Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa

Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa

Citronela, aquela planta viçosa e de cheirinho delicioso, tem muitos usos e propriedades que vão além do chá feito das suas folhas. Hoje vamos saber mais sobre os usos e os benefícios do óleo essencial de citronela e como fazer o seu extrato em casa.

Para conhecer melhor a importância e as utilidades do óleo essencial de citronela, serão abordados neste artigo, os seguintes tópicos:

Citronela, que planta é essa?

A citronela é um capim com aroma de limão fresco. Seu nome científico é Cymbopogon winterianus.

Esta planta pertence à família Poaceae, e é nativa de países como Índia, Ásia, Indonésia e Sri Lanka.

É conhecida por vários nomes, como capim-citronela, cidró-do-paraguai, citronela-de-ceilão e citronela-de-java.

A citronela pode chegar a ter por volta de 90 centímetros de altura; possui folhas finas e compridas. Pode ser cultivada em vasos, pequenas jardineiras, canteiros e quintais.

Sua essência levemente doce, mas ao mesmo tempo semelhante à do limão, é comumente utilizada em aromaterapia ou como componente em perfumes, aromatizantes, repelentes, desinfetantes ou incensos.

A forma da citronela mais utilizada é, além do chá das folhas, o óleo essencial extraído também de suas folhas, através de um processo industrial conhecido como “arrasto de vapor”, que separa o óleo através do vapor da água.

Mas também é possível fazer um extrato de citronela de forma caseira, como veremos logo mais abaixo, para ser empregado com os mesmos benefícios do óleo.

foto

Propriedades do óleo essencial de citronela

O óleo de citronela possui as seguintes propriedades:

  • antidepressivo;
  • desodorizante;
  • antisséptico;
  • revigorante;
  • germicida;
  • refrescante;
  • nevrálgico;
  • repelente de insetos, entre outras.

Para que serve o óleo de citronela (benefícios)

Graças às suas propriedades, o óleo de citronela proporciona os seguintes benefícios:

  • Alivia dores de cabeça e enxaqueca.
  • É um repelente natural de diversos insetos.
  • Serve como antipulgas natural para cães e gatos.
  • É útil como tonificante para o sistema nervoso.
  • Ajuda na recuperação de convalescentes proporcionando vigor e ânimo.
  • Alivia dores reumáticas.
  • Suaviza e refresca a pele.
  • Diminui o cansaço das pernas e dos pés.

Onde e como usar o óleo de citronela

O óleo de citronela pode ser utilizado em várias situações do nosso dia a dia.

Seguem alguns exemplos de como usar o óleo de citronela:

  • Escalda pés – Diluindo 6 gotas de óleo essencial de citronela em 1 colher (de chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais em 4 litros de água quente (no inverno) ou água fresca (no verão) se faz um ótimo escalda pés, para pessoas que trabalhem muito tempo em pé.
  • Aromatizador de ambientes – O óleo de citronela é um ótimo aromatizador de ambientes, seu aroma levemente doce, ajuda a deixar os locais com um clima mais aconchegante, relaxante e refrescante, além de afastar insetos. Para usá-lo com este fim, coloque algumas gotas do óleo em um réchaud, borrifador ou em um aromatizador na sala ou no quarto. Pode-se usar também velas ou imensos com este aroma.
  • Aromaterapia – As propriedade terapêuticas desse óleo são utilizadas na aromaterapia, ajudando na limpeza da mente, trazendo uma sensação de purificação e clareza.
  • Limpeza ecológica – Para de pia, pisos, azulejos, banheiro, vidros e metais, faça uma mistura em um balde, de uma colher de sopa de vinagre, uma colher de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo essencial de citronela. Passe um pano umedecido com esta mistura nas áreas a serem limpas.
  • No cuidado com os Pets – Como antipulgas nos animais de estimação, é só pingar de 3 gotas de óleo essencial de citronela na coleira do animalzinho, porém é necessário atenção e cuidado, pois alguns animais são mais sensíveis ao cheiro da citronela, e à qualquer sinal ou reação, suspenda o uso.
  • Contra pulgas – Para afastar as pulgas dos locais onde possa haver infestação, diluia 5 gotas de óleo essencial de citronela em um pouco de álcool de cereal, complete com água em um frasco de spray e borrife os lugares necessários. Cuidado para não deixar o animal de estimação inalar, diretamente o óleo, pois pode irritar suas mucosas nasais.
  • Massagem corporal – Para esse fim, adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de base vegetal, que pode ser óleo de girassol, semente de uva, amêndoas, entre outros, e massageie o corpo. Para peles sensíveis, é recomendável diluir o óleo de citronela em uma colher de chá de base vegetal.
  • Banho de banheira – Adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma banheira cheia de água morna e aproveite os benefícios de purificação que este óleo proporciona.
  • Usos medicinais – Para fins terapêuticos e curativos, o óleo de citronela pode ser empregado para aliviar sintomas de doenças infecciosas, sinusite, dores de cabeça, gripe, fadiga, cãibras e estresse, lembrando que seu uso não substitui o tratamento médico necessário.

Como usar este óleo como repelente

Este óleo pode ser usado como repelente natural e ecológico de insetos, inclusive contra o mosquito da dengue, das seguintes formas:

  • Colocando 3 colheres (de sopa) de álcool de cereais e 20 gotas do óleo essencial e um copo de água em um borrifador, pode se utilizar como spray para passar nas roupas, repelindo traças e outros insetos.
  • Para afastar insetos pode-se colocar gotas de óleo de citronela na entrada da casa.
  • Como repelente natural e corporal, pode-se utilizar algumas gotas de óleo essencial de citronela com qualquer óleo vegetal preferido, para passar no corpo, quando for necessário.

