Abútua → Os Benefícios, Para que Serve, Como se Usa e as Contraindicações

  • atualizado: 
Abútua

Abútua é um cipó nativo da Mata Atlântica brasileira usado pelos indígenas e caboclos para diversos tratamentos, inclusive o de malária. Porém, é tóxica, bastante, e por isso foi substituída pelo quinino e outras plantas. Da abútua também se faz o curare, veneno que os indígenas usam para pescar e caçar pois paralisa o animal.

O nome científico da abútua Chondrodendron platiphyllum e estudos apontam o alcalóide curine, que a abútua contêm, como o responsável por seu efeito anti-inflamatório e analgésico poderoso. Segundo o estudo, já se cogita o uso da planta para produção de medicamentos - interessou à indústria farmacêutica.

Sobre tratamentos para malária, leia também este artigo nosso: MALÁRIA: UM NOVO TRATAMENTO BASEADO EM PLANTA

Abútua: uma planta perigosa para o uso corriqueiro

Bem, mas é preciso que se saiba que, esta planta é perigosa para uso corriqueiro mesmo tendo, e tem, diversas aplicações de cura nas medicinas populares. Acontece que os pajés e curandeiros conhecem as dosagens seguras e, não basta fazer um cházinho, tomar e pronto. É preciso conhecer o estado do caule e raízes que você vai usar para o tal chá.

Bem, e há outras abútuas por aí, todas venenosas, ok? Da abútua da Amazônia, Abuta grandifolia, se faz o curare. Também é medicinal - medicina de índio que sabe usar, claro porque, seu excesso mata.

Mas…

Afinal, para que serve a abútua?

Na medicina cabocla, que é originária da soma de conhecimentos da medicina indígena, europeia e negra, a abútua é usada nos seguintes casos:

● menstruação atrasada e cólicas menstruais (é abortiva, cuidado)

● excesso de ácido úrico

● problemas renais, cálculos

anemia

● artrite e reumatismo

● congestão do fígado, obstrução das vias hepáticas

dores de cabeça

● febres (inclusive malária)

● inflamação da bexiga

● diversos problemas digestivos

● varizes, úlceras varicosas e feridas abertas

● hidropsia

Como se usa a abútua?

Usa-se a decocção de raiz e caule - recomenda-se o uso exclusivo, no entanto, da tintura de abútua e não do chá.

● Chá para má digestão: Acrescentar 2 g da erva de abutua em uma xícara de água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos. Tomar 3 vezes por dia, depois das principais refeições.

Riscos e efeitos colaterais da ingestão de chá de abútua com sobredose de princípio ativo

● aborto

● sintomas cardíacos - taquicardia, taquipnéia, arritmia

Contraindicações de uso

Em nenhum caso a abútua deverá ser usada por mulheres grávidas (ou com suspeita de estarem), durante lactação ou por crianças menores de 10 anos de idade.

Dose segura

A dose segura de uso da abútua é de até 0,4 mg/Kg/dia mas, claro, também depende da capacidade real que o seu fígado tem de depurar o veneno que ela contém.

Efeito curarizante

O uso da abútua potencializa algumas interações medicamentosas pois tem efeito curarizante (semelhante ao do curare - dormência, amortecimento das funções orgânicas, catalepsia, morte) e, em caso de cirurgia com anestesia geral, o uso deve ser interrompido, pelo menos, uma semana antes.

Alguns chás medicinais que podem causar aborto

A abútua é um dos mais drásticos pelos outros efeitos que podem levar à morte de quem o usa mas, também há, bem efetivo e altamente perigoso, o chá de buchinha do Norte (Luffa operculata), por exemplo. Mas, não só, algumas das plantas que nós mais usamos e recomendamos também são abortivas, veja o caso da arruda, da canela, do alecrim, do louro, da losna - para te lembrar dessas aí vão, abaixo, alguns dos artigos que já publicamos:

setaARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES

setaLOSNA: A NOVIDADE PROMISSORA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

setaLOURO: BENEFÍCIOS, USOS MEDICINAIS E COMO FAZER O CHÁ

setaCANELA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS

setaALECRIM → AS PROPRIEDADES CURATIVAS QUE ALIMENTAM O CÉREBRO

Último conselho

Não use abútua a não ser sob controle médico - e de um médico que entenda, realmente, de plantas medicinais - pois, causar um aborto será o menor dos males, no caso.

Leia mais sobre plantas que matam:

setaPLANTA PODE TAMBÉM MATAR

seta10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA

setaCHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?