O que dói mais, a mentira ou a verdade?


Uns dizem que a verdade dói, outros dizem que o que dói mesmo é a mentira. Mas antes de respondermos a pergunta do título deste post, vamos à algumas situações práticas.

Coloque-se no lugar do mentiroso, e também no lugar de quem recebe a mentira, nos casos abaixo que representam situações comuns que acontecem com a maioria das pessoas.

* O companheiro (a) de um grande amigo (a) teu dá em cima de você. Você pode dizer à pessoa “traidora” que isso não se faz; pode dizer ao amigo “traído” (a) para que este fique atento ou você pode ignorar tudo isso fingindo que não é que contigo ou que isso não é problema teu pois “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Mas neste caso, estamos falando de um grande amigo teu.

* Um grande amigo (a) teu tem um trabalho normal, que ele (a) não gosta mas que paga direitinho e é tranquilo. Este amigo (a) quer largar o trabalho para tentar um negócio próprio mas em uma coisa que ele (a) não leva o menor jeito. O que você faz? Você pode dizer que isso nunca vai dar certo porque seu amigo (a) não percebe, mas ele é péssimo no novo ofício que quer fazer, ou você deixa tudo rolar pois quem sabe o errado nesta historia é você, talvez teu amigo seja bom. Mas se um dia ele fizer o que está pensando e perder tempo, dinheiro e o ex trabalho, você vai se sentir culpado em não ter falado que era evidente, ou provável, que o fim fosse o fracasso do business?

* O teu amigo (a) está demasiadamente acima do peso, ele pede o segundo hambúrguer do jantar. Você lhe fala sobre o risco para a sua saúde ou espera que ele se informe sozinho? O teu amigo (a) está com uma tosse horrível há dias, você lhe lembra que ele deve parar de fumar ou fica quieto porque acha que é tão evidente que a tosse é devida aos 2 maços de cigarro que ele fuma por dia? O teu amigo (a) fuma muita maconha e vive esquecido, você lhe diz que na tua opinião a maconha está acabando com a sua memória ou fica com medo de parecer careta se disser isso?

Talvez a melhor resposta para a pergunta do post seja colocar-se no lugar do outro. Mas existem, claro, como tudo na vida, dificuldades em agir totalmente como queremos.

1. Existem pessoas que vivem na mentira. O caso é tão complicado que provavelmente precisaria de um atendimento médico-psiquiátrico. É muito difícil dizer “você realmente está louco (a)” Mas dependendo do grau de amizade que você tem, não dizer a verdade é adiar o problema complicando ainda mais a situação.

2. Nós não podemos ser responsabilizados pelas decisões dos outros. Isso é muito complicado pois aquela frase “você falou que” ou “você me aconselhou a” é muito comum, então seria ideal que pudéssemos dar nossa opinião mas deixando claro que a tomada de decisão cabe somente a pessoa “dona” do problema, e infelizmente nem todos entendem isso.

Verdade x mentira

Existem mentiras e mentiras, verdades e verdades porque estes conceitos podem ser, muitas vezes, subjetivos. No caso do namorado (a) que dá em cima da amiga (o) da namorada (o) ele pode dizer que tudo é apenas “impressão”, no caso do amigo que quer abrir o business com uma coisa que ele não é bom, pode ser que exista quem o ache bom.

No fundo no fundo, nestes dias de falsidade geral, ou de superficialidade ao extremo, onde mostramos nas redes apenas o que queremos, fica difícil dizer o que realmente pensamos afinal, a impressão que dá é que todo mundo vive em uma mentira construída para a proteção do próprio ego através das mentiras sinceras ou das mentiras para não machucar. Aí, a pergunta deste post deve ser colocada também sobre nós mesmos. Vale a pena mentir?

Leia mais sobre Segredos Para Ser Feliz:

APRENDA A DESISTIR SEM SE SENTIR CULPADO

LEI DO ESPELHO: O QUE VOCÊ VÊ EM OUTRA PESSOA É O TEU REFLEXO

MANDALA THERAPY: COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO COLORINDO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...