Dormir com máscara melhora a memória e outras funções cognitivas


Usar máscara de dormir pode fazer muito bem à nossa saúde mental, melhorando a memória, o estado de alerta, o tempo de resposta (prontidão, reflexo) e outras funções cognitivas. Tudo por causa do escuro total que as máscaras podem promover, o que permite bloquear qualquer fonte de luz capaz de atrapalhar o sono.

Dormir bem é fundamental para a saúde. Para ter um sono restaurador é preciso dormir um certo número de horas e em um ambiente silencioso, o que nem sempre é fácil de se conseguir.

Vários estudos comprovam que um sono de qualidade está relacionado a um risco reduzido de desenvolver certas condições médicas, ajuda no peso corporal, melhora o humor e outros benefícios.

O estudo

Uma equipe de pesquisa internacional liderada por cientistas da Cardiff University School of Psychology (Reino Unido) conseguiu demonstrar a eficácia das máscaras de dormir em uma pesquisa que envolveu cerca de 130 homens e mulheres com idades entre 18 e 35 anos, em dois experimentos específicos.

No primeiro experimento, 94 participantes foram convidados a usar máscaras por uma semana e, na semana seguinte, foram submetidos a “uma condição de controle na qual a luz não foi bloqueada”, conforme explicado no resumo do estudo.

Em alguns casos, máscaras com furos foram usadas durante a segunda semana para destacar e isolar quaisquer fatores perturbadores causados ​​pelo uso do acessório. Após os primeiros cinco dias de cada uma das duas semanas, os voluntários foram submetidos a testes cognitivos específicos, para verificar se o bloqueio total da luz graças às máscaras poderia oferecer benefícios.

Os resultados mostraram que depois de dormir com a máscara, os participantes obtiveram as melhores pontuações tanto nos testes mnemônicos – nos quais deveriam associar pares de palavras – quanto naqueles destinados a medir os tempos de reação. A máscara melhorou a memória episódica e o estado de alerta.

O segundo experimento, no qual participaram 35 voluntários, também destacou a eficácia da máscara de dormir em termos de desempenho cognitivo. Os pesquisadores observaram que o uso da máscara esteve associado a uma maior duração do sono lento ou não REM (assim chamado pela desaceleração mostrada no encefalograma), por sua vez ligado aos benefícios cognitivos mostrados nos testes.

Barato e eficaz

Os autores do estudo sublinham que o uso da máscara de dormir pode ser um método “barato, eficaz e não invasivo” para melhorar o desempenho cognitivo como a memória.

Para quem sente desconforto ao usar a máscara, pode tentar colocar uma cortina tipo blackout no quarto. A ideia não é encobrir a luz do sol, mas sim, a poluição luminosa noturna, causada pela iluminação pública, por exemplo. O ideal é dormir cedo, naturalmente algum tempo depois que o sol se põe.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo tem seu relógio biológico, importante para o bom funcionamento de todo o organismo.

Os detalhes da pesquisa “Wearing an eye mask during overnight sleep improves episodic learning and alertness” foram publicados na revista científica especializada Sleep.

Fonte: fanpage

Talvez te interesse ler também:

Dormir é mais importante para a saúde do coração do que atividade física, revela novo estudo

O que comer antes de dormir e sem atrapalhar o sono?

Dormir em lençóis limpos e cheirosos faz bem ao sono e à saúde




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...