Estudo revela que pessoas que creem em astrologia são mais narcisistas e menos inteligentes 


Até as estrelas sabem! Um novo estudo demonstrou que pessoas narcisistas e pouco inteligentes são as que mais acreditam em astrologia. Será? Conheça essa relação.

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Lund, na Suécia, e publicado na revista Personality and Individual Differences, descobriu que o narcisismo é o mais forte preditor de pessoas que acreditam em astrologia. O estudo também revelou níveis de QI mais baixos nestes crentes.

O estudo tem um nome interessante: “Até as estrelas pensam que sou superior: Personalidade, inteligência e crença na astrologia”.

Qual o interesse de um estudo desse?

Considerada uma não-ciência, os cientistas acreditam que entender o porquê das pessoas acreditarem em astrologia é importante, pois haveria uma relação entre a astrologia com outras pseudociências e teorias da conspiração.

Então o interesse é combater a difusão das fakenews através dos crentes em horóscopos e coisas do gênero? É, pode ser! Mas também há um interesse no porquê das pessoas acreditarem em coisas esotéricas, por assim dizer.

Por que as pessoas acreditam em astrologia?

Como o estudo aponta, a astrologia está se tornando cada vez mais popular e o estresse poderia ser um fator para o aumento da sua popularidade.

Turbulências pessoais, mudanças climáticas e emergências de saúde global são fatores “estressores” que podem estimular as pessoas a acreditarem na astrologia, e em outras crendices cientificamente questionáveis.

Os pesquisadores também quiseram investigar a ligação entre astrologia e narcisismo “devido à perspectiva autocentrada” desses temas.

E para completar a receita, quiseram medir os níveis de QI dos participantes, pois as crença em pseudociências e paranormalidades geralmente estão relacionadas a pessoas pouco inteligentes.

O estudo

Para fazer as correlações entre personalidades individuais e crenças na astrologia, os pesquisadores avaliaram as personalidades, os níveis de QI e as crenças astrológicas de 264 participantes de língua inglesa recrutadas via Facebook.

A maioria dos participantes (87%) era mulheres de 25 a 34 anos.

Aos participantes foi pedido para preencher uma ferramenta de avaliação psicométrica chamada Inventário de Crenças em Astrologia. Na ferramenta, a veracidade das afirmações  era avaliada em uma escala de 1 a 5. Os participantes avaliavam, por exemplo, se “os horóscopos preveem o futuro de uma pessoa” ou se “a maneira como me relaciono com outras pessoas depende do meu signo do zodíaco”.

Os participantes também responderam à outras avaliações de personalidade, entre elas, uma ferramenta projetada especificamente para medir o narcisismo.

Leia também:

A ferramenta pedia aos participantes para responderem afirmações do tipo: “as pessoas me veem como um líder natural” ou “fico entediado andando com pessoas comuns”.

E, ao final, os participantes completaram um breve teste de inteligência.

Resultados

O estudo concluiu que o narcisismo foi o mais forte preditor de crença na astrologia, juntamente com um QI mais baixo pois, quanto maior o QI, menor era a probabilidade de acreditar em astrologia.

Pelos dados coletados, os pesquisadores acreditam que a ligação entre astrologia e narcisismo “possivelmente se deve à visão de mundo egocêntrica que os une”, pois tanto o narcisismo quanto a astrologia, falam sobre o “eu”.

Curiosamente, o estudo também descobriu que as pessoas com traços narcisistas foram as que mais acreditam na astrologia como ciência (ou seja, que segue um método cientifico que explique por A mais B os fenômenos nela descritos).

“Nosso objetivo com o presente estudo”, escrevem os cientistas, “foi contribuir para uma maior compreensão das diferenças individuais e crenças epistêmicas infundadas, como a crença na astrologia”. “Os resultados mostraram, curiosamente, que o narcisismo era o mais forte preditor da crença na astrologia.”

Será?

No Brasil essa pesquisa não cola porque além de acreditar em astrologia, acreditamos em cartomancia, em bola de cristal, em reencarnação e em mais um monte de teoria sem explicação cientifica. É a tal da fé.

O universo é um espaço infinito a se descobrir, assim como a mente humana.

Há de se dizer que a pesquisa também é muito pequena, o número de participantes não é suficiente para se concluir algo muito substancioso. Mas a título de curiosidade, pode ser um começo.

Agora queremos saber se os maiores líderes, políticos, cientistas, filósofos, esportistas, etc acreditem na astrologia. Porque se sim, ninguém vai chamá-los de burro. O que você acha?

Talvez te interesse ler também:

O que é Elementoterapia e quais são os Elementais da Natureza

2022 é Tigre: veja as influências desse signo para o novo ano

Previsões 2022: o que as cartas do Tarot revelam

Sentimento de Vazio e Apatia tem Nome: Síndrome de Languishing 

O que a Numerologia prevê para o ano de 2022 

Como descobrir suas crenças limitantes e se libertar delas

Pessoas avarentas: o que leva alguém a ser tão avaro?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...