Óleo essencial de limão: propriedades e todos os usos

  • atualizado: 
oleo de limao

O óleo essencial de limão é obtido a partir da casca de limão e possui muitas propriedades: é antibacteriano, melhora a circulação e estimula o sistema nervoso. Vejamos em detalhes todas as suas propriedades e como usá-lo para o bem-estar, beleza e também na limpeza ecológica da casa.

 

1. As propriedades medicinais do óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é extraído por prensagem, destilação ou por extração com solvente da casca de limão. A essência do limão, além de ser intensa e agradavelmente perfumada, possui inúmeras propriedades medicinais.

  • Como a maioria dos óleos essenciais, o óleo essencial de limão também tem propriedades antibacterianas e antivirais que o tornam um excelente aliado contra tosses, resfriados e estados de gripe, mas também para purificar ambientes domésticos.
  • Além disso, o óleo essencial de limão tem propriedades digestivas e carminativas, úteis em caso de digestão difícil, náuseas e inchaço abdominal.
  • Graças às suas propriedades antibacterianas, adstringentes e antioxidantes, o óleo essencial de limão é um excelente aliado para neutralizar os efeitos do envelhecimento da pele impura ou com excesso de sebo ou acne.
  • Outra propriedade do óleo essencial de limão é promover a circulação sanguínea, útil em caso de celulite, retenção de água, para contrariar a sensação de peso nos membros inferiores.
  • Por seus benefícios na circulação, o óleo essencial de limão é um remédio natural válido até mesmo em casos de hemorróidas, problema associado à má circulação sanguínea.
  • Tradicionalmente, o óleo essencial de limão também é usado para fortalecer as unhas quebradiças.
  • Devido às suas propriedades estimulantes do sistema nervoso, o óleo essencial de limão também é bastante utilizado na aromaterapia, pois essa essência é capaz de promover a concentração nos estudos e no trabalho, além de melhorar o humor e a resistência física e mental ao estresse.
 

O óleo essencial de limão pode ser comprado em loja de produtos naturais e, como todos os óleos essenciais, deve ser armazenado em local fresco, longe do calor e da luz direta e deve ser consumido dentro do prazo de validade.

2. Todos os usos do óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão pode ser usado tanto interna como externamente, podendo ser espalhado no ambiente.

2.1. Para tratar pele oleosa

Para uso externo, o óleo essencial de limão nunca deve ser usado puro, mas sempre diluído. Você pode dispersar uma gota deste óleo em uma colher de chá de gel de aloe vera. Essa mistura é útil para fortalecer os capilares em casos de rosácea e é um remédio natural eficaz para a pele oleosa e com excesso de sebo e impurezas. Consulte um dermatologista antes e nunca se exponha ao sol após o uso deste e de qualquer outro óleo essencial.

2.2. Para massagear e ativar a circulação

Outra forma para uso externo é diluir o óleo essencial de limão em um óleo vegetal, como amêndoa doce, girassol ou azeitona. A proporção é de 10 gotas de óleo essencial de limão para cada colher de sopa de óleo vegetal. Essa mistura pode ser usada para realizar massagens nas pernas e nádegas para promover a circulação, prevenir o aparecimento de vasos e melhorar a retenção de água e celulite.

2.3. Para mãos e pés

O óleo de massagem com azeite e óleo essencial de limão também é excelente para mãos e pés, pois fortalece as unhas frágeis e acalma a dor e o desconforto causados pelas frieiras.

2.4. Para acalmar tosse e resfriado

Massageado nas costas e no peito, a mistura de óleo vegetal com óleo essencial de limão pode ajudar no caso de resfriado e tosse, especialmente quando associado a óleos essenciais balsâmicos como eucalipto, hortelã, tomilho ou alecrim.

2.5. Para melhorar a digestão

Internamente, o óleo essencial de limão é utilizado para promover a digestão e combater o inchaço abdominal quando adicionando uma ou duas gotas a uma colher de chá de mel ou de açúcar (tenha cuidado para não exceder nas doses).

2.6. Uso alimentar

O óleo essencial de limão vendido como suplemento alimentar também pode ser usado na cozinha para dar sabor a biscoitos, bolos e geleias.

2.7. Usos na aromaterapia

O óleo essencial de limão também é usado na aromaterapia: uma dúzia de gotas no difusor clássico ou ultra-sônico perfuma o ambiente de forma agradável, promove bom humor, concentração e melhora a respiração.

2.8. Usos para limpeza ecológica

O óleo essencial de limão é finalmente um ingrediente natural que pode ser usado para a preparação de detergentes ecológicos. Ao adicionar 20-30 gotas de essência de limão em um cada copo de álcool ou vinagre de vinho branco, podemos preparar em poucos minutos um detergente antibacteriano e perfumado, eficaz na limpeza de pisos cerâmicos, sanitários e de torneiras.

3. Cuidados Especiais

Cuidado com a exposição ao sol no prazo de vinte e quatro horas após a aplicação do óleo essencial de limão à pele, pois esta essência é fotossensibilizante e a exposição aos raios UV pode causar queimaduras

Os usos tanto externo quanto interno do óleo de limão essencial não é recomendado durante a gravidez, lactação e, obviamente, em caso de sensibilidade verificada para as substâncias nele contidas.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO ESSENCIAL DE MIRRA É O MELHOR REMÉDIO PARA CURAR FERIDAS

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA-DO-REINO: DETOX E ANTICÂNCER. VEJA USOS E MAIS BENEFÍCIOS

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!