Teoria da Conspiração: quando tudo se trata de armação


Elvis não morreu, a queda das Torres Gêmeas foi um episódio armado, o homem ter ido à Lua foi uma produção cinematográfica, a morte da princesa Diana foi premeditada, existem extraterrestres vivendo entre nós e por aí vai… Há pessoas que acreditam ser tudo uma grande armação.

Você é do tipo de pessoa que acha que tudo está conspirando contra nós? Conhece alguém assim? Será que essas teorias têm fundamento ou são puro delírio?

O que é Teoria da Conspiração?

Teoria da conspiração (também conhecida como conspiracionismo) é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que um grupo de pessoas ou uma organização tramam fatos por meio de um planejamento secreto. A partir dos anos 1960, a expressão começou a se referir a explicações que usam conspirações sem fundamento, indo contra a compreensão predominante dos eventos históricos ou de simples fatos cotidianos. Elas acreditam nas ações de alianças secretas envolvendo indivíduos.

As teorias conspiratórias são mais uma questão de fé do que de provas, segundo o cientista político Michael Barkun. Por isso, acabou ganhando um significado pejorativo.

Com a internet, as teorias da conspiração ganharam um espaço profícuo para se espalharem como verdades, mas elas existem desde os tempos mais remotos.

O que a Psicologia diz

O psicólogo Sander van der Linden, em um artigo publicado em 2013 na revista Scientific American Mind, defende que existem algumas evidências convergentes de que:

(1) as pessoas que acreditam numa conspiração são suscetíveis a aderirem a outras (mesmo sendo contraditórias entre si);

(2) em alguns casos, o ideal de conspiração é associado à paranoia;

(3) as teorias da conspiração tendem a provocar a desconfiança de princípios científicos bem estabelecidos.

Algumas teorias da conspiração famosas

Algumas teorias da conspiração ganharam notoriedade em todo o mundo, segundo o site La Parola.

O assassinato de JFK

Segundo o canal estadunidense ABC News, 70% dos americanos acreditam que a morte de Kennedy foi o resultado de uma conspiração. Muitas acreditam que o assassino de Kennedy não agiu sozinho, ou que não foi ele quem o matou. Alguns creem que foi obra do FBI ou da KGB.

MIB

MIB, homens de preto, não seria apenas um filme. Segundo essa teoria da conspiração, o MIB é um grupo de elite encarregado por “forças maiores” de manter em segredo qualquer informação sobre seres extraterrestres, pois consideram que estes estão entre nós.

Barack Obama não nasceu nos Estados Unidos, mas no Quênia

Após a vitória eleitoral de Barack Obama, em 2008, alguns americanos começaram a dizer que o presidente eleito não havia nascido nos EUA, mas no Quênia. Esse grupo de conspiradores, chamado “birthers”, procuraram evidências jurídicas que provassem a inelegibilidade de Obama para ser presidente.

Os nazistas estão vivos na Antártida

Há teorias conspiratórias que acreditam até que Hitler esteja vivo! Segundo essa teoria, os nazistas encontraram esconderijos secretos bem longe de todos, na Antártida. Existiriam uma série de túneis extremamente agradáveis e seguros para se viver por lá. Alguns conspiradores acreditam, ainda, que existe avançada tecnologia à disposição dos nazistas. Logo, eles estariam esperando o momento certo para voltarem e dominarem o mundo!

A colaboração da CIA para o tráfico de drogas

Segundo alguns conspiradores, a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), na década de 1980, facilitou a venda de drogas para os dois maiores cartéis de drogas de Los Angeles. A CIA seria responsável, ainda, por operar um vasto exército de guerrilha na América Latina.

É tudo armação

Você vê algum fundamento nessas teorias da conspiração? Ou é tudo uma grande “viagem”?

Enfim, as histórias são divertidas e, por um lado, mostram que devemos sempre questionar as versões que nos contam dos fatos, enquanto, por outro lado, devemos estar atentos para não cairmos na crença de que TUDO se trata de armação.

Especialmente indicado para você:

O QUE DÓI MAIS, A MENTIRA OU A VERDADE?

UMA MENTIRA PUXA OUTRA: ASSIM O CÉREBRO SE HABITUA A MENTIR CADA VEZ MAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...