Precauções de uso

Antes de utilizar de forma tópica este óleo, faça teste de sensibilidade, passando um gotinha em uma pequena área de pele.

Em crianças pequenas e em mulheres grávidas, antes de fazer uso deste óleo essencial, é recomendável consultar um médico.

O uso do óleo de citronela é contraindicado para pessoas com problemas cardíacos, pois ele pode aumentar os seus batimentos cardíacos.

Como fazer o extrato de citronela em casa

Extrair o óleo essencial de citronela de forma caseira não é tão simples mas, como se trata de um óleo solúvel em álcool, pode-se escolher esta forma de extração, ainda que outras substâncias presentes na folha, também solúveis em álcool, como a clorofila, farão parte deste óleo que não resultará puro como a extração por vapor d’água consegue.

Mas vale a pena fazer!

O que será necessário?

  • Folhas frescas de citronela
  • Tesoura
  • Frasco de vidro escuro com tampa hermética ou se não for escuro, papel para forrá-lo
  • Água mineral
  • Álcool a 70%
  • Copo medidor

Passos para se confeccionar o extrato de citronela:

  1. Colher as folhas de citronela, no início da manhã, utilizando uma tesoura para cortar cada ramos pela base da haste da planta.
  2. Lavar bem as folhas para tirar as impurezas.
  3. Deixar as folhas secarem ao ar livre.
  4. Picar as folhas com a tesoura.
  5. Colocá-las em um vidro limpo, de preferência escuro.
  6. Com um copo medidor coloque, no vidro, a proporção de 70% de água mineral e 30% de álcool a 70%.
  7. Tampe bem, se for um vidro transparente forre com papel.
  8. Coloque uma etiqueta com a data que foi feito o extrato.
  9. Guarde em um lugar escuro e deixe curtindo por 15 dias, agitando dia sim dia não.
  10. Após os 15 dias coe, retirando as folhas e só deixando o extrato no frasco de vidro, mantendo a conservação, sempre tampado quando não for usado e guardado ao abrigo da luz.

Esta receita é do Canal Assim que Faz.

Confiram o vídeo com o passo a passo da confecção do extrato de citronela, ressaltando que o extrato é obtido de forma diferente do óleo essencial, mas também pode ser utilizado em situações que se façam necessárias o emprego das propriedades e os benefícios da citronela.

Extrato alcoólico

Você também pode conseguir sua essência de citronela ao mergulhar as folhas escolhidas e picotadas numa solução de água e álcool a 30%.

Assista no vídeo abaixo a explicação completa de como fazer.

Citronela: usos, propriedades e qualidades medicinais

Agora que sabemos tudo sobre o seu óleo, vamos entender mais sobre essa planta para que você se anime de plantar citronela em casa, pois ela pode ser utilizada também de forma ornamental em ambientes e no jardim. Além de contribuir com sua beleza e viçosidade, seu odor é alegre e repelente de insetos.

A citronela é uma planta da família das gramíneas (Graminae ou Poaceae), que quer dizer capim, gramas ou relvas, assim como o capim-santo ou erva-príncipe, o arroz, o milho, o trigo, a cevada, a cana-de-açuçar e até o bambu.

Se você reparar, todas essas plantas têm a folha comprida, com nervuras paralelas, formam moitas e suas raízes são espalhadas pelo chão formando uma trama bem forte, que segura a terra.

Usos e propriedades

  • Citronelas são ótimas para controle de erosão e, no mundo, compõem o 20% das pastagens naturais. A citronela, como o capim-santo, tem as folhas com beiradas muito afiadas (cuidado com os dedos quando for colher, corta mesmo). Seu nome em latim, para não confundir com outras, é Cymbopogon winterianus ou Cymbopogon nardus (duas espécies com as mesmas qualidades) e é originária da Ásia, Indonésia e Sri Lanka. Portanto, uma planta bem tropical, de clima úmido e ensolarado. Já o termo “capim” é palavra de origem tupi, caá pi’i, que quer dizer “folha delgada”.
  • Seu óleo, como vimos, é uma essência aromática natural, de aroma semelhante ao do limão, muito usada tanto na indústria cosmética como para a fabricação de repelentes e também em perfumes.
  • Os repelentes de citronela têm sua eficácia comprovada no controle de insetos perturbadores do gado, como o carrapato bovino [Rhipicephalus (Boophilus) microplus], da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) e da mosca doméstica (Musca domestica). Se quiser conhecer mais sobre esse trabalho científico, leia este estudo -> AQUI.

Qualidades medicinais da citronela

foto

A citronela é usada como insetífugo, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa.

Além de ser usada como repelente, uso externo, e como remédio para febres intestinais e outros distúrbios digestivos, é um dos óleos preferidos para a aromaterapia doméstica já que é bastante fácil de se cultivar em casa.

Cuidados e contraindicações de uso

O óleo de citronela não é fotossensibilizante, pode ser usado diretamente na pele mas, a sua ingestão deve ser evitada por grávidas durante o primeiro trimestre de gestação e por cardíacos.

O uso interno deve ser sempre, em qualquer planta, cuidadoso, pois a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem para além de que as pessoas são diferentemente sensíveis.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO: PROPRIEDADES E TODOS OS USOS

ÓLEO ESSENCIAL DE MIRRA É O MELHOR REMÉDIO PARA CURAR FERIDAS

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA-DO-REINO: DETOX E ANTICÂNCER. VEJA USOS E MAIS BENEFÍCIOS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

1 comentário em “Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *