Sentimento de Vazio e Apatia tem Nome: Síndrome de Languishing 

Sentimento de Vazio e Apatia tem Nome: Síndrome de Languishing 

O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de casos de depressão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E o que o brasileiro vive não é muito diferente do que ocorre em várias outras partes do mundo.

Especialmente, em um momento de pandemia, no qual muitas pessoas perderam parentes e amigos, viram sua renda despencar e sentiram, em diversos momentos, medo, ansiedade e tantos outros sentimentos perturbadores, a preocupação com saúde mental é uma discussão essencial.

No entanto, embora os casos de depressão sejam cada vez mais comuns, existe uma parte das pessoas que não está sofrendo com esse transtorno, mas também não está feliz. Essas são aquela que podem estar sentindo algo que os estudiosos estão chamando de Síndrome de Languishing.

O que é a Síndrome de Languishing

Para entender essa síndrome, é importante saber que a saúde mental é um espectro. As emoções, muitas vezes, são difusas e difíceis de classificar. Porém a ausência de um transtorno mental, não, necessariamente, significa bem-estar.

Existe uma gama de sentimentos que podem estar na linha do meio.

Um dos principais estudiosos do tema, Dr. Corey Keyes define a Síndrome de Languishing como

“um estudo em que o indivíduo é desprovido de emoção positiva em relação à vida e não está funcionando bem psicológica ou socialmente, e não ficou deprimido durante o ano passado”.

Nem doentes mentais, nem mentalmente saudáveis

Em termos gerais, os “definhadores” ou “apáticos“– como são chamadas as pessoas nesse estado – não são nem doentes mentais, nem mentalmente saudáveis.

A Síndrome de Languishing pode ser entendida como aquele sentimento de vazio e de não ver sentido nas coisas, que não está relacionado à depressão. São pessoas que não estão deprimidas, mas também não estão “florescendo”, estão apenas sobrevivendo.

Nesse estado, nada é muito extremo. Embora não seja um transtorno mental, o “definhamento” pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças mentais, por isso é essencial ficar atento aos sinais desse problema.

Sinais de Languishing

Embora seja importante sempre buscar ajuda profissional, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar a Síndrome de Languishing.

Conheça alguns deles:

  • Sensação de vazio;
  • Falta de motivação;
  • Pouca vontade de realizar tarefas, como no trabalho;
  • Sensação de entorpecimento ou tédio;
  • Baixo entusiasmo;
  • Sensação de estar fora de foco, pensamentos nebulosos;
  • Sensação de que a vida está estagnada.  

Como fugir da apatia que é a Síndrome de Languishing

Algumas medidas podem ajudar a evitar essa sensação de definhamento, entre elas manter bons relacionamentos com as pessoas querida, fazer atividades que dão prazer, como ler, assistir filmes, tocar um instrumento ou escrever.

Ajudar a comunidade e experimentar coisas novas também pode aumentar a sensação de bem-estar em pertencimento, bem como fazer atividades de atenção plena, como meditar, fazer yoga, caminhar ou praticar exercícios de respiração.

E aí? Você se encaixou nessa síndrome? Pois é! Muitas pessoas se encaixarão. É um sentimento de apatia generalizado. Lutemos contra!

Talvez te interesse ler também: 

Mães cansadas, mulheres esgotadas física e psicologicamente. O que fazer?

Cérebro pandêmico: o que é e como ele está nos afetando na pandemia

Distorção digital: na Noruega, influenciadores deverão sinalizar fotos retocadas

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *