Descubra como a prática de sustentabilidade pode ser aplicada também na hora dos exercícios!


Ser sustentável deixou de ser algo considerado clichê e passou a ser essencial para a preservação do meio ambiente.

Isso porque com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Mas já parou para pensar que o desenvolvimento sustentável não se limita apenas ao discurso ambiental? Sabia que a prática de sustentabilidade pode ser aplicada também na hora dos exercícios?

Alguns aparelhos, por exemplo, foram desenvolvidos e pensados neste tema e você pode, muito bem, adotá-los para os seus exercícios físicos.

Neste artigo mostraremos quais são estes equipamentos e quais práticas também podem ser aplicadas para assim, tornar um hábito tão importante que é a prática de atividades físicas algo também sustentável.

Importância das atividades físicas

Essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida, inúmeros estudos já demonstraram que a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.

A prática regular de exercícios físicos, por exemplo, ajuda a regular a circulação sanguínea, mantém a pressão arterial regulada, melhora a disposição e diminui o estresse.

Pensando nisso, não há dúvidas de que, apesar de não ser muito fácil, temos que tentar nos exercitar periodicamente.

A grande questão é – como unir a prática de atividades com algo também muito importante nos dias de hoje – a sustentabilidade.

No próximo tópico te mostraremos algumas dicas de equipamentos e práticas sustentáveis que você pode adotar para os seus exercícios físicos.

Prática de exercícios de forma sustentável: 3 dicas essenciais

ginástica ao ar livre

Treine ao ar livre e use aparelhos públicos

Ao contrário do que muitos ainda possam pensar, treinar não é algo exclusivo de academias. Pelo contrário, é totalmente possível se exercitar em locais públicos, como parques, bosques, praias, montanhas, etc.

Além disso, também existem academias que oferecem treinos ao ar livre. Verifique a disponibilidade e os parques da sua região.

E caso você não queira treinar sozinho e nenhuma academia da sua região oferece esse serviço, não tem problema. Você pode muito bem combinar com familiares ou amigos e compartilhar a ideia. Você pode também organizar grupos de corrida ou caminhadas – contemplar a natureza também é uma forma de contribuir para sua saúde.

Outra dica muito prática e sustentável é usar a aparelhagem para exercícios físicos que algumas cidades disponibilizam em parques, bosques e outros locais públicos.

E o melhor, em você pode usá-los gratuitamente. Pesquise antes apenas os parques da sua região e visite-os para verificar se há disponibilidade de aparelhos no local.

Se possível, consulte antes um/a profissional e elabore um treino para você. Assim, você poderá fazer uma espécie de academia a céu aberto e ainda economizar dinheiro.

Pratique o Plogging

plogging: corrida sustentável

O plogging surgiu na Suécia e pode ser definida como uma prática que une corrida e coleta de lixo, uma espécie de “corrida sustentável”. As pessoas que o praticam diariamente recolhem o lixo que vão encontrando no chão quando saem para correr.

Fácil de ser implementada, para adotar a modalidade, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que você encontrar jogado ao longo do caminho – dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel.

Aproveite para fazer o agachamento certinho e lembre-se de manter o consumo consciente durante os exercícios.

Como sabemos, o plástico é um dos maiores vilões que contribuem para a poluição em geral – e particularmente dos mares. Pensando nisso, use, por exemplo, a mesma garrafa reutilizável todos os dias. Existem vários modelos disponíveis no mercado.

Faça exercícios em casa

exercícios em casa: agachamento

 

Por último, mas não menos importante, faça exercício em casa. Algo que acontece, em geral, em cidades grandes, muitas vezes, precisamos nos dividir entre trabalho e estudo, sem contar o tempo que perdem no transporte público.

No final, o resultado é falta de tempo para a prática de exercícios físicos. Porém, hoje em dia sabemos que resolver esse problema é bem simples, mas que exige disposição – faça exercício em casa.

Felizmente, hoje podemos contar com o auxílio da internet onde temos dicas e verdadeiras aulas de profissionais que nos ensinam desde o básico até exercícios completos. A grande verdade é que há diversos tipos de exercícios para todas as necessidades disponíveis na internet.

Dança, caminhada, subir e descer escadas. Para manter a frequência de atividade física em casa, o ideal é começar por aquele exercício que dê prazer e seja mais fácil de executar.

Recomendamos que procure vídeos sobre os tipos de exercício dos quais você mais gosta ou de acordo com o que você deseja e precisa.

Invista em acessórios que podem potencializar os seus treinos, como é o caso das já bem conhecidas Mini Bands, item perfeito para reforçar o treino do corpo todo.

Também conhecidas como miniband e band, como este único acessório você poderá deixar os seus treinos em casa mais intensos e potencializar seus resultados: estamos falando das faixas elásticas.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e sugestões?

Talvez te interesse ler também:

Como se Movimentar Mais no Dia a Dia se Você Não Tem Tempo

Acabou a desculpa: malhar não dá fome! 

Subir escada: economize energia, evite contágio e ganhe saúde 

Isotônico natural. Faça você mesmo seu ‘Gatorade’ em casa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...