Pressão alta: o que comer? Alimentos recomendados e não

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Pressão alta o que comer?

Quem sofre com pressão alta sabe o quão inconveniente, atordoante e incapacitante pode ser esta condição. Dores de cabeça constantes, enxaquecas, fácil irritabilidade, desgaste físico e emocional são apenas alguns dos sintomas de quem sofre com pressão alta. Aqui veremos sobre pressão alta, os alimentos recomendados e os que devem ser evitados.

Alimentos que devem ser evitados em caso de pressão alta

Um dos principais dilemas de quem sofre com pressão alta é saber evitar determinados alimentos que podem desencadear e agravar ainda mais essa condição.

Muitas vezes nem se percebe, mas os sintomas surgem logo após o almoço, jantar ou outra refeição, justamente pelos elementos que foram consumidos. Em vias gerais, a pressão alta será desencadeada pela concentração de calorias e sódio presentes nos alimentos.

Atualmente, especialmente quando se trata de “cozinha rápida”, a maioria dos alimentos disponíveis possuem altas quantidades de sódio, ocasionando aumento drástico na pressão de quem os consome. Podemos citar os seguintes alimentos que devem ser evitados:

círculo verde Sal

círculo verde Produtos enlatados como molhos de tomate, picles em conservas ou correlacionados. Evitar esses alimentos é necessário pois o sal (sódio) é seu principal elemento de conservação

círculo verde Açúcar

círculo verde Pizzas e lasanhas congeladas

círculo verde Temperos prontos de qualquer sabor (legumes, galinha, carne e etc.)

Como orientação geral, deve-se verificar a tabela de elementos do alimento que se deseja consumir. Caso o sódio seja uns dos primeiros itens listados (ou sal), deve ser evitado, pois isso significa altas quantidades.

pressao alta

Alimentos recomendados para a pressão alta

Há determinados alimentos que são capazes de controlar e até mesmo diminuir a pressão alta. Isso pode ser extremamente benéfico para quem sofre com pressão alta, pois terão efeitos complementares junto à medicação. Há, ainda, casos (após consulta médica) em que o paciente é capaz de diminuir a medicação tomada devido a uma alimentação saudável.

Basicamente, alguns elementos serão capazes de ajudar a diminuir a pressão, ou seja, controlar a pressão alta: fibras, magnésio e potássio. Estes elementos podem ser facilmente encontrados em vegetais e frutas que têm baixos índices de sódio. Podemos citar os seguintes alimentos recomendados para pressão alta:

círculo verde Bananas: bananas são ricas em cálcio, potássio e magnésio. Aconselha-se uma banana ao acordar, uma pela tarde e outra após o jantar

círculo verde Couve: rica também em todos os nutrientes necessários para baixar a pressão, a couve tem baixas quantidades de calorias. Pode ser preparada com saladas ou pratos quentes

círculo verde Pêssegos e nectarinas: Um pêssego médio (ou nectarina) pode prover 1% do cálcio necessário diário em nosso organismo, 8% do potássio e 3% de magnésio. Pode ser ingerido pelas manhãs e durante as tardes

círculo verde Kiwi: Uma fruta deliciosa, o kiwi provê 9% das nossas necessidades diárias de potássio, além de grandes quantidades de magnésio e cálcio

círculo verde Pimentão vermelho: também é rico nos nutrientes necessários para baixar a pressão. Extremamente saudável e aconselhado em dietas para tratar a pressão alta. Ao menos 1 pimentão por dia nas refeições

círculo verde Brócolis: 1 xícara de brócolis cozido contém cerca de 14% das nossas necessidades diárias de potássio, 8% de magnésio e 6% de cálcio

Além disso, diversos outros vegetais de coloração verde escura podem auxiliar na dieta contra a pressão alta. A dica mais preciosa é evitar alimentos processados, enlatados e congelados. O importante é preparar a própria comida e evitar a adição de sal. Além disso, deve-se evitar a ingestão de álcool e também a prática de tabagismo.

Recomendações gerais para pressão alta

A pressão alta pode ser um problema sério quando não tratada. É importante que um médico ou especialista em saúde seja consultado antes de qualquer alteração em sua dieta alimentar.

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