Acabou a desculpa: malhar não dá fome! 

Acabou a desculpa: malhar não dá fome! 

Você é daqueles que treina para comer depois sem culpa no cartório? Pois agora não vai mais ter desculpa.

Estudos revelam que um treinamento aeróbico de intensidade moderada pode, na verdade, diminuir o apetite ou aumentar a sensação de plenitude ou saciedade.

Os estudos

“O exercício pode definitivamente suprimir a fome”, afirma Barry Braun, diretor do Laboratório de Metabolismo Energético da Universidade de Massachusetts, Amherst, coautor de vários estudos sobre o assunto.

Como, por que, e por quanto tempo depois, é algo que os pesquisadores ainda estão trabalhando para descobrir. Eles sabem que os exercícios provocam mudanças no hormônio grelina da fome e nos hormônios de saciedade, PYY e GLP-1 – embora a pesquisa ainda não tenha estabelecido a relação exata.

Um estudo recente publicado na revista Metabolism descobriu que a sensação de plenitude – tanto durante o jejum quanto depois de comer – era maior entre os participantes após 12 semanas de treinamento aeróbico, mas não após o treinamento de resistência durante o mesmo período de tempo.

Já outro estudo da Universidade Brigham Young revelou que as mulheres pareciam estar menos interessadas em comida nas manhãs quando andavam em uma esteira por 45 minutos do que nos dias em que não andavam.

Mas se malhar tira a fome, então por que muita gente apesar de treinar continua comendo e engordando?

“Na maioria dos estudos, há uma correspondência insuficiente entre o apetite e a ingestão real de alimentos”, diz Braun.

Ou seja, a questão pode mesmo ser subjetiva e as pessoas podem comer sem fome depois de um treino, porque acreditam que “deveriam” estar com fome depois de suar.

A dica para deixar essa desculpa de lado vem da dieta sáttvica que sugere comer somente quando se tem fome, e sempre deixar um espaço no estômago, saindo da mesa com um pouquinho de fome e nunca cheio até estourar.

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