azaleia pode ter sentidos específicos, de acordo com a cor, por exemplo:

  • rosa representa o amor à vida e a natureza
  • branca, romantismo
  • vermelha, amor duradouro e intenso

Presentear alguém com um vaso ou muda de Azaleia é uma forma de expressar bons sentimentos e desejos de felicidade, sucesso e sorte para a pessoa.

Azaleia, carinho em forma de planta

Quando quiser expressar seus bons sentimentos para uma pessoa dê uma linda planta de Azaleia. Ao olhar para essa planta, a pessoa presenteada irá lembrar de seu carinho!

Ah, e se tiver um jardim, também se dê esse presente, cultive Azaleia, pois é uma planta que só dê olhar levanta nossa Energia e alegra o nosso dia!

Talvez te interesse ler também:

AZALEIA, UMA PLANTA FÁCIL DE SE CULTIVAR E CUIDAR!

AZALEIA – ALGUMAS DICAS DE CULTIVO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...